REC 2 (2009)
Quem esteve, no dia 2 de Março, no Grande Auditório do Rivoli no festival Fantasporto, teve a oportunidade de assistir à estreia da tão aguardada sequela do filme que venceu o Fantasporto 2008.
"REC 2" estreou no nosso país vizinho em Outubro 2009 e estreará nos EUA a Julho deste ano. As expectativas eram altas; "REC" foi considerado dos melhores filmes de terror dos últimos tempos, especialmente devido à sua originalidade e intensidade. Também se deveu muito ao seu carácter realista, o ter sido considerado tão assustador. Na minha opinião, quem gostou do "REC" não desgostará da sequela. Sei, com certeza, que não vai agradar a todos. Isto porque a maior parte das pessoas vai já com a ideia pré-concebida de que uma sequela nunca é melhor que o primeiro filme. Será que isso, de facto, acontece com esta saga?
Os eventos do "REC 2" passam-se imediatamente após o final de "REC", isto é, representa nada mais nada menos do que a continuidade do após vermos Angela Vidal a ser arrastada. Desta vez seguimos uma equipa de intervenção militar (SWAT), que juntamente com um inspector de saúde, procuram descobrir o que se passa no prédio, e eventualmente encontrar sobreviventes. Não deve ter sido tarefa fácil, para Jaume Balagueró, encontrar uma boa maneira para dar continuidade ao argumento. Mas fê-lo razoavelmente. E razoavelmente apenas.
Um ponto positivo do "REC 2" relativamente ao primeiro filme, é o facto de não ser "slow paced", isto é, tem um desenvolvimento mais rápido e também temos novas personagens introduzidas, que por acaso têm uma sub-história interessante, fazendo com que o argumento esteja inteligente nesse aspecto.
Contudo, "REC 2" retira todo o impacto que o primeiro filme tinha conseguido alcançar. Isto porque Jaume Balagueró, tem a necessidade de explicar todos os pormenores. Embora isso pareça bom, de facto não o é. Considero que era muito melhor quando pairavam certas questões no ar, pois as respostas que são apresentadas no filme, decerto não responderam às minhas expectativas. Jaume Balagueró falhou ao máximo na "explicação" do mistério com que nos deparámos no primeiro filme. Não consigo deixar de pensar que é um filme com um argumento muito forçado. Mais, penso mesmo que não seguiram o rumo mais indicado, e a história tinha um tremendo potencial. Sem dúvida que "REC 2" dá-nos as respostas todas; Mas o conteúdo das mesmas é que, na minha opinião, não foram as melhores, mas isso também é um bocado subjectivo.
Gostei da introdução das "multi-câmaras", Balagueró consegue aqui puxar ao máximo as técnicas de câmara, contribuindo para um aspecto ainda mais realista e para a sensação ainda mais viva de estarmos mesmo lá. Gosto de filmes do género "shaky camera" e "REC 2" obviamente que não falha nesse aspecto, aliás, a sensação claustrofóbica é o que este filme consegue de melhor.
A parte técnica e efeitos estavam muito bons. A caracterização dos zombies está ainda melhor neste filme. Relativamente aos actores, penso que estão credíveis, no entanto, não há nenhum que se destaque pela positiva.
Não penso que "REC 2" esteja melhor que o primeiro. Porém, acho que satisfaz, apesar de estar à espera de bastante, mas bastante melhor. Obviamente, no entanto, que aguardarei pelo "REC 3", porque apesar da previsibilidade do final do "REC 2", está bom o suficiente para abrir portas a um terceiro filme, que já foi confirmado para 2011. Apesar das suas falhas, "REC 2" não deixa de ser um filme que se deva ver, especialmente se viram o primeiro. Não contem é com a superioridade da sequela, pois isso, simplesmente não acontece.
EXAME
Realização: 7/10
Actores: 7/10
Argumento/Enredo: 6/10
Efeitos: 7.5/10
Duração/Conteúdo: 7/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 7/10
Média global: 6.9/10
Crítica feita por Sara Queiroz
Informação
Título em português: REC 2
Título Original: REC 2
Ano: 2009
Realização: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Actores: Jonathan Mellor, Ariel Casas, Pablo Rosso, Manuela Velasco
Trailer do filme:
1 comentários
Hi there!
ResponderEliminarI'm you're number one fan! ( cena mitica final do filme Misery de 1990)
Mas é verdade adoro o vosso blogue e sigo atentamente, e adorei especialmente o top da decada de 90 (os meus favoritos) grande epoca do cinema de terror/suspense..BREATH TAKING!!
Keep up the good work!