Depois do Cinema

As Escolhas de Jota

By Jota Queiroz - domingo, junho 19, 2011


Agora é a minha vez de partilhar os meus 14 filmes favoritos; uau, é mesmo um desafio, dado que há *milhares* de filmes que adoro, dentro de diversos géneros. Contudo, a Ficção Científica e os filmes épicos estão mesmo no mais alto nível, e é mesmo difícil colocá-los numa determinada ordem. Não hesitem em partilhar connosco a vossa opinião relativamente a este TOP 14 de Filmes.


14. The Great Dictator (1940)

Photobucket

Crítica: Aqui


A estrela Charlie Chaplin perdura na mente de todos os cinéfilos por alguma razão, e acho que ao verem o filme perceberão porquê. É o primeiro filme falado de Chaplin e tem momentos icónicos que marcam o Cinema para sempre.



13. Wall-E (2008)

Photobucket

Crítica: Brevemente


Wall-E" tornou-se dos meus filmes de animação favoritos porque reúne uma série de qualidades que prezo bastante: inteligência, coerência, ciência e diferença (e ser da pixar :O!) . É um filme que não agrada a todos, por ser mesmo muito especial. Fantástica jornada pelo universo futurista.



12. Saving Private Ryan (1998)


Crítica: Aqui

Não há experiência cinematográfica tão poderosa como o filme Saving Private Ryan. Este, para além de inolvidável, é absolutamente brilhante e permanece indubitavelmente na História do Cinema. E para não falar que tem a temática da segunda guerra mundial, que adoro como poderão constatar aqui.



11. Der Untergang (2004)

Photobucket

Crítica: Aqui

Um filme que retrata o maior ditador da História constitui um grande desafio. Contudo, o realizador Oliver Hirshbiegel brinda-nos com um bom filme, que se torna inesquecível com algumas cenas marcantes e é completamente desprovido de alguma forma de comercialismo, sendo uma boa recreação dos últimos dias de Hitler e do Nazismo.





10. Moon (2009)

Photobucket

Crítica: Aqui

Mal me conseguia lembrar da última vez que um filme de Ficção Científica tinha tido um efeito relevante em mim. Longe do estereótipo hollywoodesco, o estreante realizador Duncan Jones presenteia-nos com um filme que se aproxima bastante das obras máximas de Ficção Científica: Solaris de Tarkovsky e 2001 A Space Odissey de Kubrick.


9. District 9 (2009)

Photobucket

Crítica: Aqui

Sou um pouco exigente, mas com District 9 nem precisei: reúne todos os elementos que adoro. District 9 constitui um filme inovador e ousado, com magníficas características que o tornam inesquecível.



8. Letters from Iwo Jima (2006)

Photobucket

Crítica: Aqui

Clint Eastwood é, sem sombra de dúvida,um cineasta brilhante. A Segunda Guerra Mundial é uma temática envolvente e trabalhosa, mas Eastwood brinda-nos com um filme japonês absolutamente estrondoso sobre a épica batalha de Iwo Jima.



7. Gattaca (1997)


Photobucket

Crítica: Aqui

Para quem me conhece bem, sabe que Gattaca é um dos meus filmes de eleição. Não só tem uma temática muito interessante, como a Genética e o Espaço, como também conta com a interpretação de um dos meus actores favoritos, Ethan Hawke, como também Jude Law, Uma Thurman e Alan Arkin. Recomendo vivamente!



6. Edward Scissorhands (1990)

Photobucket

Crítica: Aqui


Dos meus realizadores favoritos, Tim Burton, com o meu compositor favorito, Danny Elfman e com o meu actor favorito, Johnny Depp, “Eduardo Mãos de Tesoura” é simplesmente dos meus filmes de eleição. É o culminar da carreira de Tim Burton e Danny Elfman juntos, é o clássico.




5. Inglorious Basterds (2009)

Photobucket

Crítica: Aqui

Apesar de não estar historicamente correcto, aqui está um excelente filme, brilhante e magníficamente interpretado. Christopher Waltz é magnífico como o Coronel da SS Hans Landa e Quentin Tarentino mais uma vez prova a sua mestria na realização.




4. The Pianist (2002)

Photobucket


Crítica: Aqui

Filmes com a temática do Holocausto são sempre bem vindos, e The Pianist é um dos meus favoritos. Roman Polanski teve uma visão extraordinária como realizador, e o actor Adrien Brody interpretou magnificamente o pianista Wladyslaw Szpilman.




3. The Dark Knight (2008)

Photobucket

Crítica: Aqui

O filme tem um excelente argumento, diálogos perfeitos, cenas muito bem trabalhadas e com as doses de acção muito equilibradas, para não falar da excelente interpretação de Heath Ledger como o lendário Joker. Genial!


2. Lord of the Rings: The Return of the King (2003)

Photobucket

Crítica: Brevemente

Os filmes da trilogia Lord of the Rings ocupariam três lugares na lista, pelo que tive que escolher o que considero melhor: The Return of the King,que conclui a saga. Está maravilhosamente épico, consagrando Peter Jackson.


1. Black Swan (2010)

Photobucket

Crítica: Aqui

Black Swan tornou-se um filme obrigatório para mim, não só pela magnífica história que nos envolve do início ao fim como também pelo soberbo trabalho da actriz Natalie Portman e do realizador Darren Aronofsky. Absolutamente brilhante!


Outros:

Django Unchained
The Hunger Games
The Hobbit: An Unexpected Journey
Star wars
Before Sunrise/Before sunset
Brave
Inception
Ágora
O Escafandro e a Borboleta

300
Crouching Tiger Hidden Dragon

and many many many many many more... (long live Cinema!)


  • 18 Comments
  • Share:

The Hangover - Part II (2011)

By Jota Queiroz - domingo, junho 05, 2011
"Holla, City of Squalor!"

Onte
m, dia 3 de Junho, fez-se história. Os 3 temíveis críticos do mundialmente conhecido blogue "Depois do Cinema" estavam juntos numa sala de cinema, prontos para ajuizar o trabalho de Todd Philips e de toda a sua equipa, naquela que muitos diziam ser a "comédia do ano". Bom, em primeiro lugar temos de relembrar que o primeiro capítulo desta saga deixou as expectativas muito altas e por isso o segundo filme teria de ser realmente surpreendente. No entanto, pecou em alguns aspectos. A campanha de divulgação do filme levou-o para uma dimensão que criou uma ideia no espectador que seria para rir até cair e até faltar o fôlego. E mesmo tendo havido alturas em que se atingiu o climax, o que faltou no filme foi mesmo o factor-surpresa. Todd Phillips seguiu à risca a fórmula do 1º filme, arriscando pouco, pois o enredo de ambos estão bastante semelhantes, não obstante a divergência de personagens e localizações. Sem dúvida que o filme propõe-nos das situações mais caricatas, irreais e hilariantes, mas não é nada que não se esteja à espera e não constitui propriamente uma inovação. Mas comparar estas duas produções, apesar de inevitável, é errado. Relativamente à história: Depois de Doug, é agora a vez de Stu se casar. E nada melhor que a exótica Tailândia para fazê-lo. Ainda traumatizado com o que se passou em Las Vegas, Stu decide fazer uma despedida de solteiro mais discreta. Evidentemente que acabam por não seguir á risca esse plano e o que Stu tentava evitar, acaba por acontecer de novo.

O que resultou no primeiro capítulo de The Hangover, tal como já foi referido, foi mesmo o facto de ser algo de novo. Neste segundo, a previsibilidade impera durante todo o filme. Posso até garantir que o realizador pegou no primeiro filme e alterou pequenas coisas; a trama é igual. Todd Phillips não se deu ao trabalho de pensar e criar algo inteiramente original, pensando erradamente que se copiasse a fórmula do primeiro, tudo acabaria em bem. O realizador poderia ter feito bastante melhor, foi uma desilusão. Sim, há planos magníficos no filme e nota-se o calibre do realizador, havendo algumas cenas que realmente se destacam; contudo, existem as sequências em que o filme morre, e só nos resta esperar que ressuscite de alguma maneira. Até a banda sonora foi alvo deste gigante copy paste - apesar de ser extraordinária, é inteiramente baseada no primeiro.

Todavia, não deixem que estas minhas últimas palavras vos desanimem; o filme continua a ser extremamente divertido, devo até dizer que há momentos com Zach Galfianakis que são de chorar a rir. No entanto, aqui devo acrescentar que gostei bem mais de o ver nos recentes "A Tempo e Horas" e "Jantar de Idiotas". Aqui a personagem de Zach acaba por servir muitas vezes de bengala às partes do filme mais entediantes que a Joana já referiu. No que toca aos restastes actores, Bradley Cooper está realmente a crescer. Não que este tenha sido um papel exigente e marcante, mas depois das grandes interpretações em "Soldados da Fortuna" e "Sem Limites", volta a brindar-nos com um grande trabalho. Finalmente temos ainda Ed Helms e Ken Jeong que vão complementando as cenas de comédia e abrilhantando o filme. Uma grande salva de palmas para o trabalho feito com o pequeno macaco, ele próprio deveria ter um perfil no IMDB com direito a currículo! Este filme deu ainda para ver uma excelente interpretação de Paul Giammati, sem dúvida um dos melhores actores destes últimos anos, uma simplicidade e uma credibilidade que não costumamos ver em muitos outros.

Mesmo com alguma riqueza nas interpretações arrancadas pelos actores, o filme continua a pecar pela sua estrutura pouco inovadora
, que se arrasta a todos os níveis. Mesmo assim não deixa de ser um filme bom que entretém bastante, Todd Phillips delicia-nos com a sua visão do humor. Posso mesmo dizer que me diverti imenso, pois há piadas razoavelmente boas e os actores são uma mais-valia. É um filme que cumpre o seu objectivo, é divertido e arrancará muitas risadas dos espectadores.

Não é uma ida a Las Vegas, mas vale a pena a viagem a Bangkok. Todd Phillips quer um terceiro capítulo, só espero que não seja uma outra cópia; se assim for, mais vale fazer copy paste desta crítica.


EXAME

Realização: 6/10 5/10 5/10
Actores: 9/10 10/10 9/10
Argumento/Enredo: 7.5/10 7/10 6/10
Banda Sonora: 8/10 8/10 8/10
Fotografia: 7/10 8/10 8/10
Duração/Conteúdo: 6.5/10 7/10 7.5/10
Transmissão da principal ideia para o espectador: 7/10 7/10 8/10

Média Global: 7.4/10

Crítica feita por Pedro Gonçalves, Sara Queiroz e Joana Queiroz

Informação

Título em português: A Ressaca - Parte II
Título Original: The Hangover - Part II
Realização: Todd Phillips
Ano: 2011
Actores: Bradley Cooper, Zach Galfianakis, Ed Helms, Ken Jeong

Trailer do filme:






VER TAMBÉM:

The Hangover (2009)
  • 4 Comments
  • Share:
Newer
Stories
Older
Stories

Depois do Cinema

  • Página inicial
  • Críticas
  • TOP Filmes
  • Facebook
  • Sobre Nós

Follow Us

  • facebook
  • instagram

Especial Colaborações do Cinema

Espaço dedicado às nossas colaborações no cinema predilectas.

#1 - Leigh Whannell & James Wan - 4 filmes




#2 - Brad Pitt & David Fincher - 3 filmes




#3 - Johnny Depp & Tim Burton - 8 filmes




#4 - Neill Blomkamp & Sharlto Copley - 3 filmes



  • TOP 10 Melhores Filmes de Terror de 2013
  • TOP 10 Terror Asiático
  • Resident Evil 1-5 (2002-2012)
  • TOP 15 Melhores: Vilãs do Cinema
  • TOP 15 - Melhores filmes de 2012
  • TOP 15 Melhores: "Twist Endings" - Finais Surpreendentes
  • TOP Realizadores
  • Especial Colaborações do Cinema: James Wan e Leigh Whannell
  • TOP 10 Melhores Cenas: Filmes de Terror
  • TOP 10 Cinema Alemão

Obrigatório ver..

  • O Rato Cinéfilo
    "THE ARRANGEMENT"
    Há 9 horas
  • CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo
    Sol da Bahia
    Há 1 dia
  • Hoje vi(vi) um filme
    Crítica: O Ancoradouro do Tempo (2024)
    Há 2 dias
  • O FALCÃO MALTÊS
    **************** MADEMOISELLE JEANNE MOREAU
    Há 6 dias
  • CINE 31
    Blade Runner (1982)
    Há 1 semana
  • Portal Cinema
    Tudo Sobre Furiosa: A Mad Max Saga, História de Origem de Personagem Chave de Mad Max: Fury Road
    Há 10 meses
  • Bloggou: Cinema, Games, Informática, Tecnologia e Jogos Online.
    Wildlife Control Services: Maintaining Equilibrium in Human Habitats
    Há 1 ano
  • Not a film critic
    Notas de um Festival de Terror, Edição de 2021 – parte cinco
    Há 3 anos
  • Ecos Imprevistos
    Sivert Høyem: "Sleepwalking Man" - live
    Há 4 anos
  • Cinéfilo Inútil
    Agen Ion Casino
    Há 4 anos
  • Meu Mundo Alternativo
    Livro | The Double Me - 6x24: It's Over Now (+18) [SERIES FINALE]
    Há 4 anos
  • TERROR EN EL CINE.
    IMPACT EVENT. (TRAILER, POSTER E INFORMACIÓN) ☣️
    Há 5 anos
  • Rick's Cinema
    Crítica: "Portrait de la jeune fille en feu" (Retrato da Rapariga em Chamas)
    Há 5 anos
  • brain-mixer
    ON/OFF 2019
    Há 5 anos
  • E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?
    Crítica: Quando Explode a Vingança (1971)
    Há 5 anos
  • Cinema Rodrigo
    Piores Filmes e Séries que assisti no ano de 2018
    Há 6 anos
  • CLOSE UP!
    Vencedores do passatempo «Homem-Formiga e a Vespa»
    Há 6 anos
  • O Narrador Subjectivo
    Killer's Kiss (Stanley Kubrick, 1955)
    Há 8 anos
  • O Homem Que Sabia Demasiado
    O Homem no FB
    Há 8 anos
  • BLOCKBUSTERS
    Crítica: Lucy (2014)
    Há 9 anos
  • Delusion over Addiction
    Lego meets Jurassic Park
    Há 10 anos
  • Dial P for Popcorn
    MUDÁMOS DE CASA!
    Há 10 anos
  • TERCEIRO TAKE
    Filme: O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
    Há 10 anos
  • Cinema com Crítica
    38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo – Dia 14
    Há 10 anos
  • Febre da 7ª arte
    #1 Dexter Laboratory Coloring Page
    Há 11 anos
  • A Gente não Vê
    LEFF: "Only Lovers Left Alive", one thousand years of existencial crisis
    Há 11 anos
  • Keyzer Soze's Place
    And like that, poof. He's gone.
    Há 11 anos
  • Cinema Detalhado
    Detalhando: Amor Pleno (To the Wonder)
    Há 11 anos
  • Tertúlia de Cinema
    Tertúlia de Cinema XV: Ficção-Científica
    Há 12 anos
  • CINEBULIÇÃO
    O Artista / The Artist (2011)
    Há 13 anos
  • Um Ano em 365 Filmes
    Notas Finais
    Há 13 anos
  • Arte-Factos
    Black Bombaim + The Notorious Hi-Fi Killers no MusicBox
    Há 14 anos
  • Modern Times
  • A Voz do Cinéfilo
  • ­Vai Assistindo!
  • My One Thousand Movies
  • CINEMA'S CHALLENGE

Blog Archive

  • ►  2016 (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2015 (3)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (2)
  • ►  2014 (10)
    • ►  agosto (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (3)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2013 (29)
    • ►  novembro (1)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (7)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2012 (67)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (15)
    • ►  julho (2)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (8)
  • ▼  2011 (145)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (3)
    • ▼  junho (2)
      • As Escolhas de Jota
      • The Hangover - Part II (2011)
    • ►  maio (19)
    • ►  abril (18)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (18)
    • ►  janeiro (24)
  • ►  2010 (69)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (13)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (3)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (3)
  • ►  2009 (9)
    • ►  janeiro (9)
  • ►  2008 (7)
    • ►  dezembro (7)



Created with by BeautyTemplates | Distributed By Blogger Themes

Back to top