TOP 15 Melhores: "Twist Endings" - Finais Surpreendentes
By Sarah - segunda-feira, agosto 04, 2014
Toda a gente adora um final surpreendente. Aliás, há finais que nos apanham tão de surpresa que o cérebro quase que é forçado a explodir dentro da nossa cabeça. Isto porque existem uns que vêm mesmo do nada; outros que servem para completar o "puzzle"; e ainda há uns que aparentemente não fazem sentido mas que são simplesmente brutais à mesma... De qualquer das maneiras, todos eles são falados, mal ou bem.
Escusado será dizer que este artigo contém spoilers. Um conselho que posso dar é fazerem scroll down com cuidado, vejam o título do filme, e se não o viram anotam o nome e passam à frente sem ler.
Aqui fica o nosso TOP 15 Melhores: "Twist Endings" - Finais Surpreendentes. Partilhem connosco a vossa opinião!
15. The Skelenton Key (2005)
Neste creepy thriller psicológico, Kate Hudson interpreta uma enfermeira chamada Caroline que viaja até Louisiana para tomar conta de Ben, marido duma senhora chamada Violet, que sofreu de uma misteriosa trombose (John Hurt). Após ser dada a chave mestra da casa que abre todas as portas, ela começa a explorar a casa, desvendando imensos segredos, incluindo diversos artifactos de hoodoo. Caroline começa a pensar que Violet teve alguma coisa a ver com a trombose do marido, e pede ajuda ao advogado do casal, Luke...
O Twist: O casal Violet e Ben não eram quem diziam que eram. Papa Justice e Mama Cecile, dois conhecidíssimos praticantes de hoodoo, estavam dentro do corpo do casal á imensos anos. À medida que o corpo foi envelhecendo, Papa Justice tratou de ocupar o corpo do advogado Luke (daí ele no fim ser mau, inesperadamente, e Ben ter sofrido a trombose), enquanto que Mama Cecile andava de olho no corpo de Caroline. No final do filme, Cecile conseguiu o que queria, ficando com o corpo de Caroline, enquanto que a alma desta foi directamente para o corpo de Violet, vitimizado pela tal trombose....Adoro este filme, e o final foi bastante surpreendente, mesmo que ligeiramente irritante!
14. The Prestige (2006)
Desde a primeira vez em que se encontraram como jovens mágicos em ascensão, Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) competiram entre si. No entanto, a sua competição amigável evoluiu para uma rivalidade amarga, transformando-os em inimigos para toda a vida e, consequentemente, pondo em risco a vida de todos os que os rodeiam.
O Twist: Alfred Borden é um mágico incrível e consegue fazer coisas aparentemente impossíveis. Uma razão que possa contribuir para o facto é que, na realidade, ele divide-se em dois... Pois, ele tem um irmão gémeo! Revelação incrível.
13. SAW (2004)
Adam (Leigh Whannell) e Gordon (Cary Elwes) acordam amarrados em lados opostos de uma sala, com um cadáver entre eles. Os dois homens descobrem que são reféns de Jigsaw (Tobin Bell), um "serial killer" que coloca as suas vítimas em situações que as levam a cometer homicídio. Agora cada um deles tem de lutar contra o tempo...e contra o outro.
O Twist: Quando finalmente Lawrence Gordon consegue escapar (tendo que cortar o seu próprio pé), Adam fica sozinho com o cadáver à espera que chegue ajuda. Inesperadamente o cadáver começa a levantar-se, revelando ser o próprio Jigsaw que estava entre eles o tempo todo. Game Over! Achei o final incrivelmente inteligente.
12. Haute Tension (2003)
Marie (Cécile De france) e Alexia (Maïwenn Le Besco) resolvem passar uns dias em casa dos pais da segunda para conseguirem estudar para os exames que se avizinham. Enquanto que esperavam passar um fim de semana tranquilíssimo, rapidamente tudo se transforma num verdadeiro horror, quando um psicopata inesperadamente aparece na casa e assassina a família toda de Alexia. Marie luta pela sobrevivência, sendo a única que poderá ajudar a amiga que entretanto foi levada pelo psicopata.
O Twist: A heroína Marie é maluquinha da cabeça e é a assassina afinal, não existindo psicopata nenhum. Este twist ending é dos mais controversos do cinema moderno, mas goste-se ou odeie-se, há que reconhecer que Haute Tension é um filme espectacular e que, o final, é 100% surpreendente.
11. Identity (2003)
10 pessoas ficam presas num motel isolado, que pertence a Larry (John Hawkes), devido a uma violenta tempestade. Entre eles estão um motorista (John Cusack), uma actriz (Rebecca De Mornay), um agente da polícia (Ray Liotta) encarregue de transportar um prisioneiro (Jake Busey), um casal (Clea DuVall e William Lee Scott), entre outros. No meio da confusão, tudo piora, quando se começam a aperceber que, um a um, todos estão sendo assassinados, sem qualquer explicação.
O Twist: As pessoas que estão no motel são todas alter-egos da cabeça de um serial killer que está a ser submetido um tratamento especial no intuito de "matar" as suas personalidades alternativas. É um final de se bater palmas, imensamente criativo e electrizante. Chocante mesmo, e até ligeiramente assustador...
10. The Village (2004)
Em 1897, há uma pequena comunidade que vive atormentada pela ideia de que nos bosques existem criaturas monstruosas. Para além disso, a filha do governante da aldeia apaixona-se por Lucius, um jovem que questiona a política levada a cabo pelo governante de manter os moradores de Covington confinados à pequena aldeia.
O Twist: Na realidade o filme não se passa em 1897, mas sim em tempos actuais. A aldeia foi fundada por um grupo de pessoas que optaram por rescindir às maneiras modernas devido aos perigos dos meios urbanos. A maneira de evitar que as pessoas saíssem da aldeia era eles próprios criarem o mito da existência de monstros... Devo dizer que foi um final chocante, mas o realizador M. Night Shyamalan é bem conhecido por isso...
9. The Others (2001)
Durante a Segunda Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) e os seus dois filhos, mudam-se para uma casa esperando que o marido volte da guerra. As crianças sofrem de uma doença misteriosa, que os impedem de apanhar luz solar. Três novos empregados são contratados para substituir os anteriores, que desapareceram misteriosamente, e precisam aprender regras importantes: a casa tem de estar sempre escura, nunca se deve abrir uma porta antes de fechar a anterior, entre outras. Mas estas regras são quebradas, ao mesmo tempo em que eventos assustadores e sobrenaturais começam a acontecer, e o inevitável é acharem que há outras presenças na casa..
O Twist: Grace e os filhos são os espíritos que andam a atormentar a casa. Não só a revelação de eles estarem mortos foi chocante, como foi igualmente chocante saber que a razão pela qual eles estão mortos foi porque a Grace matou os filhos e depois a ela própria...
Crítica aqui
8. The Mist (2007)
Uma terrível tempestade assombrou a cidade, que deixou para trás uma densa neblina. O que os moradores ainda não sabem, é que nessa misteriosa neblina, encontram-se monstros desconhecidos. Este filme conta-nos a história de David que, na manhã seguinte à tempestade, tem a necessidade de se deslocar ao supermercado à procura de mantimentos, sendo acompanhado pelo filho Billy e pelo seu vizinho Brent. No entanto, quando a misteriosa neblina se instala na cidade, eles e muitos outros ficam presos no supermercado, e o terror manifesta-se quando vão descobrindo o que realmente está fora do supermercado, escondido no nevoeiro
O Twist: No meio de tanto desespero, decidem tentar a sua sorte fora do supermercado, indo de carro até onde conseguissem. Quando acaba a gasolina, David decide fazer o melhor pelo seu filho e companheiros, matando-os a todos. Só que, minutos mais tarde, o exército salva o dia e os monstros desaparecem.... Auch. Não há palavras para descrever a azia gerada com este final.
7. The Usual Suspects (1995)
O filme segue o interrogatório de Roger "Verbal" Kint (Kevin Spacey), um golpista que é um dos únicos sobreviventes de um massacre realizado em um navio atracado no Porto de Los Angeles. Ele conta ao detective uma complicada história sobre os eventos que levaram ele e outros quatro criminosos ao barco, e sobre o misterioso senhor do crime que "encomendou" o ataque, um homem chamado Keyser Söze.
O Twist: Kevin Spacey é, de facto, o famoso Keyser Soze, tendo vindo a inventar a história toda ao detective. Achei genial o detective ter mandado o Kint embora sem se aperceber que foi completamente enganado.... É dos twist mais memoráveis da história do cinema, acho mesmo que ninguém esperava aquele final. Viva o Kevin Spacey!
6. Fight Club (1999)
Jack é um executivo que trabalha como investigador de seguros, mas sofre com problemas de insónias. Para se tentar curar, ele começa a frequentar terapias em grupo, mas a sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler Durden. Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. Tudo ganha propósitos maiores quando as coisas começam a ficar loucas e surreais.
O Twist: Jack e Tyler, personagens tão diferentes, na verdade são a mesma pessoa. Basicamente tudo o que faltava em Jack ele projectou no seu alter-ego Tyler. É mesmo de fazer cair os queixos, não estava mesmo nada à espera.
5. Oldboy (2003)
Dae-soo, um homem casado e com uma filha é raptado e aprisionado num quarto de hotel sem qualquer explicação. 15 anos depois é libertado, é-lhe dado dinheiro, um telemóvel e um fato novo. Desorientado, ele luta para descobrir porque foi preso e procura vingança, ao mesmo tempo que se apaixona por uma atraente chef de sushis. No entanto, o seu raptor ainda tem planos para ele....
O Twist: A atraente chef de sushis é nada mais nada menos do que a sua filhinha de 3 anos, agora com 18. Acontece que o raptor elaborou esse plano com o objectivo de simplesmente ser diabólico... Chocante é dizer muito pouco deste final, sinceramente. É do mais inesperado que há.
4. Se7en (1995)
Somerset (Morgan Freeman) é um detective a uma semana da reforma. Mills (Brad Pitt) é um detective jovem e ansioso por tomar o seu lugar. No entanto, ambos vão acabar juntos a resolver o caso de um «serial killer» meticuloso que mata as suas vítimas de acordo com os sete pecados mortais.
O Twist: No final, o detective Mills recebe uma caixa que contém a cabeça da sua mulher. Completamente consumido de raiva, Mills mata o serial killer, fazendo com que o seu plano se concretizasse (que fosse o detective a cometer o sétimo e último pecado). Na altura em que o filme saiu, o final foi absolutamente chocante... Pese embora o facto de ter sido previsível que o John Doe estivesse a tramar alguma, uma vez que foi voluntariamente se entregar à polícia.
3. Memento (2000)
Um ladrão ataca um casal, em que acaba por morrer a mulher e o homem fica à beira da morte. Mesmo sobrevivendo, Leonard passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória factos recentes, fazendo com que ele se esqueça por completo algo que aconteça recentemente. Assim, usando o seu próprio corpo para tatuar objectivos, em parte numa jornada a fim de descobrir o assassino da sua mulher.
O Twist: Afinal a mulher de Leonard sobreviveu ao ataque do ladrão, e quem a matou foi precisamente Leonard, ao adulterar as doses de insulina da sua companheira. A sua amnésia foi resultado da defesa do cérebro para ocultar este facto. O que me chocou imenso com esta revelação foi que eu, como qualquer outra pessoa, passou a maior parte do filme a torcer pela personagem principal, para depois nos apercebermos que o vilão é o próprio...
2. Empire Strikes Back (1980)
Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o Master Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro jedi. No entanto, Darth Vader planeja levar Luke para o lado negro da "Força".
O Twist: Darth Vader revela ser o papá do Luke Skywalker. Não há dúvidas que foi dos finais de mais impacto cultural de sempre da história do cinema, que ainda hoje é bem lembrado! "Luke, I am you faaaather".
1. The Sixth Sense (1999)
Uma criança (Haley Joey Osment) atormentada por visões de espíritos recebe a ajuda de um psicólogo (Bruce Willis), que tenta arranjar uma explicação racional para o problema, enquanto ele próprio tenta solucionar a própria vida.
O Twist: O Bruce Willis esteve sempre morto e andava a atormentar o pobre Haley Joel. Tenho quase a certeza que muitos irão crucificar-me por este estar em primeiro lugar, mas temos que ser francos. É indiscutivelmente dos finais mais surpreendentes e mediáticos de todos os tempos. Uma coisa é efectivamente não gostar do realizador agora, mas M. Night Shyamalan teve no seu auge com este filme. Em retrospectiva uma pessoa é capaz de se perguntar como é possivel não nos termos apercebido, mas é inegável que todos caímos neste twist. Bravo!
Menções Honrosas
The Cabinet of Dr. Caligari (1919)
Shutter Island (2010)
Psycho (1960)
The Wicker Man (1973)
Dead Silence (2007)
Planet of the Apes (1968)
por Sarah Queiroz
14 comentários
"O sexto sentido" foi arruinado por uma colega de trabalho, que ficou tão entusiasmada com o filme que nos contou tudo, cena a cena, no dia a seguir a tê-lo visto no cinema. Só o vi anos mais tarde, na televisão, sem entusiasmo. Nunca saberei o impacto que o filme teria em mim, o que é pena. enfim...
ResponderEliminarO mesmo que houve comigo.
EliminarQue lista maravilhosa! Vcs estao dentro da minha mente? Adorei!
ResponderEliminarQue lista maravilhosa. Vcs estao dentro da minha cabeca?? Meu preferido é OS OTROS.
ResponderEliminarMeus parabéns, continue assim que você vai longe, realmente de todos esses filme o meu final preferido foi o do clube da luta, se possível podemos conversar sobre uma parceria http://ervilhagm.blogspot.com.br/
ResponderEliminarótimo post! Já estou baixando Seven, espero que seja bom
ResponderEliminartds mt bons mais o que me deixou mais curioso foi o SE7EN
ResponderEliminarboa lista..mas seria legal colocar 'A ilha do medo' e 'O Mistério das Duas Irmãs' (ótimos filmes na minha opinião com finais surpreendentes)
ResponderEliminarboa lista..mas seria legal colocar 'A ilha do medo' e 'O Mistério das Duas Irmãs' (ótimos filmes na minha opinião com finais surpreendentes)
ResponderEliminarJá está participando do bolão do Oscar do Pausa Dramática? http://tinyurl.com/bolaodopausa Correlá!!
ResponderEliminarOque dizer dessa Lista? Incrivel, Quando ela disse os Os Outros Lagrimei... (Arrepiado) Esse filme me marcou ate hoje... Me arrepio.
ResponderEliminarGostei de sua lista..se for fazer outra me avise ..adoro filme assim..ah Espírito 2 tbm é da ora.
ResponderEliminarha tbm o mais novo Boneco do Mal (mesmo que n tao bom, é surpreendente), o Numero 23 e, penso q talvez se encaixe, Watchmen.
ResponderEliminarfaltou tbm Vidas em Jogo do David Fincher
ResponderEliminar