segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Before Sunset - Antes do Pôr-do-Sol (2004)


A mais esperada sequela do romance desprovido de clichés.

Eis que, após o amanhecer, chega o pôr-do-sol. Before Sunset é a sequela de Before Sunrise e passa-se nove anos depois do primeiro, em 2004, o tempo exacto em que os personagens passam longe um do outro. Before Sunset continua a relatar a história de Jessie e Celine. Nove anos depois daquele amanhecer em Viena, em que era suposto encontrarem-se mas tal não aconteceu, Jesse (Ethan Hawke) lançou um livro de sucesso. Esse revive o que aconteceu na noite em que passou com Celine (Julie Delpy). O reencontro dos dois ocorre numa tarde em Paris, quando Jesse concedia entrevistas numa livraria e Celine estava presente. Contudo, a fatalidade persegue-os, pois Jesse terá de deixar Paris nessa mesma tarde, e os dois terão pouco tempo para falar, onde descobrem sentimentos ainda latentes.

Se em Before Sunrise imperavam os bons diálogos, em Before Sunset isso duplicou. Está patente no filme uma celebração daquilo que é um argumento simples mas inteligente e a fluidez dos diálogos é impressionante. Os actores Julie Delpy e Ethan Hawke escreveram os diálogos juntamente com o realizador Richard Linkater (que também realizou o primeiro), e nota-se o à vontade entre os actores - dando espaço até para improvisação. Hawke e Delpy são absolutamente brilhantes. São poucos os actores que agem tão naturalmente, parecendo que as personagens são pessoas reais.

O realizador Richard Linklater pegou no que fez em 1995 e amplificou-o de todas as maneiras possíveis neste segundo capítulo. Apesar da premissa do filme parecer indicar que vamos ver uma repetição de Before Sunrise, isso não acontece. Aliás, os dois filmes têm diferenças estruturais bem definidas: primeiramente, as personagens estão mais velhas, estando inerente a maturidade e a experiência, e isso reflecte-se nos diálogos; depois, a longa passa-se durante o dia, ao passo que no primeiro filme muito passa-se à noite; as personagens não se estão a conhecer nem a apaixonar, mas sim a redescobrirem-se discutindo sentimentos antigos e novas sensações; e, por último, a principal diferença reflecte o carácter mais profundo desta película - se o primeiro era mais emotivo, este é mais técnico. Considero fundamental referir isto, pois quem espera um filme choroso ou emocional pode sair desiludido. A edição/montagem e realização estão claramente superiores à produção anterior. Before Sunset é um excelente filme a nível técnico. Por exemplo, Richard Linklater trabalhou com diversos planos que, quando se complementam, formam o tempo exacto em que as personagens se relacionaram - de notar que o filme é passado em tempo real, sendo que o tempo é um elemento fundamental na progressão da narrativa. Mais uma vez, temos cenários lindíssimos - claro, Paris é uma cidade europeia bonita por si só, mas Richard Linklater confere-lhe um brilho especial, tal como em Viena.

 Apontando um aspecto mais negativo desta película, talvez seja o "desiquilíbrio" presente; talvez muitos não concordem, ou pode ser mesmo impressão minha, mas fiquei com uma ligeira sensação que o filme não estava bem equilibrado, pois no final é que tudo é descarregado, por assim dizer. Compreendo que o realizador quis criar um clima de tensão e expectativa, mas poderia balancear mais esse aspecto. Contudo, o final vale a pena, pois é completamente desprovido de cliché e, mais uma vez, concede ao espectador a "varinha mágica" - cabe ao espectador reflectir e tentar perceber, segundo as suas convicções, se a relação de Jesse e Celine resultará
.

Em suma, Before Sunset acaba por ser a necessária e esperada sequela de um dos melhores romances dos anos 90. Ganha por ser desprovido de clichés, o seu carácter maduro e é na sua essência um competente exercício cinematográfico. Em 2013 fará nove anos deste pôr-do-sol, data essa em que se espera o terceiro e último filme desta belíssima história, intitulado Before Midnight e passado em Atenas, outra belíssima cidade europeia.


EXAME

Realização: 10/10

Actores: 10/10
Argumento/Enredo: 9/10
Duração/Conteúdo: 7/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 9/10

Média Global: 9/10

Crítica feita por Joana Queiroz


Informação


Título em português : Antes do Pôr-do-Sol

Título Original: Before Sunset
Ano: 2004
Realização: Richard Linklater
Actores:  Ethan Hawke, Julie Delpy

Trailer:




VER TAMBÉM:

Before Sunrise (1995), por Joana Queiroz
Photobucket

0 comentários:

Enviar um comentário