TOP 10 Cinema Alemão
By Sarah - quinta-feira, outubro 20, 2011
Vamos prosseguir com o nosso Especial Cinema Europeu, desta vez apresentando o nosso TOP 10 do cinema alemão.
Devo realçar novamente que as listas são inteiramente subjectivas, ou seja, esta lista vai reflectir apenas o meu gosto pessoal e, claro está, o conhecimento que tenho do cinema alemão. Partilhem a vossa opinião!
10. Sophie Scholl Die letzten Tage – The Final days (2005)
Munique, 1943. Hitler está a devastar a Europa. Um grupo de jovens universitários recorre à resistência passiva para combater os nazis, formando o movimento Rosa Branca. Sophie Scholl era a única mulher do grupo, de apenas 21 anos.
O filme retrata os seus últimos dias da activista. Julia Jentsch, que também está muito boa em The Edukators, personifica Sophie lindamente e consegue fazer com que nos prendamos à personagem.
Crítica: N/A
Trailer:
9. Die fetten Jahre sind vorbei - The Edukators (2004)
Três estudantes berlinenses acreditam que o capitalismo é o único responsável por todo mal da humanidade . Por conta disso, resolvem fazer a "revolução" invadindo e cometendo actos de vandalismo em mansões burguesas, nomeando-se os "educadores": precisam deixar claro para os mais ricos que eles já têm "demais".
Um grande filme que ataca a globalização e os gigantes corporativos, com uma boa performance dos três principais, destancando Daniel Brühl.
Crítica: N/A
Trailer:
8. Good Bye, Lenin! (2003)
Christiana (Katrin Sass) é uma senhora socialista que sofre um ataque cardíaco após ter testemunhado a detenção do seu filho Alex (Daniel Brühl). Assim, fica em estado comatoso durante a queda do muro de Berlim e da República Democrática Alemã, acordando após estes eventos. Sabendo que ao mínimo choque a sua mãe poderá ter algo fatal, Alex elabora um esquema para manter em segredo a queda da Alemanha Oriental.
Um filme com traves cómicos e tristes ao mesmo tempo, está bastante interessante e é altamente recomendado. Daniel Brühl no seu melhor.
Crítica: Brevemente
Trailer:
7. Der Untergang - Downfall (2004)
Der Untergang foi controverso na Alemanha devido ao retrato muito "humano" de Adolf Hitler- uma controvérsia pouco inteligente,na minha perspectiva. É uma longa que retrata os últimos dias do ditador, encerrado num bunker de uma Berlim em ruínas, cercada por russos e já irremediavelmente perdida.
Bruno Ganz é um dos melhores actores da Alemanha e neste filme contestamos esse facto, encarnando Adolf Hitler na perfeição. O realizador Oliver Hirshbiegel conseguiu um grande relato de um dos maiores tiranos da História.
Crítica: Aqui
Trailer:
6. Der Baader Meinhof Komplex - The Baader Meinhof Complex (2008)
Der Baader Meinhof Komplex retrata a história da RAF, que era um grupo com uma ideologia comunista: espalhavam o terror e pânico numa época da Alemanha pós-guerra, ameaçando a democracia do território alemão ocidental. Nessa época havia uma enorme fragilidade política e económica, devido à divisão do capitalismo e comunismo.
O filme é valioso e denso, e que retrata História alemã contemporânea que as pessoas deviam conhecer. Conta com a performance magnífica do actor Moritz Bleibtreu (dos meus favoritos, verão que durante este TOP ele voltará a aparecer algumas vezes).
Crítica: Aqui
Trailer:
5. Die Welle - The Wave (2008)
Paralelamente a Das Experiment, Die Welle também retrata uma "lavagem cerebral", uma experiência pedagógica com base numa pergunta: será de novo possível emergir um regime político semelhante ao nazi-fascismo? Durante sete dias, um Professor propõe aos alunos da sua turma que deverão reproduzir comportamentos baseados nos elementos centrais da ideologia fascista. A pergunta inicial acaba por ser respondida e os comportamentos trazem repercussões inesperadas.
A abordagem do realizador prendeu-me do início ao fim. A performance de Jürgen Vogen é estonteante. Uma obra inteligente que deve ser vista!
Crítica: Aqui
Trailer:
4. Das Experiment – The Experiment (2001)
O cinema alemão inclui este interessante Das Experiment, que conta a história de uma experiência social de 14 dias, em que vinte desconhecidos são separados entre dois grupos, prisioneiros e guardas, e são submetidos a diversos tipos de situações.
É um filme que tem como pontos positivos a realização e o elenco (mais uma vez, com o magnífico Moritz Bleibtreu), mas que tem a sua narrativa exposta de uma maneira bastante irreal ; consegue ser simples e exagerado ao mesmo tempo, mas não deixa de ser muito interessante. É um filme a não perder!
Crítica: Aqui
Trailer:
3. Das Leben der anderen - The Lives of Others (2006)
Das Leben der Anderen passa-se em 1984, Alemanha Oriental. O filme retrata o sistema de espionagem existente durante o período da Guerra Fria. Um casal suspeito de ser infiel à ideologia comunista passa a ser observado pelo frio e calculista Capitão Gerd, temido agente dos serviços secretos, que fica começa a ficar fascinado pelas suas vidas e personalidades.
Digo com muita certeza que é dos melhores filmes alemães de sempre, e que deve ser obrigatoriamente visto e revisto. Foi a estreia do realizador Florian Henckel von Donnersmarck, e acertou em cheio! O actor Ulriche Muhe está sublime, que interpreta o agente.
Crítica: N/A
Trailer:
2. Lola Renntz - Run Lola Run (1998)
Lola Renntz é icónico! É um filme em que o tempo é a personagem principal da história, pois dita as acções de Lola e as suas consequências. A história começa com um telefonema de Manni, que explica a Lola em desespero que precisa de 100,000 marcos em vinte minutos, senão é um homem morto. A partir daí, seguimos Lola na tentativa de ajudar o namorado e resolver a situação, com três finais diferentes.
Temos excelentes interpretações de Franka Potente e do magnífico e aqui jovem Moritz Bleibtreu. Amantes de trance e techno, adorarão a banda sonora. Um filme que pode não ser para todas as pessoas, mas é um excelente techno mind game.
Crítica: Brevemente
Trailer:
1. Das Boot - The Boat (1981)
O que seria um TOP alemão sem ter em primeiro lugar Das Boot? O tema do nazismo é sempre interessante em filme, mas Das Boot consegue ser ainda mais. Recomendo vivamente este grande clássico e obrigatório filme, que nos transmite com bastante veracidade o terror passado nos submarinos durante a guerra.
Das Boot passa-se em 1941, na França ocupada. A jovem tripulação alemã dum submarino classe U tem a sua noite de despedida antes de se fazerem ao mar: divertem-se como se amanhã não existisse, pois sabem que dos 40.000 tripulantes alemães do submarinos, somente 10.000 regressarão vivos a casa.
Crítica: Aqui
Trailer:
Outros:
E ainda:
Die brucke
A woman in Berlin
23
Die brucke
A woman in Berlin
23
Honorable mentions :
Metropolis (1927)
Matou (1931)
Das Cabinet des Dr. Caligari (1920)
Nosferatu, eine Symphonie des Grauens (1922)
Frau im Mond (1929)
M - Eine Stadt sucht einen Mörder (1931)
* Triumph des Willes - Triumph of the Will (1934)
* Nota: Triumph of the Will é um filme de propaganda nazi, e que marca o cinema Hitleriano.
Apesar da sua natureza, não deixa de ser um bom filme de propaganda.
* Triumph des Willes - Triumph of the Will (1934)
* Nota: Triumph of the Will é um filme de propaganda nazi, e que marca o cinema Hitleriano.
Apesar da sua natureza, não deixa de ser um bom filme de propaganda.
por Joana Queiroz
6 comentários
Da sua lista principal assisti sete filmes e considero todos ótimos. Incluiria apenas "Das Weisse Band", que vc citou posteriormente.
ResponderEliminarAté mais
Não gosto nada do Run Lola Run e lamento um bocado a ausência de clássicos e de Fassbinder, mas não deixam de haver grandes filmes aqui no meio, como o Der Untergang ou o Die Welle.
ResponderEliminarhttp://onarradorsubjectivo.blogspot.com/
Wings of Desire (Der Himmel über Berlin)?
ResponderEliminarFaraway, So Close! (In weiter Ferne, so nah!)?
The NeverEnding Story (Die unendliche Geschichte)?
@ Hugo: Destacar Das Weisse Band na lista principal implicaria "despromover" um dos outros dez; gostei do filme, daí tê-lo citado posteriormente, mas haviam outros que preferi dar destaque ;)
ResponderEliminar@ O Narrador Subjectivo: Lola Renntz é um filme que pode não agradar à maioria, é verdade. Mas gostei da sua estrutura e achei que era um filme pouco convencional.
Alguns clássicos que poderão estar ausentes é mesmo porque não tive oportunidade de os ver. As honorable mentions que fiz são os clássicos que já vi :). Fassbinder tem bons filmes, destacando Die Ehe der Maria Braun, que está bastante interessante.
@ Alexandre Maki:
Wings of Desire (Der Himmel über Berlin) - não sei se reparaste, mas eu mencionei o filme em "Outros". Adoro esse filme, o Bruno Ganz está fantástico. Acho bem melhor que City of Angels, por exemplo.
Faraway, So Close! (In weiter Ferne, so nah!)? - por incrível que pareça, nunca vi na sua totalidade. Falha minha, eu sei, mas escapou-me.
The Never Ending Story (Die unendliche Geschichte) - Adoro o realizador Wolfgang Petersen (só com o Das Boot já me fez venerá-lo), mas eu não gostei muito do Die unendliche Geschichte. Lá está, esta lista reflecte o meu gosto pessoal.
Obrigada pelos comentários :)
quero ver alguns desses filmes, aonde encontro dvd para comprar esses titulos, tem legenda em portugues..
ResponderEliminaraguargo resposta.. sonia portoalegre
Lista dígna de conhecimento da sétima arte alemâ, meus preferidos Run Lola Run & Good Bye, Lenin!
ResponderEliminar