Agora é a minha vez de partilhar os meus 14 filmes favoritos; uau, é mesmo um desafio, dado que há *milhares* de filmes que adoro, dentro de diversos géneros. Contudo, a Ficção Científica e os filmes épicos estão mesmo no mais alto nível, e é mesmo difícil colocá-los numa determinada ordem. Não hesitem em partilhar connosco a vossa opinião relativamente a este TOP 14 de Filmes.
14. The Great Dictator (1940)
Crítica: Aqui
A estrela Charlie Chaplin perdura na mente de todos os cinéfilos por alguma razão, e acho que ao verem o filme perceberão porquê. É o primeiro filme falado de Chaplin e tem momentos icónicos que marcam o Cinema para sempre.
13. Wall-E (2008)
Crítica: Brevemente
Wall-E" tornou-se dos meus filmes de animação favoritos porque reúne uma série de qualidades que prezo bastante: inteligência, coerência, ciência e diferença (e ser da pixar :O!) . É um filme que não agrada a todos, por ser mesmo muito especial. Fantástica jornada pelo universo futurista.
12. Saving Private Ryan (1998)
Crítica: Aqui
Não há experiência cinematográfica tão poderosa como o filme Saving Private Ryan. Este, para além de inolvidável, é absolutamente brilhante e permanece indubitavelmente na História do Cinema. E para não falar que tem a temática da segunda guerra mundial, que adoro como poderão constatar aqui.
11. Der Untergang (2004)
Crítica: Aqui
Um filme que retrata o maior ditador da História constitui um grande desafio. Contudo, o realizador Oliver Hirshbiegel brinda-nos com um bom filme, que se torna inesquecível com algumas cenas marcantes e é completamente desprovido de alguma forma de comercialismo, sendo uma boa recreação dos últimos dias de Hitler e do Nazismo.
10. Moon (2009)
Crítica: Aqui
Mal me conseguia lembrar da última vez que um filme de Ficção Científica tinha tido um efeito relevante em mim. Longe do estereótipo hollywoodesco, o estreante realizador Duncan Jones presenteia-nos com um filme que se aproxima bastante das obras máximas de Ficção Científica: Solaris de Tarkovsky e 2001 A Space Odissey de Kubrick.
9. District 9 (2009)
Crítica: Aqui
Sou um pouco exigente, mas com District 9 nem precisei: reúne todos os elementos que adoro. District 9 constitui um filme inovador e ousado, com magníficas características que o tornam inesquecível.
Crítica: Aqui
Crítica: Aqui
Sou um pouco exigente, mas com District 9 nem precisei: reúne todos os elementos que adoro. District 9 constitui um filme inovador e ousado, com magníficas características que o tornam inesquecível.
8. Letters from Iwo Jima (2006)
Crítica: Aqui
Clint Eastwood é, sem sombra de dúvida,um cineasta brilhante. A Segunda Guerra Mundial é uma temática envolvente e trabalhosa, mas Eastwood brinda-nos com um filme japonês absolutamente estrondoso sobre a épica batalha de Iwo Jima.
7. Gattaca (1997)
Crítica: Aqui
Para quem me conhece bem, sabe que Gattaca é um dos meus filmes de eleição. Não só tem uma temática muito interessante, como a Genética e o Espaço, como também conta com a interpretação de um dos meus actores favoritos, Ethan Hawke, como também Jude Law, Uma Thurman e Alan Arkin. Recomendo vivamente!
6. Edward Scissorhands (1990)
Crítica: Aqui
Dos meus realizadores favoritos, Tim Burton, com o meu compositor favorito, Danny Elfman e com o meu actor favorito, Johnny Depp, “Eduardo Mãos de Tesoura” é simplesmente dos meus filmes de eleição. É o culminar da carreira de Tim Burton e Danny Elfman juntos, é o clássico.
5. Inglorious Basterds (2009)
Crítica: Aqui
Apesar de não estar historicamente correcto, aqui está um excelente filme, brilhante e magníficamente interpretado. Christopher Waltz é magnífico como o Coronel da SS Hans Landa e Quentin Tarentino mais uma vez prova a sua mestria na realização.
4. The Pianist (2002)
Crítica: Aqui
3. The Dark Knight (2008)
Crítica: Aqui
O filme tem um excelente argumento, diálogos perfeitos, cenas muito bem trabalhadas e com as doses de acção muito equilibradas, para não falar da excelente interpretação de Heath Ledger como o lendário Joker. Genial!
Crítica: Brevemente
Os filmes da trilogia Lord of the Rings ocupariam três lugares na lista, pelo que tive que escolher o que considero melhor: The Return of the King,que conclui a saga. Está maravilhosamente épico, consagrando Peter Jackson.
1. Black Swan (2010)
Crítica: Aqui
Black Swan tornou-se um filme obrigatório para mim, não só pela magnífica história que nos envolve do início ao fim como também pelo soberbo trabalho da actriz Natalie Portman e do realizador Darren Aronofsky. Absolutamente brilhante!
Outros:
Django Unchained
The Hunger Games
The Hobbit: An Unexpected Journey
Star wars
Before Sunrise/Before sunset
Brave
Inception
Ágora
O Escafandro e a Borboleta
300
Crouching Tiger Hidden Dragon
and many many many many many more... (long live Cinema!)