sábado, 17 de abril de 2010

TOP Terror - Década de 2000

Vamos dar início a um novo "especial": desta vez, no entanto, será um "especial TOP's", isto é, elaboraremos uma lista de filmes que consideramos ser os melhores, consoante o tema que for.

Começamos com o género Terror na década 2000-2009.


Este género sofreu uma franca decadência face a clássicos de décadas anteriores. Este facto provém da falta de originalidade dos argumentos em que se assiste a uma constante realização de remakes de outros filmes. Ou mesmo quando são originais, parecem ter falta de uma história sólida, o que tem vindo a "assassinar" o género.
No entanto, não o extinguiu por completo, visto que nesta década, também tivemos títulos dignos do género (e em 2010 temos filmes promissores, ver Antevisão), que são verdadeiras excepções. Apresento de seguida, 15 filmes que considero serem os melhores de Terror/Suspense da década de 2000 (não estão necessariamente por ordem).


REC (2007)



"REC" estreou em 2007 e revolucionou, sem dúvida, o género. Antes de mais nunca se pensou que um filme espanhol tivesse tanto sucesso como "REC" teve (até houve um remake americano, "Quarantine"). Apesar do estilo de câmara particular, "REC" consegue sempre manter-nos colados ao ecrã.

A repórter Angela Vidal e Pablo seguem uma equipa de bombeiros, quando estes recebem uma chamada vinda de um prédio, para ajudar uma velha senhora. Quando chegam ao local, apercebem-se que se trata de uma espécie de vírus contagioso, que tem uns efeitos secundários aterradores. O que de início era uma inocente reportagem, depressa se torna um inacabável pesadelo.

Crítica: Brevemente
Trailer:



The Ring (2002)



A primeira vez que vi "The Ring", tinha eu os meus 11 aninhos de idade, e foi na biblioteca da escola. Achei-o aterrador na altura. Apesar de agora não o considerar muito assustador, não perdeu o factor suspense que nos envolve durante o filme todo. "The Ring" tornou-se o primeiro "remake" de um filme asiático a ser tão bem sucedido, e tornou-se icónico devido à personagem Samara (aquela cara de anjinho não engana ninguém...). Não vejo a necessidade de me debruçar sobre o argumento, que decerto já é bastante conhecido, apenas sei que a frase "morrerás dentro de 7 dias" tornou-se um fenómeno de culto instantâneo.

Crítica: Brevemente
Trailer:




Shaun of the Dead (2004)



Habitualmente referido como uma comédia britânica de zombies, "Shaun of the Dead" também tem a sua pequena dose de terror. O horror vivido é abordado de uma maneira inteligente e hilariante, fazendo "Shaun of the Dead" dos filmes mais geniais da década.
O filme relata a história de Shaun, com uma vida extremamente monótona e aborrecida, que, quando decide fazer algo em relação a isso, depara-se com um pequeno problema que lhe poderá trazer algumas dificuldades: os mortos decidem voltar à vida, e esfomeados. Shaun terá que se tornar num herói para conseguir salvar toda a gente que gosta.
É imperdível. Se ainda não viram o filme, parem imediatamente o que estão a fazer, e vão vê-lo.

Crítica:
http://depoisdocinema.blogspot.com/2010/04/shaun-of-dead-2004.html
Trailer:




Drag Me to Hell (2009)



"Drag Me to Hell" foi a derradeira surpresa de filmes de terror de 2009.
Christine Brown é uma agente financeira que vive uma vida feliz com o seu namorado, mas anseia ter uma promoção no trabalho. Para impressionar o seu chefe, nega o pedido de empréstimo a uma velha e doente cigana chamada Sylvia Ganush, fazendo com que esta perca a sua casa. Esta decide vingar-se e lança uma maldição a Christine, condenando-a a 3 dias de verdadeiro terror. Acontece que, se no prazo de 3 dias, Christine não arranjar maneira de acabar com a maldição, é literalmente arrastada para o inferno.
É o verdadeiro "ressuscitar" dos filmes do género com argumentos originais, e aconselho vivamente a vê-lo!

Crítica:
http://depoisdocinema.blogspot.com/2010/04/drag-me-to-hell-2009_11.html
Trailer:




SAW (2004)



Sem sombra de dúvida que o primeiro filme da saga SAW é icónico. Bastante inovador, centra-se na história de dois homens, um médico e um fotógrafo, que se vêem presos na armadilha do "Jigsaw", que pune as pessoas que não dão valor à vida.
É o primeiro filme de seis, mas sem dúvida que SAW I destaca-se dos restantes, pois apesar de ser low-budget, tem uma premissa fantástica.

Crítica: Brevemente
Trailer:




The Others (2001)



"Os Outros" é um filme protagonizado por Nicole Kidman, que é intrigante de início ao fim, e não desiludirá os mais exigentes.
O filme decorre durante a Segunda Guerra Mundial. Grace (Nicole Kidman) e os seus 2 filhos, mudam-se para uma casa, esperando que o marido volte da guerra. Os seus dois filhos sofrem de uma doença misteriosa. Três novos empregados são contratados para substituir os anteriores, que desapareceram misteriosamente, e precisam aprender regras importantes: a casa tem de estar sempre escura, nunca se deve abrir uma porta antes de fechar a anterior, entre outras. Mas estas regras são quebradas, ao mesmo tempo em que eventos assustadores e sobrenaturais começam a acontecer.

Crítica:
http://depoisdocinema.blogspot.com/2011/03/others-2001_08.html
Trailer:





The Mist (2007)



"The Mist" é um filme baseado na obra de Stephen King.
Após uma violenta tempestade arrasar a cidade de Maine, David Drayton e o seu filho de 8 anos correm para o supermercado, antes que os mantimentos se esgotem. Porém, um misterioso nevoeiro instala-se da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no supermercado. David rapidamente se apercebe que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser mortal.

Crítica:
http://depoisdocinema.blogspot.com/2009/01/mist-2007.html
Trailer:




1408 (2007)



Adoro o John Cusack e penso que esteja fantástico neste filme. É um filme bastante bom porque, apesar de não contarmos com muitos sustos, consegue ser verdadeiramente aterrador, devido ao seu carácter claustrofóbico.
Mike Enslin (John Cusack),é um escritor de fenómenos sobrenaturais. Porém, nunca presenciou realmente algum desses fenómenos, ficando cada vez mais complicado tornar-se credível. Por conseguinte, decide ir até Nova York e hospedar-se no Dolphin Hotel, mais exactamente no famoso quarto 1408. O gerente do hotel, Gerald Olin (Samuel L. Jackson),avisa-o que 56 mortes já ocorreram nesse quarto, mas Mike está determinado a verificar por si próprio.

Crítica: http://depoisdocinema.blogspot.com/2010/04/1408-2007.html
Trailer:





Ju-On - The Grudge (2002)



A saga "Ju-On" é capaz de ser dos filmes mais assustadores que já vi, pelo menos na altura. "Ju-On" é o filme que originou os remakes americanos "The Grudge". A história é sobre uma maldição, a qual diz que quando uma pessoa morre num momento de extremo ódio, uma maldição nasce, tomando a forma das vítimas, assombrando e matando qualquer um que entre em contacto com ela. Nestes filmes seguimos os fantasmas vingativos de Kayako e Toshio Saeki.
Quem nunca viu este filme não pode dizer que é fã de terror japonês.

Crítica:
http://depoisdocinema.blogspot.com/2010/04/ju-on-1-e-2-2002-e-2003.html
Trailer:




The Strangers (2008)



"The Strangers" conta a história de Kristen McKay e James Hoyt que, vão de férias para um lugar isolado fora da cidade, e apercebem-se que algo de muito estranho se passa. São aterrorizados por três "estranhos", e o casal terá de fazer de tudo para sobreviver.
Simplesmente aterrador, com um final brilhante.

Crítica: Brevemente
Trailer:




28 days later (2002)



"28 dias depois" debruça-se sobre um vírus provocador de uma fatal epidemia e que, em 28 dias apenas, propaga-se de tal maneira que se alastrou por todo o país. Apenas um pequeno grupo de pessoas consegue escapar e vai ter que dar tudo por tudo para conseguir salvar o resto do mundo. No entanto, o vírus não é a única ameaça com que se deparam.
Este filme junta vários elementos que nos proporcionam um grande entretenimento: acção, zombies e sustos. A não perder.

Crítica:
Brevemente
Trailer:




The Descent (2005)



"A Descida" é um filme de puro terror com um ambiente absolutamente claustrofóbico! Quando 6 amigas se reencontram para a sua aventura anual nas montanhas remotas dos Apalaches e decidem entrar numas grutas, deparam-se com um cenário pouco animador: não só uma rocha bloqueia o único local que as poderia conduzir de volta à superfície, como também verificam que não estão sozinhas...
Filme obrigatório para quem consegue suster a respiração... durante o filme inteiro.

Crítica:
Brevemente
Trailer:




A Tale of Two Sisters (2003)



Apesar de ser suspeita para falar, visto que sou fã do cinema asiático, este filme simplesmente tinha que constar nesta lista. O filme "Os indesejados" é o remake desta obra prima. Claro está que, não lhe faz justiça.
"A história de duas irmãs" gira em torno de duas irmãs que regressam a casa, após terem estado numa instituição mental, encontrando o pai e a madrasta. As irmãs começam a sentir algo de estranho em relação à madrasta e ao mesmo tempo, começam a surgir estranhas aparições e fenómenos sobrenaturais na casa.
Não me vou pronunciar mais sobre o argumento para evitar estragar alguma coisa aquando o vosso visionamento do filme.

Crítica:
http://depoisdocinema.blogspot.com/2011/02/tale-of-two-sisters-2003.html
Trailer:




Let the right one in (2008)



"Deixa-me entrar" é um filme de terror romântico "made in" Suécia.
O filme conta-nos a história de Oskar, um rapaz de 12 anos de idade que, atormentado pelos seus colegas da escola, sonha em vingar-se dos mesmos. Entretanto, conhece Eli, por quem se apaixona. A sua nova vizinha esconde um segredo: é uma vampira que o motiva a lutar contra seus opressores.
Dos melhores do género, vampírico, é uma história tocante que vale a pena verificar.

Crítica:
Brevemente
Trailer:



E então? Concordam com esta lista de filmes? Partilhem connosco a vossa opinião!


por Sara Queiroz

5 comentários:

  1. Gostei, apesar de o genero estar em plena decadência fizeste um rescaldo inteligente do que conseguiu escapar :P

    ResponderEliminar
  2. Não consigo perceber o hype de "Drag me to Hell" nem do "The Mist" e também não achei o "1408" muito assustador. Para mim, o melhor da década encontrou-se mesmo em Espanha: Os outros (original), REC, orfanato e no cinema asiático como tão bem referiste. Mas o cinema francês também trouxe umas boas surpresas: "l'interieur" é suberbo e, para gosta de gore a rodos "Martyrs".

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente há na lista filmes que nunca vi: Tale of 2 sisters e o The Grudge original (tenho de ver). Por isso não vou tocar nesses.
    É sempre difícil fazer um TOP. Dentro do mesmo género, neste caso terror, há sempre filmes muito diferentes que atingem níveis diferentes. Daí por vezes haver filmes que são possivelmente mais fracos que outros mas pela sua originalidade ou outro aspecto entram no TOP.
    O Drag Me to Hell é um exemplo disso, há melhores mas é o Sam Rami a voltar ao seu melhor. O filme é engraçado e nojento e é isso que promete. A história básica mas funciona. Acho que o filme está bem em todos os aspectos.

    Da lista eu tirava:
    O The Strangers, começa bem e cria ambiente mas depois perde gás;
    O 1408 que melhora bastante com mais visionamentos. É todo marado mas tem momentos bastante creepy lol Mas não chega ao meu TOP 10.
    O The Mist, é outro que ganha com mais visionamentos mas não gosto do fim, é parvo. O filme é excelente até ai, o elenco magnífico mas Thomas Jane não está bem no fim. A mimparece-me tudo muito forçado e falso. Não criam a sensação de perigo que há na loja para tal desfecho.
    E o The Others, gosto bastante mas no mesmo género o El Orfanato é bem melhor.
    A substituir os outros inseria o Haute Tension, o Dog Soldiers e o Wolf Creek. Que não são necessariamente o mesmo estilo dos que tirei mas são melhores ;)

    Ass.
    Kes

    ResponderEliminar
  4. nÃO gostei da lista, faltou eu sou a lenda, que considero um bom filme de suspense uma historia otima!!

    ResponderEliminar
  5. The Strangers (2008)... final brilhante? Não sei o conceito de brilhante do autor, mas perdi 1h e meia da minha vida pois as pessoas não tem dicionário em casa e não sabem o sentido denotativo ou conotativo da palavra.

    ResponderEliminar