domingo, 19 de junho de 2011

As Escolhas de Jota



Agora é a minha vez de partilhar os meus 14 filmes favoritos; uau, é mesmo um desafio, dado que há *milhares* de filmes que adoro, dentro de diversos géneros. Contudo, a Ficção Científica e os filmes épicos estão mesmo no mais alto nível, e é mesmo difícil colocá-los numa determinada ordem. Não hesitem em partilhar connosco a vossa opinião relativamente a este TOP 14 de Filmes.


14. The Great Dictator (1940)

Photobucket

Crítica: Aqui


A estrela Charlie Chaplin perdura na mente de todos os cinéfilos por alguma razão, e acho que ao verem o filme perceberão porquê. É o primeiro filme falado de Chaplin e tem momentos icónicos que marcam o Cinema para sempre.



13. Wall-E (2008)

Photobucket

Crítica: Brevemente


Wall-E" tornou-se dos meus filmes de animação favoritos porque reúne uma série de qualidades que prezo bastante: inteligência, coerência, ciência e diferença (e ser da pixar :O!) . É um filme que não agrada a todos, por ser mesmo muito especial. Fantástica jornada pelo universo futurista.



12. Saving Private Ryan (1998)


Crítica: Aqui

Não há experiência cinematográfica tão poderosa como o filme Saving Private Ryan. Este, para além de inolvidável, é absolutamente brilhante e permanece indubitavelmente na História do Cinema. E para não falar que tem a temática da segunda guerra mundial, que adoro como poderão constatar aqui.



11. Der Untergang (2004)

Photobucket

Crítica: Aqui

Um filme que retrata o maior ditador da História constitui um grande desafio. Contudo, o realizador Oliver Hirshbiegel brinda-nos com um bom filme, que se torna inesquecível com algumas cenas marcantes e é completamente desprovido de alguma forma de comercialismo, sendo uma boa recreação dos últimos dias de Hitler e do Nazismo.





10. Moon (2009)

Photobucket

Crítica: Aqui

Mal me conseguia lembrar da última vez que um filme de Ficção Científica tinha tido um efeito relevante em mim. Longe do estereótipo hollywoodesco, o estreante realizador Duncan Jones presenteia-nos com um filme que se aproxima bastante das obras máximas de Ficção Científica: Solaris de Tarkovsky e 2001 A Space Odissey de Kubrick.


9. District 9 (2009)

Photobucket

Crítica: Aqui

Sou um pouco exigente, mas com District 9 nem precisei: reúne todos os elementos que adoro. District 9 constitui um filme inovador e ousado, com magníficas características que o tornam inesquecível.



8. Letters from Iwo Jima (2006)

Photobucket

Crítica: Aqui

Clint Eastwood é, sem sombra de dúvida,um cineasta brilhante. A Segunda Guerra Mundial é uma temática envolvente e trabalhosa, mas Eastwood brinda-nos com um filme japonês absolutamente estrondoso sobre a épica batalha de Iwo Jima.



7. Gattaca (1997)


Photobucket

Crítica: Aqui

Para quem me conhece bem, sabe que Gattaca é um dos meus filmes de eleição. Não só tem uma temática muito interessante, como a Genética e o Espaço, como também conta com a interpretação de um dos meus actores favoritos, Ethan Hawke, como também Jude Law, Uma Thurman e Alan Arkin. Recomendo vivamente!



6. Edward Scissorhands (1990)

Photobucket

Crítica: Aqui


Dos meus realizadores favoritos, Tim Burton, com o meu compositor favorito, Danny Elfman e com o meu actor favorito, Johnny Depp, “Eduardo Mãos de Tesoura” é simplesmente dos meus filmes de eleição. É o culminar da carreira de Tim Burton e Danny Elfman juntos, é o clássico.




5. Inglorious Basterds (2009)

Photobucket

Crítica: Aqui

Apesar de não estar historicamente correcto, aqui está um excelente filme, brilhante e magníficamente interpretado. Christopher Waltz é magnífico como o Coronel da SS Hans Landa e Quentin Tarentino mais uma vez prova a sua mestria na realização.




4. The Pianist (2002)

Photobucket


CríticaAqui

Filmes com a temática do Holocausto são sempre bem vindos, e The Pianist é um dos meus favoritos. Roman Polanski teve uma visão extraordinária como realizador, e o actor Adrien Brody interpretou magnificamente o pianista Wladyslaw Szpilman.




3. The Dark Knight (2008)

Photobucket

Crítica: Aqui

O filme tem um excelente argumento, diálogos perfeitos, cenas muito bem trabalhadas e com as doses de acção muito equilibradas, para não falar da excelente interpretação de Heath Ledger como o lendário Joker. Genial!


2. Lord of the Rings: The Return of the King (2003)

Photobucket

Crítica: Brevemente

Os filmes da trilogia Lord of the Rings ocupariam três lugares na lista, pelo que tive que escolher o que considero melhor: The Return of the King,que conclui a saga. Está maravilhosamente épico, consagrando Peter Jackson.


1. Black Swan (2010)

Photobucket

CríticaAqui

Black Swan tornou-se um filme obrigatório para mim, não só pela magnífica história que nos envolve do início ao fim como também pelo soberbo trabalho da actriz Natalie Portman e do realizador Darren Aronofsky. Absolutamente brilhante!


Outros:

Django Unchained
The Hunger Games
The Hobbit: An Unexpected Journey
Star wars
Before Sunrise/Before sunset
Brave
Inception
Ágora
O Escafandro e a Borboleta

300
Crouching Tiger Hidden Dragon

and many many many many many more... (long live Cinema!)


18 comentários:

  1. Na verdade, nunca pensei, que pusesses o Senhor dos Anéis na frente do Dark Knight, de resto apenas me estranha não ver nada sobre a saga Twilight, e a Origem não aparecer no top ,mas encaixa-se tudo realmente, no que se espera ouvir de ti quando se fala nos teus filmes preferidos.
    Ainda me falta ver é o Moon =)
    Boas Escolhas ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei este TOP Jota, tenho uma lista muito semelhante. Destaco The Great Dictator e District 9.

    Excelente post, já estava com saudades do blogue activo, já há muito que não postavam. Mas eu percebo, época de exames... todos sofremos =P.

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Boa lista. É quase como se fosse a minha lol Sinto aqui uma "alma gemea" :D Não tanto por os filmes que escolheste mas pela razão que dás.
    No Senhor dos Aneis escolhia A Irmandade do Anel, tirava o Moon, pois apesar de ter gostado e achar que o filme é muito bom estava é espera de algo de novo. A resolução é muito obvia.
    Gostei bastante do Gattaca e do Dark Knight mas não entravam no meu top 20. Enfia para ai o Matrix, O Feiticeiro de Oz e o Paciente Inglês e pode ser a minha lista. É muito dificil escolher um Top. Os filmes tocam-nos de maneiras diferentes e em epocas diferentes. Ás vezes podem não ser os melhores filmes que já vimos mas quando os vimos disseram-nos algo de muito importante. E isso também conta ou pelo menos conta p mim.
    P.S.: Mete também ai o Jurassic Park. Qd vi os Dinos até me vieram as lagrimas aos olhos :D

    Ass. Kes
    Bom esforço e boa lista.

    ResponderEliminar
  4. @ Anónimo: Dark Knight é Dark Knight, sem dúvida, mas Lord of the Rings é mesmo incomparável. O Inception realmente merecia mais destaque, mas pronto, é sempre difícil escolher a que filmes dou mais destaque xD; enfim, o facto do Inception estar nos "outros" não invalida mesmo nada o meu gosto pelo filme ;).
    Hum, a Saga Twilight... gosto da saga sim; porque foi uma surpresa, realmente mudou a minha faceta de "o amor é lamechas",mas obviamente que há muitos (mas mesmo muitos) filmes à frente :P. Tens mesmo é que ver o Moon, que é dos filmes que mais tem a ver comigo :D! Obrigada pelo comentário.

    @ João Figueiredo: Johnny Johnny, isto dos exames/frequências é o que dá xD. Mas ainda bem que sentias falta,agora o blog vai voltar ao activo :). The Great Dictator e District 9, excelentes destaques ^^

    ResponderEliminar
  5. @ Anónimo: É difícil escolher entre os três da trilogia Lord of the Rings :P... mas o Regresso do Rei está mesmo épico. Matrix e o Paciente Inglês são definitivamente dois filmes que adoro, são mesmo muito bons, mas é difícil encaixar os dois xD.
    Concordo, os filmes tocam-nos de maneira diferente, e às vezes uma simples cena pode fazer com que todo o filme nos diga algo completamente diferente, consoante o estado de espírito da pessoa. É impressionante o que um filme nos pode fazer :).
    Oh, os dinossauros do Jurassic Park... how classic :')

    ResponderEliminar
  6. Epá esqueci-me do Star Wars...como é possivel?! 50 chicotadas!

    Mas Jota a saga Twilight??? Não, definitivamente não. Isso é para "pitas" e só para algumas porque acho que nem com 10 aninhos eu iria gostar daquilo! LOL Não quero insultar ninguém, pois gostos não se discutem. ;)

    Ass. Kes

    ResponderEliminar
  7. @ Kes: Ai parem lá com a Tretalight :P. Eu não pertenço à maioria que odeia a saga, mas também não sou a pitinha de 10 anos que quer estar numa "party" com o Robert Pattison e o Taylor Lautner, for good sake :P!

    Omg, 50 chicotadas? Dá-me 1000, que esqueci-me completamente de Star Wars 0.0, é que foi mesmo. Ai, o Yoda won't forgive me :(

    ResponderEliminar
  8. Como adoro listas, sempre leio a dos outros! Adoro a trilogia do Senhor dos Anéis, penso nos três filmes como um só, mas percebi que você só colocou o 3º. E Cavaleiro das Trevas e Distrito 9 são demais. Ágora? Você coloca os títulos originais... hmmm... se este for o filme sobre a filósofa Hypatia, então eu gostei também. E A Origem é fenomenal! O blog é muito bonito, gostei do visual e do estilo.

    Twilight nesta lista seria estranho e olha que adoro a saga, e gosto dos filmes (embora, acho que sou mais fã dos livros), mas num Top Melhores Filmes ele é derrotado facilmente.

    Este blog é português? É que tem umas palavras diferentes.
    Até mais.

    ResponderEliminar
  9. Nossa, como sou distraída. Nos contribuidores está escrito que são estudantes de Lisboa!!!

    ResponderEliminar
  10. Fantástico.

    Aguardo ansiosamente as reviews do Moulin Rouge, dos filmes da saga X-Men, principalmente do último, e da saga Harry Potter, que está quase a chegar ao fim.

    Continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Grande lista! Mas sendo um fã do gênero horror, eu colocaria 'O Exorcista' nessa lista.


    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. É um grande desafio escolher os nossos filmes favoritos.

    Black Swan, Der Untergang, The Pianist, District 9, inglourious Basterds e Edward Scissorhands também estão na minha lista de filmes favoritos.

    ResponderEliminar
  13. Quando fazem as críticas dos filmes da saga Harry Potter? O último está quase quase a sair :o

    Quero tanto lê-las

    ResponderEliminar
  14. Estou mortinho para que voltem a publicar algo.

    ResponderEliminar
  15. Excelente lista. Concordo com vários favoritos seus... Black Swan é de uma excelência única!

    ResponderEliminar
  16. @ Sarita: Obrigada por nos visitares :). Sim o blog é português :P

    @ Anónimo: A crítica de X-Men First Class está para breve e o especial da saga Harry Potter será na próxima semana :D! Muito obrigada :)

    @ Kahlil Afonso: O Exorcista é realmente um clássico =)

    @ Película criativa: muito bom gosto (A)

    @ Anónimo: As críticas aos filmes do Harry Potter estarão no blogue num post especial, e é já na próxima semana :), a coincidir com a estreia do último. Obrigada pela espera =)

    @ Alan Raspante: Black Swan é de uma excelência única, mal posso esperar que Darren Aronofsky repita a proeza.

    ResponderEliminar
  17. Bela lista. não vinha cá a algum tempo, já agora parabéns pelo novo visual ;)...Não tenho muito a acrescentar, tens ai bons títulos, que poderiam também estar numa hipotética lista feita por mim. De ressalvar o Eduard Scissorhands que me parece há muito esquecido, porque deixou de ser 'moda' gostar de Burton e gosto do o ver aí a figurar na tua lista pois parece-me um gosto permanente. Parabéns mais uma vez pelo espaço ;)

    Cumprimentos,
    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. @ Andreia Mandim: Obrigada pelo comentário Andreia, e ainda bem que gostas do novo visual =). Sim, concordo quando dizes que deixou de ser "moda" gostar do Tim Burton. Sempre achei uma estupidez, aquelas pseudo scene-emo kids gostarem do Timmy, e depois de repente já não. Enfim... Edward Scissorhands é um clássico, e sempre adorei o filme; tal como dizes, é um gosto permanente.
    Obrigada mais uma vez pelo comentário, e confiro sempre o teu blog, está muito bom :)

    ResponderEliminar