sexta-feira, 21 de setembro de 2012

TOP 10 Melhores: Filmes Found-Footage


O género mockumentary/found footage é dos mais populares a emergir nos últimos anos. Nesta última década então, tem sido uma constante. 
Se for bem feito, consegue fazer com que uma pessoa fique a maturar imenso tempo no filme. O estilo de câmara atribui mais realismo e credibilidade, mas claro que também pode suceder o inverso, se mal feito. Existem diversos títulos deste género, tendo decidido assim elaborar a minha lista de eleições.

Segue-se, portanto, o meu TOP 10 Melhores de filmes Found-Footage. Concordas? Partilha connosco a tua opinião!

10. Lake Mungo (2008)

Photobucket 

Não é um filme muito conhecido, mas simplesmente tinha que constar na minha lista. Lake Mungo é um filme australiano que tem muito que se lhe diga: assustador e com uma atmosfera intensa, retrata de uma maneira muito interessante e tocante o luto... Penso que é um filme que, apesar de se focar muito mais no género documentário do que outros (o que poderá não agradar muita gente), está muito bem conseguindo, criando um nível de antecipação e tensão elevado.

Trailer






9. Cannibal Holocaust (1980)

Photobucket

Esta obra de 1980 é muito possivelmente o primeiro filme de terror ao género mockumentary. Foi imensamente controverso na altura, sendo mesmo banido em alguns países... É muito forte e pode ferir susceptibilidades. Não é um filme para todos, mas historicamente falando, é o grande início do found-footage.

Trailer

 



 8. Diary of the Dead (2007)

Photobucket 

Já não é segredo que adoro filmes de zombies e que tenho uma obsessão pelos filmes de George A. Romero. Gostei imenso deste filme porque Romero apresenta uma visão completamente nova, num género que muitos já consideravam excessivamente repetitivo, mantendo sempre patente nos seus filmes as críticas sociais. Achei muito original, e é um título que vale a pena ver.

Crítica aqui

Trailer





7. The Last Broadcast (1998)

Photobucket

Exemplo de um filme que foi ignorado pelas críticas e bastante subestimado, pelo facto de ter estreado por volta da mesma altura que The Blair Witch Project... Mas verdade seja dita, é um dos "pais" dos falsos documentários, tendo sobressaído na altura pela sua originalidade.

Trailer






6. Grave Encounters (2011)

Photobucket 

O estilo documentário explora o sobrenatural de uma maneira aterrorizante, especialmente porque atribui um carácter muito mais realista ao filme, e em Grave Encounters esse aspecto está muito bem conseguido, mesmo. Devo dizer que foi dos filmes mais recentes que me assustou a sério.

Crítica aqui

Trailer




5. The Troll Hunter (2010)

Photobucket
The Troll Hunter é um filme oriundo da Noruega que está ridiculamente brilhante Apesar disso e de ter uma premissa invulgar, não é isento de falhas. No entanto, vale a pena ser visto, porque não deixa de ser um filme provocador e fascinante na sua vertente imaginária e fantasiosa.

Crítica aqui

Trailer






4. Cloverfield (2008)

Photobucket

Vale a pena ver Cloverfield pois apresenta uma elevada dose de originalidade, apesar do estilo found-footage não ser, por si, muito inovador. É daqueles filmes que consegue prender muito bem a atenção do espectador. E dá-nos total noção de como um ataque alien poderia vir a ser!

Crítica aqui

Trailer






3. REC (2007)

Photobucket 

"REC" estreou em 2007 e revolucionou, sem dúvida, o género, nunca se pensou que um filme espanhol tivesse tanto sucesso como "REC" teve (até houve um remake americano, "Quarantine"). É dos filmes mais assustadores para mim, e que consegue pegar no estilo de câmara particular e utilizá-lo da melhor maneira. O grau de realismo e credibilidade do filme é imenso.

Trailer





2. Paranormal Activity (2007)

Photobucket 

Não concordo quando dizem que Paranormal Activity é sobreestimado. Ok, talvez tenha tido uma enorme mediatização e hype, e foi dos filmes mais lucrativos e falados do ano, mas penso que se justifique: a premissa do filme diz-nos logo que podemos contar com imenso suspense. E de facto assim sucede. O filme consegue ser bastante tenso e pertubador, mesmo sendo low budget, e o seu argumento convicente e realista comprova que não é necessário sangue, gore, entre outras coisas para se fazer um bom filme de terror.

Crítica aqui

Trailer





1. The Blair Witch Project (1999)

Photobucket

The Blair Witch Project é um filme de terror de baixo-orçamento realizado em 1999 por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez é simplesmente genial, sendo uma obra de perfeito sucesso. É dos filmes mais rentáveis de sempre e indiscutivelmente o meu preferido deste género. É daqueles que se desenvolve lentamente, mas não falha na criação de um suspense de cortar a respiração. É engenhoso ao máximo.

Trailer





Menções Honrosas

Noroi (2005)
Home Movie (2008)
Poughkeepsie Tapes (2007)
V/H/S (2012)
Chronicle (2012)

    
  


por Sarah Queiroz

5 comentários:

  1. Gostei! Não conheço todos, mas o Cloverfield e o Blair Witch Project são obrigatórios. Por acaso ainda esta semana vi o Catfish, que também se insere no género - se um dia for provado que não é real :P

    ResponderEliminar
  2. Também não conheço todos, e tenho de destacar o Paranormal Activity, que feito sem quaisquer meios e recursos, até tem ali muitas ideias e muita qualidade. Bela ideia, a da lista :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  3. Para mim os melhores são sem dúvida V/H/S e Cloverfield, filmes bastante diferentes quer nos temas, quer nos orçamentos, mas muito bem conseguidos. Blair Witch e Paranormal Activity... Nooooooo! :P
    De resto a lista está excelente, sendo difícil fazer outros destaques... gosto bastante do REC e Diary of the Dead (claro!).

    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
  4. REC e Blair Witch são terríveis, odeio os dois filmes. Mas adoro Grave Encounters, mostra a loucura em seu estado real.

    ResponderEliminar
  5. e bom FENOMENOS PARANORMAIS,REC,ATIVIDADE PARANORMAL e etc...

    ResponderEliminar