quarta-feira, 25 de maio de 2011

Water for Elephants (2011)

"It is the most spectacular show on Earth."

Water for Elephants tinha tudo para atingir um verdadeiro jackpot: baseado no best seller com o mesmo nome de Sara Gruen, um filme cujos cenários são mind-blowing, o ídolo Robert Pattinson, a bela Reese Whiterspoon e o soberbo Christoph Waltz. O que poderia dar errado?

O filme apresenta-nos Jacob Jankowski (Hal Holbrook), que já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30. Vivia-se um período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Somos levados até a essa altura, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e estudante de Medicina Veterinária. Ele conheceu a brutalidade dos homens para com os outros e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou, Marlena (Reese Whiterspoon). Esta era Encantadora de Cavalos, a principal atracção e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz). August é um homem carismático, mas extremamente perigoso quando as suas duas paixões entram em jogo…

Sendo um filme baseado num best seller, é se
mpre difícil reproduzi-lo, constituíndo um grande desafio. Contudo, não vou abordar essa vertente pois não li o livro.
A história, sendo contada em flashback, tem os seus pontos fortes na introdução de Jacob, apesar de ser um pouco slow paced. A partir do momento em que Jacob conhece Marlene, o filme perde toda a sua força, pois considero que Pattison e Whiterspoon não têm qualquer química. O filme perde-se no melodrama e não sentimos nada, e há alguns diálogos muito cheesy. Conseguimos é sentir tudo na figura maléfica de August, sendo uma das principais qualidades da longa. O filme é provido de algumas personagens interessantes, mas devo dizer que o dono do circo August é mesmo a mais interessante. A trama é extensa, e dá-se pelo tempo passar, mas devo dizer que a partir do momento em que Rosie (a elefanta) entra em acção, o filme torna-se mais interessante. Ela é
a verdadeira estrela do filme, as cenas mais fortes são com ela e conseguimos criar uma ligação com este dócil animal. O humor também está presente em algumas cenas do filme, o que nos faz descontrair de alguma tensão provocada pela personagem diabólica interpretada por Christoph Waltz.

O realizador Francis Lawrence, a mente por d
etrás de I am Legend e Constantine, trouxe-nos um romance tradicional passado num circo. Contudo, a sua realização foi competente, já não se vê muitos filmes assim. Water for Elephants pinta um verdadeiro quadro do que realmente era a vida de circo nos anos 30, e o seu pequeno universo. Lawrence consegue os mais pequenos detalhes, o que é de facto incrível. Um grande ponto positivo no filme é a direcção de arte. Os anos 30 são recriados de uma maneira lindíssima, o guarda roupa e os cenários não deixam nada a desejar; os elementos cénicos estão de facto geniais. A cinematografia está muito poderosa em Water for Elephants.

Em relação aos actores,
não há nada de negativo a apontar. Robert Pattison, rotulado para sempre como o vampiro de Twilight, foi uma grande surpresa. Sim, não foi a interpretação do ano mas foi foi uma agradável surpresa. Reese Whiterspoon foi competente, apesar de sentir que lhe faltava alguma coisa. A química entre os dois primeiros deixa muito a desejar. Temos muito por onde olhar, mas nada para sentir. O grande destaque foi Christoph Waltz, sem grande surpresa; adoro o actor, já em Inglorious Basterds tinha sido divinal, mas em Water for Elephants consegue provar-nos mais uma vez o excelente actor que é. Waltz entrega-nos uma performance intensa e é um vilão sensacional.

De qualquer forma, Water for Elephants é um filme charmoso, com um ar clássico e apelativo, que brinda-nos com uma boa história, podendo ser melhor em alguns níveis. Como perguntei ao início "O que é que poderia dar errado?"; bom, com ingredientes tão promissores que o filme dispunha, considero apenas que o filme poderia ser ainda melhor.

EXAME

Realização: 8/10
Actores: 8/10
Argumento/Enredo: 7/10
Efeitos/Fotografia: 9/10
Duração/Conteúdo: 5/10
Transmissão da principal ideia do filme para o espectador: 7/10

Média Global: 7.1/10

Crítica feita por Joana Queiroz


Informação

Título em português: Água para Elefantes
Título Original: Water for Elephants
Realização: Francis Lawrence
Ano: 2011
Actores: Robert Pattison, Reese Whitherspoon, Christoph Waltz

Trailer do filme:


2 comentários:

  1. Sua crítica me deixou bastante entusiasmado, pensava que era um romance muito bobo ou algo do gênero, ainda mais com Pattinson no elenco. Se bem que, várias pessoas já chegaram em mim elogiando o filme. Fiquei curioso, vou conferi-lo o quanto antes :)

    Abs.

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que esperar deste filme se o chegar a ver. Os meus amigos insistem para irmos ver.

    Abraço
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar