terça-feira, 20 de abril de 2010

TOP Terror - Década de 80

Nos anos 80, o Terror começava a crescer anda mais, evoluindo para outros níveis.
A violência e as mortes começaram a ser mais gráficas, o suspense mais agudo, e os monstros e espíritos mais frequentes.
O género slasher, em que um psicopata mata sequencialmente as suas vítimas tipicamente adolescentes, começou a crescer, com o início das sagas de Freddy Krueger e Jason, e com a continuação da saga Halloween.

Filmes de monstros foram bastante típicos nesta altura, principalmente de lobisomens, vampiros e zombies; alguns exemplos desses são An American Werewolf in London, The Howling e Lost Boys.
No entanto, o suspense e o thriller também estão presentes nestes clássicos dos anos 80.
Há muitos filmes de sucesso nos anos 80, a lista poderia ser muito maior. Porém, decidi ser mais resumida, e apresentar os seguintes filmes:


The Shining (1980)



"The Shining" marcou, sem sombra de dúvida, o ínico da década de 80. Conta com a magnífica interpretação de Jack Nicholson; quem se esquece da mediática frase "Here's Johnny!" ?
O filme segue a história de Jack (Jack Nicholson), que é contratado para ficar a guardar um hotel durante o Inverno. Assim, vai para lá com a sua mulher (Shelley Duvall) e filho (Danny Lloyd). Há medida que o tempo passa, o contínuo isolamento começa a causar problemas mentais sérios, conduzindo a um comportamento cada vez mais agressivo e perigoso...
É um clássico obrigatório para os amantes de terror e suspense.

Crítica:
Brevemente
Trailer:




A Nightmare on Elm Street (1984)




O filme, que em português é "Pesadelo em Elm Street",e realizado pelo mestre do terror Wes Craven, marcou o início da franquia cujo enredo gira em volta de um dos psicopatas mais reconhecidos do cinema e um verdadeiro ícone: Freddy Krueger. Curiosamente, foi o filme de estreia para Johnny Depp.
Freddy Krueger é um assassino, que costumava matar pessoas em Elm Street, com as suas características garras de aço. Ao ser descoberto, foi queimado vivo. Porém, o seu espírito continua vivo, atormentando vários adolescentes nos seus pesadelos.A premissa do filme, que gira entre o imaginário e o real, está magnífica.Quem nunca viu o Freddy Krueger em acção, vá imediatamente ver.
Este ano, um remake será feito, como já mencionei na antevisão de terror em 2010.

Crítica: N/A
Trailer:



Friday the 13th (1980)



"Sexta-Feira 13" é outro clássico slasher que tem no principal plano o misterioso psicopata Jason. Teve várias sequelas, e até teve um crossover com Freddy Krueger, no filme "Freddy vs. Jason".
A acção começa em 1958, em Cristal Lake: dois adolescentes foram brutalmente assassinados. Vinte anos após o trágico acidente, o acampamento volta a abrir. Porém, as mortes também voltam.
O clássico psicopata com a máscara de hóquei, no seu melhor, neste primeiro filme da extensa franquia.

Crítica: N/A
Trailer:




Poltergeist (1982)




"Poltergeist - o Fenómeno" é um clássico dos anos 80, e dos melhores de espíritos.
A família Freeling é a típica família norte-americana dos anos 80.No entanto, estranhos eventos começam a tomar lugar. Carol Anne, a filha mais nova, começa a conversar com a televisão e os móveis começam a mexer-se sozinhos. Numa noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Uma feliz coincidência acontece: num dos canais da televisão a família consegue ouvir a voz de Carol e comunicar com ela. Os Freeling procuram uma equipa de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível.
"They're heeeere".

Crítica: N/A
Trailer:





Evil Dead (1981)



"The Evil Dead - A Noite dos Mortos vivos" é um filme realizado por Sam Raimi e protagonizado por Bruce Campbell. Sou fã de Sam Raimi, e este filme faz-lhe imensa justiça.É um clássico de terror e deve ser visto, apesar de ter imensa violência.
Cinco estudantes vão passar um fim de semana em uma cabana isolada nos bosques de Tennessee. Os jovens têm estranhas experiências, causadas pela presença ali do Livro dos Mortos; logo depois encontram um gravador, que contém a tradução de algumas passagens do livro. Ao ser reproduzida pelos estudantes, desperta os espíritos que estavam adormecidos e que habitam o bosque, começando a possuir os jovens.
Muito sangue, alguns sustos.

Crítica: N/A
Trailer:




The Lost boys (1987)



Um clássico thriller dos anos 80 sobre vampiros.
Lucy vai morar com Michael e Sam em Santa Clara. Esta é uma cidade em que tem muitos jovens desaparecidos. Sam e Michael descobrem um gang de motoqueiros que têm uma característica pouco comum: estão gradualmente a transformarem-se em vampiros. Michael apaixona-se por Star, uma das criaturas, e lentamente se torna um vampiro.
Um dos filmes mais brilhantes sobre vampiros, e dos melhores da década. Definately worth a look, para quem nunca viu.

Crítica: N/A
Trailer:



Day of the Dead (1985)



Este filme é realizado pelo mestre,o génio dos filmes de zombies e o meu favorito George A.Romero. Depois de "Night of the living dead" e "Dawn of the Dead", chegou-nos na década de 80 o "Day of the Dead". Um remake foi feito em 2008, mas não tem comparação possível.O filme centra-se no facto de os mortos-vivos dominarem a Terra, e apenas um pequeno número de humanos é que consegue resistir. Estes sobreviventes, entre eles soldados e cientistas, refugiam-se num abrigo militar subterrâneo. A sobrevivência dos humanos só poderá ser garantida se descobrirem como combater os mortos-vivos. Uma das últimas esperanças pode estar nas pesquisas realizadas pelo excêntrico Doutor Logan. Dias de puro terror são vividos.George A.Romero é genial, vejam o filme.

Crítica: N/A
Trailer:




Halloween II (1981)




"Halloween II - O Pesadelo Continua" é a sequela do primeiro filme da saga Halloween protagonizada pelo psicopata Michael Myers. No entanto, conta com muito mais violência do que o seu antecessor,e emerge mais no estilo "slasher".
Conta novamente com Jamie Lee Curtis, a interpretar Laurie Strode,irmã do serial killer Michael Myers.Passam 15 anos e Laurie está no asilo. Myers está obcecado e volta à sua cidade natal de Haddonfield, naquela mediática véspera do Halloween, indo atrás da irmã...para finalmente a matar.
Apesar de não ser melhor do que o primeiro, Halloween II é um classico slasher, recheado de terror e suspense, típico dos anos 80.

Crítica: N/A
Trailer:


por Sara Queiroz







4 comentários:

  1. Grande post!
    Uma década sem igual, para o terror e não só.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Conta com todos os slashers obrigatórios! Realmente, as décadas de 80 e a de 90 não têm nada em comum. Os anos 80 são muito in your face e acabam por recorrer muito à temática dos pecadilhos adolescentes e de que como iremos ter um mau fim se cedermos à tentação. Já os anos 90 apostam muito mais num terror inteligente, que nos obriga pensar.

    ResponderEliminar
  3. Grande falha aqui. Falta o incontornável remake da Ameaça(1951), "the thing" aka "veio do outro mundo" (1982), que terá em Outubro uma prequela.
    Com efeitos especiais a apoiarem-se muito em animatronica, numa era sem cgi. foi inovador para 1982.
    Para mim, é o melhor filme da dupla John Carpenter/Kurt Russell e um dos melhores filmes de terror de sempre.
    Se nunca viste, depois diz qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  4. amooooooooooo michael myers e o melhor assasino e fredy tb adoroo terror

    ResponderEliminar