sábado, 1 de Setembro de 2012

TOP 10 Melhores: Crianças no Terror

Filmes com crianças aparentemente inocentes que se revelam demoníacas é algo que, nos filmes de terror, assenta na perfeição. É como juntar tarte de maçã com gelado. Mas não é uma fórmula exactamente fácil de se fazer, pois poucos são os filmes memoráveis nesse aspecto... Acreditem que elaborar uma lista sobre Crianças no Terror não é igualmente fácil! O critério de inclusão para mim, daí a margem larguíssima de subjectividade, é o assustarem-me de morte, por diversas razões. E vão perceber o porquê da subjectividade, pois digamos que há nomes nesta lista que não são propriamente a personificação do susto, mas intrigaram-me de certa maneira. 
Esta lista irá representar o meu TOP 10 Crianças no Terror, ou seja, englobará as minhas preferências dado os filmes que vi, podendo deixar de parte alguns clássicos que não tive oportunidade de ver (mas fica aqui já a menção honrosa de Rhona Penmark em "The Bad Seed" (1956)).

Procedam com cuidado...


10. Children of the Corn (1984) / Isaac

Photobucket

Baseado numa obra de Stephen King, Children of the Corn centra-se em Isaac, cabeça-mestre de um culto de crianças que consegue convencer as mesmas a assassinarem todos os habitantes adultos, usando o sangue destes para irrigar os enormes campos de milho da cidade.... Só pela imagem conseguem perceber o quão arrepiante consegue ser. Olhos vazios, coração de gelo. Recomendo que vejam este e não o remake.

Trailer



9. The Shining (1980) / Danny Torrance e as Gémeas

Photobucket

Photobucket


The Shining, enorme clássico de Kubrick dos anos 80. O filme segue a história de Jack (Jack Nicholson), que é contratado para ficar a guardar um hotel durante o Inverno. Assim, vai para lá com a sua mulher (Shelley Duvall) e filho (Danny Lloyd). Há medida que o tempo passa, o contínuo isolamento começa a causar problemas mentais sérios, conduzindo a um comportamento cada vez mais agressivo e perigoso...
É um clássico obrigatório para os amantes de terror e suspense. Quem se esquece da mediática frase "Here's Johnny!" por Jack Nicholson? Só que desta vez os mencionados são mesmo o Danny Torrance e as Gémeas... A apatia de Danny considero perturbadora, especialmente quando só dizia "REDRUMM". Credo. E é claro que também me provocou sonhos particularmente agradáveis a cena mediática das gémeas, "Come play with us!". Um exemplo de filme intemporal!

Trailer




8. Village of the Damned (1960)

Photobucket


Idênticos, loirinhos, com olhares vidrados que revestem persuasão e poder. Óbvio que as criancinhas do "Village of the Damned" tinham que cá constar, pois estão extremamente perturbadoras num dos melhores filmes de terror dos anos 60. "A Cidade dos Malditos" é um filme arrepiante que marcou o início da década. O filme teve um remake em 1995, mas que não teve o mesmo sucesso que o original.
Numa pequena vila, acontece algo muito estranho que deixa os seus habitantes inconscientes por algumas horas, e algumas mulheres ficam grávidas. Nove meses depois, as crianças nascem, e quando crescem desenvolvem poderes mentais únicos que não têm qualquer hesitação em usar, mesmo se tiverem que enveredar pelo mal. A população começa a revoltar-se contra as crianças, e fazem tudo para detê-las.

Trailer




7. The Addams Family (1991) / Wednesday

Photobucket

Percebo que seja surpreendente que Wednesday Addams tenha chegado à lista, pois o filme não é propriamente de terror. Mas verdade seja dita, a personagem é um verdadeiro diabrete, com uma personalidade de arrepiar a espinha. Sinceramente para mim tinha que constar! Adoro os filmes, e penso que seja uma grande interpretação de Christina Ricci. 

Trailer

 



6. The Good Son (1993) / Henry Evans

Photobucket

Macaulay Culkin, mais conhecido pelo filme "Home Alone", interpreta aqui Henry Evans, um filho aparentemente perfeito. Mas é claro que tinha que ser precisamente o contrário, um psicótico miúdo que assassinou o irmão mais novo em segredo. Quando o seu primo Mark (Elijah Wood) vem visitá-lo, Henry começa a demonstrar a sua verdadeira personalidade...

Trailer




5. Ju-On: The Grudge (2002) / Toshio

Photobucket

Muitos ficarão novalmente surpreendidos pela inclusão de Toshio Saeki nesta lista. Mas como já referi que esta lista não irá com certeza preponderar para o clássico, era-me impossível não referir esta personagem. Para mim é indiscutivelmente a criança mais assustadora de sempre em filmes asiáticos... Gostei tanto no original como no remake. Tive que meter esta animação em baixo... Como é que isto não é assustador?!

Photobucket

Trailer




4. The Ring (2002) / Samara

Photobucket

Todos nós sabemos a história. Aliás, até penso que nunca ninguém encarou as videocassestes da mesma maneira. Tal como em Ju-on, em The Ring também gostei imenso tanto do original como o remake. Aliás, até penso que The Ring seja o remake mais bem sucedido de sempre. Considere-se ou não The Ring um bom filme de terror, é simplesmente incontornável de que Samara é arrepiante até dizer chega. Não percebo o medo de moças de cabelo escorrido em frente da cara, mas o certo é que Samara desperta em mim um receio bruto. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que vi. Então a cena em que ela sai da televisão... Enfim, sem palavras.

Trailer




3. Orphan (2009) / Esther

Photobucket


Antes demais, adoro o filme, pois consegue ser creepy, tem uns grandes actores, e um plot twist como nunca antes visto! Eu digo-vos, a tamanha surpresa que apanhei com Orphan é inexplicável e conta-nos a história de um casal, Kate e John Coleman (interpretados por Vera Farmiga e Peter Saarsgard respectivamente) que tem dois filhos, Danny (Jimmy Bennett) e Max (Aryana Engineer); No entanto, Kate sofre um aborto enquanto grávida do terceiro, ao que leva o casal a optar por adoptarem uma criança. E é nesse contexto que chega Esther (Isabelle Fuhrman). Logo do início é perceptível que há alguma coisa de errado com Esther. Há medida que o filme vai desenrolando, começamos a assistir ás suas manipulações e aos seus instintos homicidas. Outro ponto de realçar, o sotaque russo dela é completamente de arrepiar...

Trailer




2. The Exorcist (1973) / Regan MacNeil

Photobucket

Esta lista não seria a mesma sem "The Exorcist". Interpretada por Linda Blair, que na altura tinha os seus tenros 14 anos, Regan MacNeil consegue ser a personagem mais mediática e icónica dos filmes de terror. Devo dizer que quando vi o "The Exorcist", tendo eu os meus 8 anos de idade, fiquei assolada de medo. É dizer pouco. Acho que são diversos os motivos, nem vale a pena enumerá-los... Linda Blair revelou aqui um enorme talento, não é mesmo para todos a interpretação tão realista e credível de uma possessão demoníaca. Clássico.

Trailer




1. The Omen (1976) / Damien Thorn

Photobucket

Photobucket

Sinceramente, haveria outra escolha para 1º lugar? É provável que muitos esperassem que o "The Exorcist" levasse a taça, mas se há criança que personifica como ninguém o verdadeiro terror, essa criança terá que ser Damien Thorn, personagem do magnífico filme "The Omen". Damin é literalmente o filho de Satanás em forma de rapazinho, portanto devem imaginar o terror que sai dali... Harvey Stephens, que na altura tinha 4 anos, fez um excelente papel. Jamais pensaria vir a ter medo de uma criança tão pequena...

Trailer




Outros

Photobucket


Let Me In (2010)  - Abby

Sixth Sense (1999) - Cole

Interview with the Vampire (1994) - Claudia

Poltergeist (1982) - Carol Anne

Case 39 (2009)  - Lilly



por Sarah Queiroz

4 comentários:

  1. Está muito bom, gosto da maioria das escolhas, mesmo nas menções honrosas. O primeiro tinha mesmo de ser entre a Regan e o Damien :) Bjinhos

    http://onarradorsubjectivo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ideia curiosa para um top, há crianças que realmente mostram logo uma grande aptidão para a representação.

    ResponderEliminar
  3. O garotinho que faz o Damien no remake de 2006 é bem mais assustador o.o

    ResponderEliminar
  4. ADOOOOOOOOOOOOORO O MACAULAY CULKIN NESSE FILME ELE TRABALHOU MUITO BEM

    ResponderEliminar