quarta-feira, 12 de Setembro de 2012

TOP 10 Melhores: Filmes de Zombies

Ah, zombies! O meu subgénero predilecto do terror. Já cá faltava um TOP que abordasse estes filmes... E devo dizer que as escolhas não foram muito fáceis, isto porque é um subgénero bastante vasto e com filmes de imensa qualidade. Organizar um TOP foi, portanto, complicadíssimo.

Partilho então com vocês as minhas 10 eleições de filmes de zombies, relembrando novamente a larga margem de subjectividade. Partilhem connosco a vossa opinião!


10. Dead Snow (2009)

Photobucket

É simplesmente o melhor filme de nazis zombies de sempre. Se bem que não existe um vasto elenco de filmes que retratem isso, mas este em particular destaca-se dessa minoria. Combina os elementos de comédia e terror, para além de ter uma história bastante boa e original: Um grupo de jovens vai de férias até uma cabana afastada da civilização, ignorando o aviso de um senhor que partilhou com o grupo o passado macabro daquela zona, que envolveu nazis. Pois está claro que esses mesmo teriam que se erguer da neve, sedentos de sangue. Um título, no mínimo, interessante para os fãs do género.

Trailer






9. Re-Animator (1985)

Photobucket

Herbert West é um estudante de medicina que, obcecado em superar a morte, descobriu a fórmula capaz de reanimar criaturas mortas... Aí começa com as suas experiências macabras. A razão principal pela qual eu gostei do filme e tinha que constar desta lista é porque é um filme que traz uma ideia bastante original, tem uma premissa interessante. E é, sem dúvida, bastante apelativo visualmente para quem gosta de sangue e tripas por todo o lado. É mesmo daqueles que não se contém!

Trailer

 



8. Day of The Dead (1985)

Photobucket

É o terceiro capítulo da saga Dead do mestre George A. Romero. É o meu realizador preferido, indiscutivelmente! Depois de Night of the living dead e Dawn of the Dead, chegou-nos na década de 80 o Day of the Dead. Um remake foi feito em 2008, mas não tem comparação possível... O filme centra-se no facto de os mortos-vivos dominarem a Terra, e apenas um pequeno número de humanos é que consegue resistir. Estes sobreviventes, entre eles soldados e cientistas, refugiam-se num abrigo militar subterrâneo. A sobrevivência dos humanos só poderá ser garantida se descobrirem como combater os mortos-vivos. Uma das últimas esperanças pode estar nas pesquisas realizadas pelo excêntrico Doutor Logan. Dias de puro terror são vividos. Acho que este filme dá uma perspectiva diferente em relação aos zombies.

Trailer





7. The Evil Dead (1981)

Photobucket 

 The Evil Dead - A Noite dos Mortos vivos é um filme realizado por Sam Raimi e protagonizado por Bruce Campbell. Sou fã de Sam Raimi, e este filme faz-lhe imensa justiça, está perfeitamente bem realizado tendo em conta que foi com um baixo orçamento. É um clássico de terror dotado de uma criatividade sem igual.
Cinco estudantes vão passar um fim de semana em uma cabana isolada nos bosques de Tennessee. Os jovens têm estranhas experiências, causadas pela presença ali do Livro dos Mortos; logo depois encontram um gravador, que contém a tradução de algumas passagens do livro. Ao ser reproduzida pelos estudantes, desperta os espíritos que estavam adormecidos e que habitam o bosque, começando a possuir os jovens.
Muito sangue, alguns sustos. 

Trailer





 6. Dawn of the Dead (2004)

 Photobucket 

Houve uma dada altura em que o cinema foi assolado de uma febre de remakes de clássicos do terror. Em 2004, o realizador Zack Snyder decidiu fazer o remake do intocável Dawn of the Dead (1978), e felizmente, resultou num dos remakes mais bem conseguidos de sempre! Vale mesmo muito a pena ver, foi uma lufada de ar fresco no género. 

 Trailer

   



5. Resident Evil (2002)

  Photobucket 

Resident Evil é, sem sombra de dúvida, dos meus filmes preferidos. Decerto que irá surpreender muita gente, visto que não foi particularmente bem recebido na altura em que saiu, sendo mesmo alvo de inúmeras críticas. E também não tenho dúvidas que muitos não concordarão com o facto de estar nesta lista. Mas acho que é um filme que está estruturalmente bem conseguido, envolto numa banda sonora fantástica, e em termos de argumento cumpre os objectivos. E em relação aos zombies, acho que tem uma acção satisfatória. Estou muito expectante ao 5º capítulo da saga.

Crítica aqui

 Trailer

  



4. Shaun of the Dead (2004)

  Photobucket 

É a melhor comédia de zombies. Ponto final. Claro que "Shaun of the Dead" também tem a sua pequena dose de terror, mas esse horror vivido é abordado de uma maneira imensamente inteligente e hilariante, fazendo "Shaun of the Dead" dos filmes mais espectaculares da década. O filme relata a história de Shaun, com uma vida extremamente monótona e aborrecida, que, quando decide fazer algo em relação a isso, depara-se com um pequeno problema que lhe poderá trazer algumas dificuldades: os mortos decidem voltar à vida, e esfomeados. Shaun terá que se tornar num herói para conseguir salvar toda a gente que gosta. É imperdível. 


Crítica aqui

 Trailer

   



 3. Dawn of the Dead (1978)

  Photobucket 

George A. Romero, "The Grandfather of the Zombie", é o melhor cineasta do género, e já tive oportunidade de referir inúmeras vezes que adoro todos os seus filmes. Dawn of The Dead, segundo capítulo da saga Dead, é um excelente survival film que apesar de agora estar ultrapassado, mantém-se naquele nível inigualável de clássico instantâneo.

Crítica aqui

 Trailer 

   



2. The Serpent and the Rainbow (1988)

  Photobucket 

 Será provavelmente a grande surpresa desta lista. Por um lado, por constar na lista, e por outro, por encontrar-se na segunda posição. Mas devo dizer, este filme arrepia-me a espinha de uma maneira incontrolável, e merece destaque na lista. A maior parte das pessoas só conhece Wes Craven pelo Nightmare on Elm Street ou por Scream. Mas Serpent and the Rainbow é outro grande título por parte do realizador, que conseguiu abordar a temática zombie de uma maneira muito pouco convencional. Um antropólogo de Harvard é enviado ao Haiti para recolher um pó estranho, que dizem ter o poder de ressuscitar os mortos. Na missão de encontrar a droga milagrosa, o cínico cientista entra num estranho mundo de zombies, rituais sangrentos e antigas maldições... Vale a pena ver o filme pela sua natureza deveras original.

Trailer

   



1. Night of the Living Dead (1968)

  Photobucket 

É o primeiro filme da triologia tão aclamada de George A. Romero e merecidíssimo detentor do 1º lugar da lista.
Em 1968, George A. Romero criou um fenómeno de culto instantâneo que influenciou todos os filmes do género e ainda hoje é visto como o filme de zombies mais espectacular de sempre. Apesar de ter havido dois remakes, o original consegue ser o mais arrepiante e gélido de sempre. O filme começa com Johnny (Russell Streiner) e Barbara (Judith O'Dea) a visitarem o túmulo do seu pai, sendo derepente atacados por um morto-vivo. Barbara mal consegue escapar, mas corre com as suas máximas forças até uma casa, onde é salva por Ben (Duane Jones). No entanto, enquanto Ben encontra-se muito estável, Barbara encontra-se completamente em choque, perdendo a sua racionalidade. Ambos deparam-se com uma família e um jovem casal na cave. O grupo fica, assim, escondido na casa à espera de salvação, mas não será muito dificil para os zombies encontrarem maneira de entrarem dentro da casa. Para além das preocupações com o exterior, o grupo também começa a lidar com diferenças internas, e o verdadeiro teste começa, isto é, será que conseguem sobreviver se não resolverem os problemas entre si?
 É claro que os longos anos passados, e o facto de termos hoje em dia diversos filmes de zombies em que o gore e sangue são as principais características, retiraram ao filme algum do seu impacto, mas se formos a contextualizar este filme, sem dúvida que revolucionou o cinema, sendo assim obrigatório para os fãs do género. Na minha opinião merece inteiramente o 1º lugar da lista.

Crítica aqui

 Trailer

  


 Menções Honrosas 

 Dead Alive (1992) 
Zombieland (2009)
Land of the Dead (2005)
28 Days Later (2002)
Return of the Living Dead (1985)
Cemetary Man (1994)

    

  O Regresso dos Mortos Vivos Poster 

por Sarah Queiroz

6 comentários:

  1. Tudo o que é filmes de Zombies é lindo, gosto de tudo o que implica zombies, mas os melhores sem dúvida são: os do Romero, os Resident Evil e Evil Dead, grandes clássicos

    ResponderEliminar
  2. Está um Top muito bom. Praticamente todos os filmes obrigatórios, só colocaria 28 Days Later do Boyle no mesmo em vez de lhe dar apenas uma "menção honrosa".

    ResponderEliminar
  3. Só não vi o Dead Snow! Tenho mesmo de ver, adorei este TOP.

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. The Night of the Living Dead! Zombieland :D Quero muito ver o Dead Snow!! :)

    ResponderEliminar
  5. Estão ai quase todos os melhores, so incluiria os do grande Lucio Fulci, Paz á sua alma.

    ResponderEliminar