sábado, 8 de setembro de 2012

TOP 10 Melhores Cenas: Filmes de Terror

E estamos de volta com mais um TOP! Desta vez apresento o TOP 10 das Cenas mais assustadoras nos filmes de terror.
Antes demais devo avisar que este artigo contém as cenas que eu considero mais assustadoras nos filmes que já vi, logo poderão apresentar spoilers nos filmes que vocês, leitores, não tenham visto. Em segundo lugar, mais uma vez devo salientar que, provavelmente, será uma lista em que poderei omitir grandes clássicos do Terror, mas vou-vos dar apenas a conhecer as cenas que simplesmente para mim são as mais scary, e que ainda hoje "matutam" na minha cabeça. A margem para a subjectividade é, naturalmente, considerável.


Aqui ficam as minhas 10 cenas aterradoras... Partilhem connosco a vossa opinião!



1. The Ring (2002) - "Samara sai pela televisão"



É capaz de ser um número 1 surpreendente. Diga-se o que se disser, é inegável que esta cena arrepia a espinha de qualquer pessoa. Vi este filme muito novinha, e traumatizou-me. Quando a Samara sai pela televisão e revela-se, para além de ser o momento alto do filme, foi o momento em que mais me assustei de todos os filmes de terror que já vi. E isso é mesmo qualquer coisa! 

 



 2. REC (2007) - "A descoberta da Menina Medeiros"



"REC" estreou em 2007 e revolucionou, sem dúvida, o género. Antes de mais nunca se pensou que um filme espanhol tivesse tanto sucesso como "REC" teve (até houve um remake americano, "Quarantine"). Apesar do estilo de câmara particular, "REC" consegue sempre manter-nos colados ao ecrã... Especialmente nos últimos 10 minutos de filme. Para além do jogo de luz/câmara, que confere um grau de realismo assombroso, o trabalho dos actores nesta cena está fenomenal. Angela Vidal e o seu camara-man chegaram ao sotão é está tudo apagado. Só têm a visão nocturna da sua câmara para se guiarem. Mas eis que, no meio daquela escuridão, deparam-se com uma imagem aterradora, a Menina Medeiros, paciente Zero do vírus... Só a figura desta personagem é assustadora por si. Mas a expectativa gerada durante o filme, o ambiente tenso que se sentiu, fazem desta cena dos melhores finais de sempre de um filme. Verdadeiramente perturbador.

 



  3. Exorcist III Legion (1990) - "Cena da Enfermeira no Corredor"



Considero que este filme é das sequelas mais subestimadas de todos os tempos. É até um filme de bastante qualidade, e decerto que será eternamente recordado pela cena que evidencio em baixo: A cena da enfermeira no corredor. Mais eficaz que isto é impossível. É a melhor cena que exemplifica o quão o impacto sonoro é importante num susto. É daquelas filmadas de longe, com um ambiente aparentemente normal, em que assistimos a uma enfermeira simplesmente a fechar uma porta... Nada de surpreendente até agora. Até que somos completamente albarroados com uma figura de branco atrás dela com uma faca. Devo dizer que foi a cena em que quase caí da cadeira de susto, dada a sua natureza tão pouco expectável.

 



 4. Insidious (2010) - "Demónio na Sala"



De todos os pontos positivos de Insidious, o mais atractivo acaba por ser o mais simples: é mesmo muito assustador. É um filme que se consegue autonomizar dos restantes devido à fantástica habilidade do realizador de potencializar todos os elementos envolventes do filme, desde o ambiente em si, aos silêncios, às sensações, ao suspense... Nesta cena em especial, assume-se novamente essa simplicidade. O impacto sonoro combinado com o elemento psicológico é uma fórmula que resultou nesta cena brilhantemente. Quando estamos atentos ao que a mãe do protagonista nos conta (assustador já por si), somos inesperadamente confrontados com a imagem do tal demónio. Saltei no cinema em larga escala.


Crítica aqui

 



 5. Shutter (2004) - "Alguém tem uma surpresa junto à cama"



Shutter é um filme tailandês lançado em 2004, que é absolutamente aterrador. Posso mesmo dizer que é dos poucos filmes que fizeram-me mesmo saltar da cadeira, os efeitos visuais e sonoros são aqui muito bem utilizados pelo realizador. Esta cena em especial então causou-me aquele guincho irritante e incontrolável. Acho que é inegável o pavor de acordarem e verem um fantasma à borda da cama...




  6. Misery (1990) - "Famosa cena do Hobbling"



Ok, se há filme que personifique o suspense puro dos anos 90, em que se vive momentos de verdadeira agonia e horror, esse filme é "Misery". O filme está perfeito na sua concretização, pois transparece mesmo a sensação de pânico. Esta cena em especial marcou-me imenso. Isto porque sou extremamente piegas em relação a algumas coisas, e cenas que envolvem partir membros mexe comigo. É por isso que muitas pessoas acham surpreendente que eu seja grande fã de filmes de zombies, em que o desmembramento é algo inevitável... Nesta cena, Annie, obecada com o seu escritor preferido Paul, proporciona ao mesmo um momento de puro horror, quando parte os seus pés com um martelo. 

 



 7. The Descent (2005) - Os demónios atacam



"A Descida" é um filme de puro terror com um ambiente absolutamente claustrofóbico... Para mim tinha que constar nesta lista pois é uma película que joga com dois elementos absolutamente aterradores para mim, que é a escuridão e a claustrofobia. Nesta cena em especial, o pânico está completamente instalado, e seguimos o desespero do grupo das raparigas enfiadas na gruta, quando derepente uma das criaturas está precisamente atrás delas... Enfim, durante a cena toda sustive a respiração.


Crítica aqui

 



  8. The Shining (1980) - "Here's Johnny!"



The Shining, enorme clássico de Kubrick dos anos 80. É dos meus filmes de eleição, sem sombra de dúvida. Tenho um especial fascínio por filmes que retratam a loucura, esse sim um elemento assustador nos filmes de terror, pois é real e não sobrenatural. Claro que a mediática cena do "Here's Johnny" tinha que constar na minha lista, pois é o clímax do filme e amedontrou-me de morte, na primeira vez que o vi. Sinceramente nem sei como reagia se fosse a mulher dele... 

    


 9. The Blair Witch Project (1999) - "Cena final" 



 The Blair Witch Project mexe comigo a um nível profundo. O medo do desconhecido é aqui explorado ao máximo; O que é que exactamente o grupo de amigos receava? O facto de nunca se saber é o que o torna verdadeiramente aterrador. A última cena do filme é capaz de ser a mais mediática do filme, para além da cena da moça no bosque. E não é para menos... É extremamente eficaz a todos os níveis. Quando o rapaz está encostado contra a parede apático, sem reagir, é impossível não nos colocarmos na pele da protagonista. Que pânico! É um bom título para quem espera momentos de inquietação e angústia face ao desconhecido.

 



10. Martyrs (2008) - "Cena na casa de banho"




Martyrs é brutal, no sentido literal da palavra, é o filme mais perturbador, provocador e chocante que tive a oportunidade de ver, mas de uma qualidade exorbitante! O ambiente criado e a atmosfera tensa proporcionam momentos verdadeiramente assustadores, em todo o filme, mas a cena da casa de banho para mim foi o pique da perturbação para mim. Vejam por vocês mesmos...




Menções Honrosas

Salem's Lot (1979) - "Cena do rapazinho à janela"
The Exorcist (1973) - "Quase todas as cenas que envolvem a Regan"
Ju-On - The Grudge (2002) - "Cena da Kayako a atacar Susan no quarto"


Photobucket


por Sarah Queiroz

8 comentários:

  1. The Ring: Agora e sempre, a cena em que ela sai da porcaria da televisão fez-me ter pesadelos!!!

    Insidious: O filme é muito subestimado. E de facto, tem muitos, muitos defeitos mas são cenas como essa que me fazem pensar que afinal ainda há esperança no género do terror e que o Leigh Whannell não é nenhum one hit wonder. Daqui a uns anos, acho que ainda se tornará um filme de culto.

    Shutter: Por muito que essa cena me assuste e isso não é pouco, não me "afecta" tanto como a revelação final. Quando pensei nas implicações para o filme tudo fiquei muito impressionada.

    Mais uma excelente lista.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela visita e comentário! Sim, de facto o Shutter está qualquer coisa de espectacular, na globalidade. Não gostei nada é do remake.

    ResponderEliminar
  3. Meu conhecimento em filmes de terror perto do seu é quase nulo, admito kkk mas com relação ao chamado, eu nunca consegui ficar tenso nem com medo, pra mim é um bom filme de suspense com uma fita bem macabra. Pra mim, Sobrenatural conseguiu me dar uns 3 belos sustos que eu nunca imaginei ter algum dia, porém a partir da metade do filme ele se perde bastante, espero que o 2 se supere e tenha bem mais sustos como seu antecessor.

    ResponderEliminar
  4. Veja o top 10 melhores filmes de terror em: http://topfilmesdterror.blogspot.com.br/p/1-0-halloween-noite-do-terror-1978.html

    VEJA OS MELHORES DE 2012 TAMBÉM EM: http://topfilmesdterror.blogspot.com.br/p/assistir-resident-evil-5-retribuicao.html

    ResponderEliminar
  5. Bom,várias das cenas,não assisti ,mas acho que na lista deveria constar a da banheira de sangue de "O Albergue 2",na qual o gore e a perturbação são levados ao ápse. Fica a dica !

    ResponderEliminar
  6. O Chamado eu nunca assistir mais javi algumas cena na internet e fiquei com muito medo

    ResponderEliminar
  7. O chamado e impressionante mas podia incluir nessa lista algumas cenas do atividade paranormal

    ResponderEliminar
  8. ahhh para! tem, alguns filmes ai q ñ vi mas outros, concordo q realmente são bem assustadores, mas o chamado, AHSUAHSUASUAHS, é de longe o filme mais riduculo q ja vi :s

    ResponderEliminar