sábado, 17 de abril de 2010

TOP Terror - Década de 90

Continuamos com o género Terror, só que agora retrocedemos para a década de 90!
Os anos 90 foram positivos para este género (não obstante haverem filmes completamente esquecíveis), pois podemos contar com alguns títulos memoráveis que ainda hoje são lembrados.

O terror dos anos 90 era ligeiramente diferente do de hoje. Apostava-se mais no suspense e na história em vez dos litros de sangue que hoje são a primeira prioridade em que se esquece propriamente da história.
Foi re-introduzido e solidificado nos meados da década, o subgénero que ficou famosíssimo com filmes como "Sei o que fizeste o Verão Passado", as sequelas do "Nightmare on Elm Street" e "Halloween", "Scream", e "Mitos Urbanos". Esse subgénero ficou conhecido como "slasher", que envolve tipicamente um assassino em série que persegue e mata sequencialmente as suas vítimas (que geralmente são adolescentes). Foi uma fórmula eficaz e constante nos anos 90, mas não a única, pois houve filmes extremamente bem sucedidos que fugiam a este tipo.

Apresento, em seguida, a lista de filmes que considero serem os melhores de Terror na década de 90.



Sixth sense (1999)



Foi no final da década de 90 que surgiu "O Sexto Sentido", o filme mais surpreendente e espectacular no seu final em toda a década, e até me atrevo a dizer, talvez, de sempre. Acho que o choque que se apanha no final deste filme é algo raro que poucos filmes hoje em dia conseguem igualar.
"I see dead people"... não é preciso dizer mais nada, pois não?

Crítica: Brevemente
Trailer:




Scream (1996)



"Scream - O Grito" é o tipo de filme que marcou o estilo "slasher" dos anos 90. Foi extremamente mediático e bem sucedido, daí ter que constar nesta lista, pois destacou-se verdadeiramente na década.
Um Serial Killer, fanático por filmes de terror, está a assassinar brutalmente todos os jovens da cidade. No entanto, este assassino tem uma particular obsessão pela Sidney Prescott (Neve Campbell) que se safou em momento anterior de ser morta por ele. A mãe de Sidney foi assassinada em iguais circunstâncias, o que leva Sidney a crer que talvez haja ligação entre os dois factos.
Foi um filme aclamadíssimo na altura, e quem não viu, devia dar uma olhadela, pois foi um filme que redefiniu o género.

Crítica: N/A
Trailer:



Silence of the lambs (1991)



"O silêncio dos inocentes" é, sem dúvida, dos melhores filmes de thriller/suspense da década de 90 e o melhor da saga. Anthony Hopkins e Jodie Foster foram galardoados com um Óscar com as suas interpretações.
Clarice Starling (Jodie Foster) é uma jovem agente do FBI destacada para encontrar uma mulher raptada e salvá-la de um serial killer. Para conseguir elaborar o perfil psicológico e perceber a mente do assassino, Clarice vai procurar outro género de assassino, o brilhante (outrora psiquiatra, que se tornou canibal) Hannibal Lecter. Aí inicia-se um jogo enigmático em que Hannibal fornece pistas para acabar com as mortes mas, pedindo algo em troca...

Crítica: Brevemente
Trailer:




The Blair Witch Project (1999)


Não é um filme convencional, mas sem dúvida que abalou os anos 90. O seu estilo de câmara particular caracterizou o filme, aliás, "O projecto de Blair Witch" foi pioneira neste estilo "shaky camera" que proporciona momentos de alta tensão.
A 21 de Outubro de 1994, Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams enveredam pela floresta de Black Hills para filmarem um documentário sobre a lenda local 'Blair Witch'. Nunca mais se ouviu falar deles... Um ano mais tarde as suas filmagens foram encontradas, e o seu projecto é o que resta.
É um bom título para quem espera momentos de inquietação e ângustia face ao desconhecido.

Crítica: N/A
Trailer: N/A


Misery (1990)



Ok, se querem ver um filme de suspense puro dos anos 90 em que se vive momentos de verdadeira agonia e horror, vejam "Misery". O filme está perfeito na sua concretização, pois transparece mesmo a sensação de pânico. Sem surpresa é que se consta que este filme foi baseado numa obra de Stephen King, mestre do terror e suspense.
O filme conta a história de Paul Sheldon, um escritor de muito sucesso que, num dia de tempestade, sofre um terrível acidente. É salvo por Annie, interpretada por Kathy Bates, que é a sua maior fã e convenientemente, é uma enfermeira. Leva-o para sua casa onde cuida dos seus ferimentos. No entanto, a sua obsessão pelo escritor torna-se numa loucura extrema, proporcionando a Paul momentos de puro horror, quando é atormentado pela psicótica Annie que o torna seu prisioneiro.

Crítica: Brevemente
Trailer:




Interview with the vampire (1994)



Outro grande filme de vampiros dos anos 90, pois também conta com elementos bastante satisfatórios que o fazem ser muito bom. Tipicamente dos anos 90, pois não imagino mesmo fazer-se hoje em dia filmes deste tipo.
O filme inicia-se com Malloy, um jornalista, que se prepara para entrevistar um misterioso homem. Surpreendentemente, o homem misterioso, revela-se ser um vampiro e começa a contar a sua história de vida, deixando Malloy estupefacto… Vai contar a história da sua existência desde o século XVIII, e de quando conheceu o vampiro Lestat, sendo transformado por este, e de todas as suas vivências.
Brad Pitt, Tom Cruise, Antonio Banderas e Kirsten Dunst protagonizam este filme.

Crítica:
Brevemente
Trailer:




Sleepy Hollow (1999)



Tim Burton sempre teve a sua vertente "dark", mas na "Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" decidiu apostar em grande no terror, suspense, e em muito sangue. E, claro está, contando com Johnny Depp enquanto líder do filme, que interpreta Ichabod Crane, a medrosa personagem que é a vertente cómica que o filme exige, para aliviar de tanta tensão.
Quando na vila Sleepy Hollow começam a ocorrer misteriosos crimes, em que todas as vítimas apresentam-se sempre sem cabeça, o detective Ichabod Crane é chamado a resolver os crimes. No entanto, os seus métodos e até mesmo a sua fé, serão postos à prova, quando se começa a aperceber do carácter sobrenatural desses crimes. Ichabod terá então que arranjar uma maneira de os resolver. Isto tudo, sem perder a própria cabeça.

Crítica: Brevemente
Trailer:




Bram Stoker's Dracula (1992)



Filme baseado no romance de Bram Stoker e que contém um elenco de luxo: Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves. Na minha opinião, é o melhor filme de vampiros/Drácula dos anos 90 pois, não só tem uma história excepcional, como também conta com excelentes interpretações que a tornam ainda melhor e mais credível.
A história inicia-se no século XV, onde um guerreiro renega a Igreja quando, após a sua mulher Elizabeta se ter suicidado por acreditar que este estava morto, se recusa a enterrá-la em solo sagrado. Assim, torna-se no conde Drácula e vive durante séculos atormentado. Algum tempo depois, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua Elizabeta. Deste modo, fá-lo prisioneiro e vai para a Londres, com o objectivo de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Crítica: Brevemente
Trailer:




Cape Fear (1991)


"Cabo do Medo" conta com Robert DeNiro no seu melhor!
É um thriller que mistura elementos de terror e suspense, numa intriga tal que só queremos chegar ao final do filme para ver como acaba! É a fórmula típica do ínicio da década, e que se extendeu.
O filme conta a história de um estuprador que procura vingança contra o seu advogado de defesa que, por ter perdido um caso em que a personagem de DeNiro era o arguido, foi colocado na prisão.


Crítica: N/A
Trailer:





Stir of Echoes (1999)



"Espíritos Inquietos" é um filme protagonizado por Kevin Bacon, que conta a história de Tom Witzky (Kevin Bacon) que, numa festa, aceita ser hipnotizado pela cunhada isa (Illeana Douglas). O que começou por ser uma simples brincadeira acaba por fazer com que Tom seja assombrado por estranhas visões. Obcecado com isso, Tom tenta descobrir o que causou esta mudança e decide investigar o que lhe anda a suceder.
É um filme de suspense máximo!

Crítica: N/A
Trailer:





Ringu (1998)


Este é o filme original que deu origem ao remake americano "The Ring".
Partilham, evidentemente, a mesma premissa, isto é, é acerca da misteriosa cassete de video que mata qualquer pessoa que a veja. Os filmes de terror japoneses têm a sua especialidade, e obviamente, este não deixa de ser um obrigatório de se ver.

Crítica: N/A
Trailer:




Outros grandes títulos foram "Se7en", "Frankestein", as sequelas de "Chucky", entre outros.
Concordam com a lista? Partilhem connosco a vossa opinião!


por Sara Queiroz

3 comentários:

  1. UHHH adorei este TOP também, acho que não faltou nenhum na lista. LOL.

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente a década de 90 foi fraca para o género de terror. Os filmes que mencionas, apesar de serem extremamente conhecidos, são inabaláveis.
    E neste top não tem lugar para outro bom filme de culto menos conhecido porque... não há!
    Estranhamente, a diferença entre o que foi bom e mau é enorme. A qualidade vai de 8 para 80.
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Os melhores filmes já feitos são dos anos 90, e 80 também não importa o género os filmes eram mais reais, as histórias mais bem elaboradas o terror nos 90 com filmes não muito conhecidos, fazia a adrenalina ir a 1000.

    ResponderEliminar