V/H/S (2012)
By Sarah - sábado, setembro 15, 2012

Antes de mais convém referir que o filme é uma antologia, isto é, reúne várias curtas num filme, todas eles ligadas a uma história principal. Essa mesma trata de um grupo de amigos desajustados que invadem uma casa supostamente abandonada com o objectivo de roubar uma determinada fita VHS para alguém que os contratou. Ao chegarem ao local, deparam-se com tudo aquilo menos o que estavam à espera: um cadáver cercado de cassetes e uma televisão. Para descobrirem a tal VHS, o grupo tem que assistir a diversas outras. Claro que não se revelará tarefa fácil, quando cada cassete apresenta um filme mais horripilante do que o anterior... E é dessa maneira que somos apresentados a 5 histórias/curtas diferentes: A primeira retrata um grupo de amigos que sai à noite para se divertir e acaba por ter mais do que espera, a segunda apresenta-nos um casal que vai de férias, a terceira é sobre um grupo de amigos que vai passar uns dias ao pé do lago, a quarta apresenta-nos uma mulher que partilha com o seu amigo através de videoconferência que ouve ruídos, e finalmente a última, sobre um grupo de amigos que vai a uma festa de Halloween demasiado assustadora. Cada história parece que pega nos clichés dos filmes de terror. Temos vampiros, serials-killers, rituais esquisitos, exorcismos, fantasmas, aliens... Enfim, de tudo. Não é propriamente uma surpresa se pensarmos nos trabalhos anteriores dos realizadores. Mas o engraçado é que, tal como em "The Cabin in the Woods", estes realizadores também tiveram a intenção de satirizar o género, adaptando e subvertendo os clichés típicos de maneira muito interessante. Há que dar o mérito pelas maneiras inovadoras que introduziram a câmara, como por exemplo na história pela videoconferência, ou na primeira em que a câmara são os óculos da personagem.

Em tom de conclusão, V/H/S é uma escolha no mínimo interessante, ao tentar ressuscitar os elementos de terror típicos dos anos 70 e 80, recorrendo ao estilo found-footage, sendo parcialmente bem sucedido. É um filme inegavelmente ambicioso que consegue provocar alguns sustos. Mas não esperem nada de outro mundo; Cumpre minimamente os requisitos e àquilo que se propôs, mas vale a pena ver a uma sexta-feira à noite.
EXAME
Realização: 7/10
Actores: 7/10
Argumento/Enredo: 6/10
Duração/Conteúdo: 6/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 6/10
Média Global: 6.4/10
Crítica feita por Sarah Queiroz
Informação
Título original: V/H/S
Título em português: V/H/S
Ano: 2012
Realização: Ti West, Joe Swanberg, Radio Silence, David Bruckner, Adam Wingard e Glenn McQuaid
Actores: Calvin Reeder, Lane Hughes e Adam Wingard
Trailer:
3 comentários
Hollywood tem o hábito explorar exageradamente um gênero que esteja em alta nas bilheterias. Isso explica esta grande quantidade de "documentários falsos".
ResponderEliminarDestes filmes, do que assisti gostei de "Cloverfield" e de "Atividade Paranormal I e II".
Tenho curiosidade em ver "Rec", tanto o original espanhol como a versão americana.
Abraço
Este decepcionou por causa do buzz que tem e dos nomes ligados ao projecto. Não achei o filme mau mas podiam ter menos uma curta que não perdiam nada.
ResponderEliminarAss. Kes
Assisti o filme Filha do Mal pensando que seria ótimo né...mas foi uma droga...nada daquilo que era oferecido no trailer.aff
ResponderEliminar