domingo, 26 de agosto de 2012

TOP 5 Vincent Cassel

Photobucket

Bonjour! Voltamos a mais um TOP e desta vez apresento-vos o meu TOP 5 de filmes do actor francês Vincent Cassel.
Vincent Cassel é definitivamente um dos melhores actores da sua geração. Ele é dos mais aclamados em França, de onde é oriundo, apesar do seu reconhecimento internacional só ter chegado com Black Swan, o que sinceramente acho incrível... Uma das razões pelas quais eu admiro imenso este actor é porque é bastante sólido e consistente durante a sua carreia, e escolhe sempre papeís incríveis e interessantes.
A lista que se segue enumera os cinco melhores filmes que, na minha opinião, Vincent Cassel entra.



1. La Haine (1995)

La Haine, realizado por Mathieu Kassovitz, é um filme que aborda a violência dos subúrbios de Paris, sendo extremamente realista e fulgrante relativamente às tensões raciais e dignidade humana. Filmado a preto e branco, num estilo muito vintage, o filme acompanha a vida de 3 homens, que demonstram o que é viver nos subúrbios de Paris. Em duas palavras, é intenso e arrebatador. É definitivamente o meu filme de eleição do Vincent Cassel, pois dá-nos uma interpretação absolutamente magistral, mesmo.

Photobucket



2. Eastern Promises (2007)

Eastern Promises é um excelente filme. Para além de ser um thriller psicologicamente perfeito, conta com David Cronenberg na realização e com um excelente elenco. Apesar de ser uma personagem secundária, Cassel está fantástico neste filme. O que me surpreendeu essencialmente foi a credibilidade com que ele interpretou um membro da máfia russa em Londres, sendo francês e não a escolha óbvia para o papel. Uma sequela supostamente estava a ser preparada, mas este mês David Cronenberg já veio adiantar que o projecto foi abandonado.

Photobucket



3. Black Swan (2010)

Black Swan, realizado por Daren Aronofsky, (realizador este que, pessoalmente, se tem tornado num dos meus realizadores favoritos), recebeu uma ovação em pé na altura em que saiu. Não é para menos, considero dos melhores filmes dos últimos tempos. Vincent Cassel interpreta Thomas Leroy, o director da companhia de bailado que escolhe Nina Sayers (Natalie Portman) para protagonizar o Lago dos Cisnes. Simplesmente brilhante.

Photobucket



4. Mesrine (2008)

Este é daquele tipo de filmes em que o queixo cai com a interpretação do actor. Na verdade é um filme com duas partes. Vincent Cassel transforma-se neste filme, é verdadeiramente bem sucedido na criação de uma interessante e complexa personagem, culminando numa performance inesquecível. Com estes filmes, Cassel recebeu o Etoile D'Or, Lumiere Award e um Cesar para Melhor Actor. Merecedíssimo.

Photobucket



5. Irreversible (2002)

Irreversible, é um filme de 2002 em que Cassel dá-nos das interpretações mais genuínas da sua carreira. Para já, este filme é uma intensa reflexão sobre a natureza das coisas, aborda temáticas verdadeiramente interessantes, não obstante ter partes particularmente fortes. Vincent Cassel contracena no filme com a sua mulher, Monica Bellucci.

Photobucket




Outros


Brotherhood of the Wolf (2001)

Sheitan (2006)

Ocean's Twelve (2004)

Renegade (2004)


por Sarah Queiroz



Partilhem connosco a vossa opinião!

4 comentários:

  1. Só vi dois nessa lista, o La Haine e o Black Swan. É pena, pois gostava de conhecer mais do trabalho do actor. Seguirei as vossas sugestões!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Nuno, pela visita e comentário! Recomendo vivamente a visualização dos restantes filmes, estão todos extraordinários, especialmente o Eastern Promises.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Sua lista é ótima, dela não assisti apenas "Mesrine". Os outros quatro filmes são grandes trabalhos de Cassel.

    Eu citaria outro filme mais voltado para o estilo comercial chamado "Rios Vermelhos", longa policial que ele protagonizou ao lado de Jean Reno.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. "The Crimson Rivers" é realmente outro grande trabalho de Vincent Cassel. É mesmo bastante complicado elaborar um TOP deste actor! Obrigada pelo comentário (:

    ResponderEliminar