domingo, 12 de agosto de 2012

Madagascar 3: Europe's Most Wanted (2012)

Madagáscar em tons psicadélicos.

Relativamente a filmes de animação, considero que a PIXAR alberga todos os meus favoritos: Up, Wall-E, Ratatouille e The Incredibles. Contudo, há filmes de animação sem ser da PIXAR que simplesmente adorei, nomeadamente da DreamWorks como Shrek e a saga Madagáscar. Madagáscar 3 constitui assim o terceiro capítulo das aventuras do leão, da zebra, da girafa e da hipopótamo mais conhecidos de sempre, fechando um ciclo que começou em 2005. Apesar dos clichés e das piadas gastas, Madagáscar consegue ainda ser um filme divertido e um bom entretenimento familiar.
A história do filme começa onde o segundo capítulo acabou. Alex (Ben Stiller), Marty (Chris Rock), Melman (David Schwimmer), Gloria (Jada Pinkett Smith)e o rei Juliano (Sacha Baron Cohen) deixam o continente africano rumo à Europa atrás dos pinguins e dos chimpanzés. Eles vão parar ao Mónaco, onde são perseguidas por uma agente de controlo animal Chanted DuBois. Na sua fuga, encontram abrigo num circo em crise. Sabendo que o circo poderá ter uma oportunidade de turné na América, o quarteto depressa vê a oportunidade de voltar para casa mais próxima.

Madagáscar 3 oferece-nos uma animação notável e um espectáculo frenético de cores. Está visualmente deslumbrante, com o seu próprio estilo. Os animais estão muito bem feitos, e a atenção ao detalhe é incrível. Gosto particularmente as cenas do circo, que juntamente com uma mexida banda sonora resultam bastante bem. Temos aqui um bom trabalho do trio de realizadores, que conseguiram criar uma história coerente que por vezes torna-se exagerada, mas com entretenimento garantido. Contudo, considero que Madagáscar 3 está distante das duas obras anteriores. A nível de argumento, este é fraco e não contém a complexidade nem a componente dramática como por exemplo os filmes da PIXAR, mas nem é esse o seu propósito. Considero porém que Madagáscar 3 apresenta-nos uma óptima mensagem a reter, uma viagem de auto-conhecimento.

Vi a versão portuguesa pois, tal como acontece por exemplo em Shrek, acho que as versões portuguesas conseguem ter muito mais piada. Na saga Madagáscar sempre contámos com as conhecidas vozes de Pedro Laginha como Alex, Rui Oliveira como Marty, Leonor Alcácer como Glória e Bruno Nogueira como Melman. E tal como em cada capítulo, há novas personagens: estas estão extraordinariamente bem conseguidas, dando um novo sabor à narrativa e dão alguma consistência ao filme. É caso para dizer que, apesar do quart
eto principal conquistar, o destaque vai para as novas aquisições. É verdade que o Rei Juliano e os pinguins também são mediáticos, mas nem eles conseguiram dar o toque habitual à longa. Acrescentando então a este novo capítulo temos em destaque Sónia Tavares como a terrível capitã Chantel DuBois e José Pedro Gomes como Vitaly. Vitaly, o tigre, foi a personagem que mais gostei neste filme e que garantiu todas as minhas gargalhadas no cinema. É verdade que, e por já não ser novidade, o filme já não tem a componente cómica tão forte como anteriormente e nem algumas cenas têm o efeito desejado. Verdade seja dita: as quatro personagens principais já deram tudo o que têm, sendo que as “algumas” das gargalhadas virão da parte das personagens novas como já referi, nomeadamente Vitaly, com a voz e o sotaque ucraniano do fabuloso José Pedro Gomes.

Não deixem o facto de o filme não ter a componente cómica tão forte vos impeça de ir ver este filme. Continua a ser uma longa-metragem divertida e com entretenimento garantido. Os três realizadores fizeram um bom trabalho, presenteando-nos uma história cheia de aventura, personagens incríveis, uma animação de qualidade e com óptimos efeitos visuais. Porém, é aconselhado que não deva existir um Madagáscar 4, pois tal como Shrek ou Ice Age, isso arruinaria a saga por completo e afundaria o estatuto de “icónicas” às personagens.


EXAME

Realização: 7/10
Vozes: 8/10
Argumento/Enredo: 6/10
Duração/Conteúdo: 7/10
Banda sonora: 7/10
Animação: 8/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 8/10


Média Global: 7.2/10

Crítica feita por Joana Queiroz


Informação


Título em português: Madagáscar 3
Título Original: Madagascar 3: Europe's Most Wanted
Ano: 2012

Realização: Eric Darnell, Tom McGrath e Conrad Vernon
Actores: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary

Trailer:

2 comentários:

  1. O filme é fraco. Concordo com alguns pontos que referes, mas no geral é um filme que não me agradou de todo. Devia ter parado no primeiro.

    ResponderEliminar
  2. Realmente as opiniões dividem-se relativamente a este último capítulo. Obrigada pelo comentário ;)

    ResponderEliminar