quarta-feira, 19 de outubro de 2011

TOP 10 Cinema Francês

Vamos iniciar o nosso Especial Cinema Europeu, apresentando o nosso TOP 10 de filmes oriundos da França. O cinema francês teve um papel muito importante no próprio desenvolvimento desta arte, e a maior parte dos filmes realizados na França são considerados marcos relevantes, desde os da escola vanguardista aos da Nouvelle Vague.

A minha lista será pouco convencional. Devo realçar novamente que as listas são inteiramente subjectivas, ou seja, esta lista vai reflectir apenas o meu gosto pessoal e, claro está, o conhecimento que tenho do cinema francês. É nessa medida que poderá faltar alguns nomes considerados importantes, portanto contarei convosco para contribuírem com a vossa opinião!


1.
O Fabuloso Destino de Amélie (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain - 2001)

Photobucket

Sem dúvida que é o filme merecedor do 1º lugar da minha lista. É um filme belíssimo, com conceitos muito interessantes e uma cinematografia fantástica, para além de ter cenas bastante engraçadas. O filme conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma rapariga que vive em Paris e que trabalha como empregada em um pequeno café. Porém, a sua vida vai sofrer uma transformação radical no dia em que descobre uma antiga caixa cheia de objectos infantis no seu apartamento. Amélie assume, assim, a missão de encontrar seu dono e essa jornada irá conduzi-la a um mundo totalmente novo, excitante, cheio de aventuras e esperança.




2.
O Ódio (La Haine - 1995)

Photobucket

La Haine, realizado por Mathieu Kassovitz, é um filme que aborda a violência dos subúrbios de Paris, sendo extremamente realista e fulgrante relativamente às tensões raciais e dignidade humana. Sou grande fã do Vincent Cassel, que nesta película faz um grande papel. Filmado a preto e branco, num estilo muito vintage, o filme acompanha a vida de 3 homens, que demonstram o que é viver nos subúrbios de Paris. Em duas palavras, é intenso e arrebatador.




3.
Os Coristas (Les Choristes - 2004)

Photobucket

Tenho uma especial adoração por este filme. A primeira vez que o vi foi numa aula de Francês à uns anos, e foi um filme que me tocou bastante. Conta uma história de amor incondicional de um professor por jovens desprezados ou esquecidos pela sociedade, e o poder transformador deste sentimento através da música. É um filme que, sem dúvida, edifica e faz pensar.





4. Léon: The Professional (1994)

Photobucket

Léon é um filme sensacional, Luc Besson de primeira categoria, pois prende a atenção do início ao fim. Para além de ter um elenco imperdível com talento (conta com a Natalie Portman, de apenas 12 anos no filme) que faz com que este seja dos melhores filmes com produção francesa, tem uma óptima e realista história. Um filme de acção e suspense sobre um par incomum, reunindo um matador profissional, uma rapariga que se torna sua protegida e um relacionamento que resulta de seus mundos diferentes.




5.
A Gaiola das Malucas (La Cage Aux Folles - 1978)

Photobucket




6. Martyrs(2008)

Photobucket

Não é um clássico do cinema, mas achei por bem ver o género de terror aqui representado. E nada melhor que Martyrs, o filme mais perturbador, provocador e chocante que tive a oportunidade de ver. Consigo definir o filme com uma simples palavra: "brutalidade". Intrigante e surpreendente, Martyrs conta a história de Lucie, uma rapariga que havia desaparecido à um ano e quando é encontrada, mostra sinais de ter sido torturada. Descobre-se que Lucie tinha sido mantido presa e sofria abusos. É levada para um orfanato onde conhece Anna e as duas ficam muito amigas. Passados 15 anos, Lucie, ainda visivelmente atormentada pelos traumas, decide vingar-se dos seus raptores, mas acaba por arrastar Anna consigo. Entram num ciclo de violência inevitável em que as repercussões serão gigantes, e ambas poderão pagar um preço bem alto...




7.
8 Mulheres (8 femmes - 2002)

Photobucket





8.
La vie en Rose (2007)

Photobucket





9.
A Turma (Entre les murs - 2008)

Photobucket

Entre Les Murs, é um drama realizado por Laurent Cantet que ganhou o prestigioso Palme d'Or no Festival de Cannes em 2008. E não é para menos, pois estamos perante um grande filme, refrescante e realista. O filme é uma adaptação da obra de François Bégaudeu, e é largamente inspirado pelas próprias experiências do autor enquanto professor de Francês no liceu, e nessa medida o filme oferece uma perspectiva bastante realista dos dramas que podem ocorrer entre um professor e uma turma problemática.




10.
As Diabólicas (Les Diaboliques - 1955)

Photobucket



Outros: Nikita, Incendies, L'illusioniste, À l'interieur, Un Prophet, De battre mon coeur s'est arrêté

por Sarah Queiroz

14 comentários:

  1. Parece-me bem! alguns destes ainda não vi, vou tratar disso ;) adoro cinema europeu, tem uma essencia muito maior do que o cinema de hollywood (na maioria das vezes)

    ResponderEliminar
  2. La Cité Des Enfants Perdus? Odeio Amélie mas este é fenomenal.

    E Haute Tension? Okay, não é exatamente um bom filme, mas é divertido, não? :D

    La Horde? Bem, é o mesmo caso.

    Wasabi? Hm... também...

    Só lembrei de filmes populares. Não consigo lembrar de mais nenhum agora. :(

    ResponderEliminar
  3. Cinema francês é uma lista muito geral realmente. E por isso ainda mais complicada de elaborar.

    Assim de repente sinto falta de nomes marcantes da Nouvelle Vague o genero por qual a França é mais conhecido. Um Resnais, Truffaut ou Godard.

    Actualmente ando a tentar aumentar o meu conhecimento deste género em particular, pois não sou grande conhecedor e posso dizer que tem sido uma viagem bem agradável.
    Também gostei muito do mais recente que vi o Lola do Demi. Mas este já pertence a outro estilo cujo nome não me recordo de momento.

    ResponderEliminar
  4. E um "longo domingo de noivado"?
    É tão bom, se não é melhor do que Amelie, e volta a reunir Jeunet com Tautou.
    Por outro lado, não esqueças que o "5o elemento" é uma produção 50% francesa, pelo que talvez mereça um lugar no top.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com Amélie, um filme tão lindo e tão inocente que não merecia outra posição. Piaf também é lindíssimo, e Marion Cotillard está magnífica. Mas vi o segundo lugar e me lembrei, instantaneamente de Irreversível, do Gaspar Noé, que provavelmente estaria na minha lista, assim como A Professora de Piano e Canções de Amor, do Michael Haneke e do Chritophe Honoré respectivamente. E gostei da tua lista, vou procurar alguns daí.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Esta lista está fantástica Sarah, mas para mim o melhor é mesmo Le scaphandre et le papillon (o Escafandro e a Borboleta). Eu percebi que não o colocaste porque não o viste, tenho que te obrigaar xD.

    ResponderEliminar
  7. Confesso que não vi todos os filmes desta lista mas há uns poucos de que também gosto muito: L'appartement, la journée de la joupe, Les rivières pourpres e Un long dimanche de fiançailles. Estes não serão os melhores filmes de sempre mas têm actores de que gosto muito. Boa lista!

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Adorei a lista, mas acho que o Tati merecia mais destaque do que uma referência de fim de artigo :( É uma referência incontornável =P

    Bjo
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Olá, achei interessantissima a lista, e incluiria um outro filme, do qual achei muito sensivel e com uma historia muito cativante "O OITAVO DIA".
    abraço, boa lista

    ResponderEliminar
  10. Para mim La Vie un Rose merecia estar pelo menos no 3º lugar.

    ResponderEliminar
  11. hoje vi um filmão que entraria fácil neste top
    Incendies - 2010
    dukas, achei no laranja psicodelica
    :)

    ResponderEliminar
  12. Olá... Gostaria de pedir sua ajuda para identificar o nome de um filme francês relativamente recente... Embora quase recente, ele é em preto e branco. A história gira em torno de um grupo de jovens... Eles se reúnem no apartamento de um playboy francês. Este, fuma ópio. Lembro que há uma personagem que é fotógrafa e sonha em ir para a América.

    ResponderEliminar