quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TOP Melhores de Sempre - 2ª Guerra Mundial



Segunda Guerra Mundial, segunda Mixórdia Militar:1939 a 1945.

Este evento teve grande influência em diversas áreas, particularmente na sétima arte, livros e televisão; e mesmo na altura da guerra. 
As década de 60 e 70 são consideradas o auge do cinema sobre a Segunda Guerra Mundial, com grandes filmes como The Longest Day, The Great Escape e Patton. De facto, há inúmeros filmes que considero muitíssimo bons, e é difícil escolher só alguns. Apesar de cada vez em menor número, filmes sobre esta temática continuam a ser feitos; uns excelentes e outros não tão bons. 
Claro que, no que toca à Segunda Guerra Mundial, há diversos "sub-temas" em que os filmes especificam mais, conseguindo haver alguma variedade.

AVISO: já agora...se querem um filme bom sobre o ataque do Japão a Pearl Harbor, vejam o Tora!Tora!Tora! e não o Pearl Harbor, se faz favor.

10. Stalingrad (1993) 


Temos que admitir que os filmes alemães conseguem ser excelentes no que toca à temática da Segunda Guerra Mundial. O filme é bom, realizado por Joseph Vilsmaier e conta com a magnífica performance de Thomas Kretschman (que também participa nos filmes The Pianist e Der Untergang)

O filme é um retrato da Batalha de Estalinegrado, uma das mais violentas da História. Stalingrad consegue retratar melhor a Batalha do que Enemy at Gates, apesar de este último conseguir superar em outros aspectos.
Crítica: N/A
Trailer:




9. Letters from Iwo Jima (2006) 



Realizador Clint Eastwood + Actor Ken Watanabe + uma das maiores Batalhas da Segunda Guerra Mundial = filme obrigatório. 

O filme é a continuação de Flags of Our Fathers,e ambos abordam Batalha de Iwo Jima, só que este é da perspectiva dos soldados japoneses, o que considero fantástico. 
Clint Eastwood consegue realmente trazer a realidade sufocante vivida na época. O filme recebeu excelentes críticas, e realmente seria um disparate se não recomendasse este filme. 

Crítica: Aqui
Trailer:
 

 



8. Patton (1970)



Patton. Quem o viu, sabe que o discurso de 6 minutos iniciais com a bandeira norte americana atrás constitui uma das cenas mais famosas na história do cinema. É um filme de guerra biográfico, que conta a história do génio militar George S.Patton, é realizado por Franklin J. Schaffner e venceu 8 Óscares da Academia. 
General George S. Patton era o único general Aliado temido pelos Nazis. Superou Rommel em África, e depois do Dia-D liderou as suas tropas numa poderosa campanha através da Europa. Porém, Patton era tão rebelde quanto brilhante, e o seu temperamento altamente instável, foi o único inimigo que nunca conseguiu vencer. 

Crítica: N/A
Trailer:

 



7. Enemy at the Gates (2001)


Outro filme com um elenco fantástico: Jude Lay, Rachel Weisz e Joseph Fiennes (perdoa-me Joseph mas prefiro o teu irmão Ralph). Estes três actores dão uma performance impecável ! 
O filme passa-se no ano de 1942 a 1943, durante a Batalha de Estalinegrado. No entanto, e apesar de gostar do filme, creio que Enemy at Gates não constitui o melhor retrato desta Batalha, apesar de ter outras componentes mais interessantes que o fazem um excelente filme sobre a Segunda Guerra Mundial. Consegue dosear a acção com o romantismo (sim, porque até neste filme há o cliché dos dois melhores amigos apaixonarem-se pela mesma rapariga). 

Crítica: N/A
Trailer: 


 


6. Der untergang (2004)


Convenhamos e ponhamos o rancor de lado por uns segundos: Adolf Hitler constitui a figura da 2ª Guerra Mundial; claro está, não poderia deixar de ser retratado em diversos filmes. No entanto, tanto há boas como há más interpretações de Hitler no cinema...Exemplos de boas: The Great Dictator, uma comédia fantástica com Charlie Chaplin, ou então The Bunker com o Anthony Hopkins. No entanto, não há dúvida alguma que Der Untergang (em inglês: Downfall) é o filme que melhor retrata os dias finais de Hitler e da Alemanha Nazi. Bruno Ganz é dos melhores Hitlers da história do cinema. 

Crítica: Aqui 

Trailer: 
 


5. Saving Private Ryan (1998) 



Quem nunca viu este filme, conhece-o como "aquele filme dos soldados em que entra o Tom Hanks e é realizado pelo Spielberg!". Este é um filme obrigatório e já é um clássico de guerra. 
Ao desembarcar na Normandia, dia 6 de Junho de 1944 (o famoso Dia D), o Capitão John Miller recebe a missão, na praia, de resgatar com vida o soldado James Ryan. A missão é arriscada; qual a razão de se arriscar a vida de oito soldados para salvar a de um ? 

Crítica: Aqui
Trailer: 

 


4. The Pianist (2002) 


The Pianist é dos meus filmes favoritos, e dentro da temática da Segunda Guerra Mundial é dos que mais me toca. 
Roman Polanski teve uma visão extraordinária como realizador, e o actor Adrien Brody interpretou magnificamente o pianista Wladyslaw Szpilman. Quem se esquece da magnífica cena em que Wladyslaw toca para o oficial alemão? 
O filme retrata a história do judeu polaco e músico Szpilman, e na sua batalha pela sobrevivência nas ruas de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. Brilhante. 

Crítica: Aqui 
Trailer:
 
 



3. Inglorious Basterds (2009) 


Apesar de não estar historicamente correcto, aqui está um excelente filme, brilhante e magníficamente interpretado. Christopher Waltz é magnífico como o Nazi Hans Landa e Quentin Tarentino mais uma vez prova a sua mestria na realização, e ousa assassinar o grande ditador Adolf Hitler. 

Muito resumidamente, um grupo de soldados judeus , The Basterds, planeia derrubar o Terceiro Reich. Num cinema em Paris, todos os maiores oficiais Nazis estarão lá para a estreia de um filme. A dona do cinema, Shoshanna Dreyfus, também tem sede de vingança, pois assistiu à execução da sua familia pelas mãos do Coronel Nazi Hans Landa. Será que a Segunda Guerra Mundial poderá acabar numa noite? 

Crítica: Aqui
Trailer:
 

 



2. Schindler's List (1993) 


É caso para dizer que Steven Spielberg brilha neste tipo de filmes. Com um elenco incrível, incluindo Lian Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley, Schindler's List constitui dos melhores retratos da Segunda Guerra Mundial. 
O filme é baseado numa história verídica, em que Oskar Schindler salvou cerca de 1100 judeus de serem mortos nos campos de concentração de Auschwitz. Recomendadíssimo! 

Crítica: Brevemente
 Trailer: 

 




1. Das Boot (1981) 


E o primeiríssimo lugar vai para o magnífico Das Boot, um filme alemão realizado por Wolfgang Petersen. 

O filme conta a história do U-Boot U-96, um submarino alemão da frota dos famosos Lobos-Cinza. O submarino U-96 leva a mais preparada elite de marinheiros alemães, que são massacrados como trágico lixo de guerra. 
O realizador leva-nos ao extremo com este filme, e consegue transpôr para o grande ecrã a angústia e o desepero da tripulação, que lutam entre a vida e a morte numa cansativa claustrofobia no mar. Mostra-nos realmente a realidade da guerra. É excepcionalmente bom ! 

Crítica:
 Aqui 
Trailer: 

 



Outros:

Photobucket


E ainda :

Empire of the Sun
The Big Red One
The Great Dictator
La Vita è Bella
The Dirty Dozen,
Flags of our Fathers
The Boy in the Striped Pajamas
Empire of the Sun
The Big Red One
The Winter War
The Hill
Army of Shadows
Idi i smotri
The Guns of Navarone
Twelve Clock O'High
Zwartboek


por Joana Queiroz



11 comentários:

  1. Vou usar esta lista para futuras recomendações! As inclusões de Schindler's Lost (that's a given) e de Letters From Iwo Jima deixam-me particularmente feliz :D E bem sei o quanto quero ver o Das Boot!

    ResponderEliminar
  2. "General George S. Patton era o único general Aliado temido pelos Nazis. Superou Rommel em África"

    Que peta! E o General Eisenhower?! E o Field Marshal Bernard Law Montgomery que foi o "fraquinho" que levou os alemães à frente, mais propriamente Erwin Rommel, e virou a guerra para o lado dos Aliados no Norte de África apenas numa batalha (Batalha de El Alamein) quando outros comandantes/generais (ou outros postos "tretosos") bretões não conseguiram fazê-lo? Tudo bem que até teve um bom desempenho em França na Battle of the Bulge e no próprio Norte de África, mas não é tão legendary que mereça ser erguido sozinho =P

    ResponderEliminar
  3. Nuno, fico contente =). Sim, realmente Schindler's List is a given ^^. Letters from Iwo Jima está excelente mesmo, prefiro-o ao Flags from Our Fathers por acaso :)

    José, José. Já sei que realmente és sensível a asneiradas históricas. Cá para mim, tanta coisa só por ter dito que o Patton foi um génio militar =P. E claro, o "superou". Gostas é mais do Rommel , é é.

    ResponderEliminar
  4. O Patton sozinho não superava nada. Se não fossem os outros que também tiveram bons desempenhos. Está tudo ligado =P Quanto ao Rommel, os alemães e italianos perderam em grande parte por serem porcos (má higiene) XD

    ResponderEliminar
  5. uhuh.. BEST TOP EVERRRR *_*
    só tenho pena que o Empire of the Sun não esteja aqui em grande destaque, é um dos meus filmes preferidos ;_; e até o Boy in the Stripped pijamas... de resto há muitos filmes aqui que não conheço e despertaram.m a atenção.
    Adoro o Letters from Iwo Jima, acho que dá uma perspectiva diferente sobre a Guerra, não gostei muito do Flags of our fathers no entanto.
    Saving private ryan também é um dos filmes que gosto mais...
    Mas adorei este top, muito interessante :D

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Ana :D!
    A 2ª Guerra Mundial per se já é bastante interessante, e as visões cinematográficas sobre ela conseguem ser brilhantes (apesar de haver outros filmes mauzinhos, hei-de fazer um TOP sobre os piores xD).

    Adorei o Empire of the Sun, reconheço a "falta de destaque"... hei-de fazer a crítica e aí destacá-lo-ei hihi.

    Aconselho a veres os que referi no TOP (incluindo os "outros" e "e ainda") ^^

    Obrigada pelo comentário e unca hesites em partilhar a tua opinião connosco :)

    ResponderEliminar
  7. Jota.... é uma afronta fazeres um top de filomes sobre a 2ª guerra e não referires "hitler the rise of Evil" fiquei ofendido lol estou a brincar.

    Beijinho do Jorge Feio

    ResponderEliminar
  8. OMG Jorge xD. Por momentos pensei que tivesses a falar a sério =P.
    Só não o referi por ser uma mini-série e não um filme (A) haha. Mas agora a sério, toda a produção em torno dessa mini-série está mesmo muito precária e nada credível. O rigor Histórico é inexistente (completamente) e falta imensa credibilidade, como já referi anteriormente.

    Mas pronto, combinamos e fazemos uma sessão de Hitler The Rise of Evil, o que achas xD ?
    Obrigada pelo teu comentário :)

    ResponderEliminar
  9. Inglorious Basterds nunca deveria ser incluido nesta lista
    Inglorious Basterds é um piada
    simplesmente um dos piores filmes da categoria

    ResponderEliminar
  10. kkkkk... o amigo acima está certíssimo. BASTARDOS INGLÓRIOS é sacanagem.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de histórias de guerra, ter em conta algumas destas opções é um dos meus favirotas. Um dos melhores filmes do Oscar 2015 para recomendar sobre este tema é a American Sniper, certamente umo dos filmes favoritos.

    ResponderEliminar