quarta-feira, 28 de abril de 2010

TOP Terror - Década de 60 e anteriores

Chegamos à ultima parte do TOP Terror, em que nos debruçamos sobre a década de 60 e as anteriores. A partir da próxima semana, o nosso TOP será sobre outro tema.

Os anos 20 e 30 foram caracterizados pelo surgimento de filmes do género "monsters", como Frankenstein e Dracula, em que a explicação do mal era sempre algo sobrenatural ou "monstruosa". No entanto, nas décadas subsquentes, foi surgindo um novo subgénero, o chamado "Horror-of-personality" (que o filme "Psycho" tornou tão famoso), em que o terror se caracteriza pelos seus vilões serem simplesmente maléficos, sem qualquer carácter sobrenatural, ao contrário do que se assistia até então.

Confesso que não vi uma lista imensa de filmes destas épocas, pelo que a minha lista talvez não incluirá muitos títulos. Decerto que faltarão alguns. Mas a lista que vou enunciar, é, na minha opinião, os melhores filmes de terror das décadas correspondentes. Aqui ficam, sem nenhuma ordem particular:



Psycho (1960)



"Psycho" é capaz de ser o filme mais icónico do género de todos os tempos, apesar das críticas iniciais serem mistas. Alfred Hitcock é o verdadeiro mestre do terror e suspense.

Trailer:



The Birds (1963)



Outro grande clássico por Alfred Hitchcock.
"The Birds" conta-nos a história de uma jovem rapariga que se desloca até Bodega Bay, atrás de um potencial namorado. No entanto, em Bodega Bay começam a acontecer factos estranhos, como pássaros de todas as espécies começarem a atacar violentamente a população.
Acho que o meu receio pessoal de pombas começou após a visualização deste filme.


Night of the Living Dead (1968)



É o primeiro filme da triologia tão aclamada de George A. Romero.
Em 1968, George A. Romero criou um fenómeno de culto instantâneo que influenciou todos os filmes do género e ainda hoje é visto como o filme de zombies mais espectacular de sempre.
Não há mais nada a dizer, simplesmente vejam-no.

Filme inteiro:





Village of the Damned (1960)



"A Cidade dos Malditos" é um filme arrepiante que marcou o início da década. O filme teve um remake em 1995, mas que não teve o mesmo sucesso que o original.
Numa pequena vila, acontece algo muito estranho que deixa os seus habitantes inconscientes por algumas horas, e algumas mulheres ficam grávidas. Nove meses depois, as crianças nascem, e quando crescem desenvolvem poderes mentais únicos que não têm qualquer hesitação em usar, mesmo se tiverem que enveredar pelo mal. A população começa a revoltar-se contra as crianças, e fazem tudo para detê-las.

Trailer:




Bride of Frankenstein (1935)



Este filme é a sequela de "Frankenstein" de 1931.
"Bride of Frankenstein" constitui uma rara excepção: é melhor que o primeiro filme. Geralmente, as sequelas não são melhores que os primeiros, mas neste caso o inverso sucede-se.

Trailer:





Nosferatu (1922)




"Nosferatu" é um filme de expressionismo alemão realizado por F. W. Murnau. Foi bastante controverso, visto tratar-se de uma adaptação não autorizada do romance Dracula por Bram Stoker , mas no entanto, tornou-se na principal influência de diversos filmes posteriores. É um clássico! Apesar de filmes mudos não agradarem a todos, este decerto que não desilude, tendo em conta que foi feito em 1922.

Filme inteiro:




Rosemary's baby (1968)



Este filme é um clássico de Roman Polanski e do género terror nos anos 60. Outra razão para verem o filme é pela Mia Farrow. Ela é uma grande actriz, e neste está soberba.
"Rosemary's baby" conta-nos a história de Rosemary e o seu marido que mudam-se para um novo apartamento em Nova Iorque. No entanto, algo de muito estranho se passa com os seus vizinhos, e após engravidar misteriosamente, Rosemary faz de tudo para evitar que o seu futuro filho seja alvo de uma seita de bruxarias por parte destes, que querem que ela dê à luz ao filho do diabo.

Trailer:




Partilha connosco a tua opinião!

por Sara Queiroz

1 comentário:

  1. Boa lista! Só me faltam ver o Village of the Damned e o Bride of Frankenstein. Outro grande filme de terror que punha numa lista era o Das Cabinet des Dr. Caligari.

    ResponderEliminar