quinta-feira, 10 de março de 2011

TOP Ficção Científica - Década de 80

A acção, aventura, e monstrinhos dominaram a Ficção Científica nesta década, que nos brindou com imensos clássicos que serão eternamente recordados.

No entanto, existem filmes maus (Superman IV, Masters of the Universe).


Star Wars: The Empire Strikes Back (1980)

Photobucket

O episódio V é capaz de ser o melhor de toda a saga.The Empire Strikes Back constitui a melhor sequela já vista em Sci Fi, uma obra prima de George Lucas e tem a melhor banda sonora de sempre. AH! E a cena mais icónica do cinema (spoiler alert xD).
Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a Força, com técnicas avançadas para torná-lo num Jedi. No entanto, Darth Vader planeia levá-lo para o lado negro da Força, até que um segredo é revelado. Nerd mode? Definately on.

Crítica: Brevemente
Trailer:




Back to the Future (1985)

Photobucket

Toda a saga de Regresso ao Futuro é boa, mas o primeiro é simplesmente ICÓNICO e um dos meus personal favorites. Michael J.Fox e Christopher Lloyd estão fantásticos aqui.
O filme tem lugar no ano de 1985 em que Doc Brown (Christopher Lloyd) inventa a Máquina do Tempo. Ele e Marty McFly (Michael J.Fox) vão até ao ano de 1955, em que Marty impede acidentalmente os seus pais de se conhecerem, pondo a sua própria existência em risco. Formidável!

Crítica: Brevemente

Trailer:




ET: The Extraterrestrial (1982)

Photobucket

ET-The Extraterrestrial é considerado a obra-prima de Steven Spielberg. O filme é mesmo um miminho.
O filme conta-nos a história de um alienígena que está perdido na Terra, e que estabelece uma amizade com Elliott (Henry Thomas), um rapaz de dez anos. Elliott protege-o e de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelos Serviços Secretos. Dessa forma, Elliott ajuda o ET a regressar ao seu planeta de origem.

Crítica: Brevemente

Trailer:




The Fly (1986)

Photobucket

Realizado pelo grande David Cronenberg, e protagonizado pelos carismáticos Jeff Goldblum e Geena Davis, o filme é um clássico instantâneo. A primeira vez que o vi era muito pequena e lembro-me de ter adorado, mas morrido de medo. Agora, o medo é nulo, mas continuo a adorar este clássico de Ficção Científica!
A premissa do filme centra-se num cientista brilhante e excêntrico (Jeff Goldblum) que lentamente começa a transformar-se num gigante híbrido - mistura de mosca com humano - após uma experiência que correu terrivelmente mal. Recomendado.

Crítica: N/A

Trailer:




Aliens (1986)

Photobucket

Uma coisa é inegável: James Cameron sabe trazer-nos bons filmes de Ficção Científica. A década de 80 foi uma boa década para Cameron, como verão mais à frente. Aliens tem sequências de acção maravilhosas e constituiu uma sequela fantástica e ao nível do Alien de 1979.
Ripley (Sigourney Weaver), foi a única sobrevivente da nave Nostromo. Os seus relatos sobre o que aconteceu são encarados com cepticismo - até ao misterioso desaparecimento de colonos em LV-426. Ripley é enviada para o planeta com um esquadrão de marines para investigar os desaparecimentos. Clássico.

Crítica: N/A

Trailer:




Ghostbusters (1984)

Photobucket

"Who you gonna call? GHOSTBUSTERS!" Clássico, clássico.
O elenco é constituido pelos icónicos Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson , que são o quarteto fantástico de investigadores paranormais que caçam fantasmas.
O filme é extremamente engraçado e uma grande contribuição para a Ficção Científica cómica.

Crítica: N/A

Trailer:




The Terminator (1984)

Photobucket

Mais um de James Cameron nesta lista. The Terminator constitui o primeiro de uma saga inesquecível e marcante do Cinema. Arnold Schwarzenegger e a sua personagem permanecerão imortais, decididamente.
A história é simples, mas implacável: um cyborg aparentemente humano (Schwarznegger) é enviado do futuro para matar Sarah Connor (Linda Hamilton). Kyle Reese (Michael Biehn) é o único que a pode ajudar.

Crítica: N/A

Trailer:




Predator (1987)

Photobucket

Arnold Schwarznegger não é uma actor assim tão bom, mas neste filme está melhor! Predator é um grande filme que combina elementos de Sci Fi, terror e de muita acção!
Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) é líder de uma equipa de resgate para encontrar um Ministro e funcionários do Governo que se perderam numa floresta da América Central. O Exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros, mas o que eles não imaginam é que a floresta esconde uma ameaça mortal, um ser de outro planeta, fortemente armado, que sente enorme prazer em matar - o Predador. Imperdível!

Crítica: N/A

Trailer:




The Abyss (1989)

Photobucket

The Abyss é um filme de James Cameron que combina o Sci Fi com suspense constante.
Um grupo de cientistas numa platorma de exploração de petróleo vê-se com a missão de tentar resgatar o USS Montana, um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes e, após o ocorrido, não houve mais contato. O Tenente Coffey (Michael Biehn) supervisionará as operações. Contudo, Bud Brigman (Ed Harris), um mergulhador que chefia a plataforma, diz à operação que acaba de pressentir que sua equipe corre perigo, mas Brigman não poderia imaginar que iria se deparar com algo totalmente surpreendente-

Crítica: N/A

Trailer:



Outros:
Photobucket

E ainda:

Wargames,
2010. O Ano do Contacto, Tron


por Joana Queiroz

11 comentários:

  1. Mais um grande TOP Jota, sim senhor!

    Só acho é que o Blade Runner merecia mais destaque xD, mas eu sei que o filme não marca grande impacto em ti comparativamente com outros, daí a subjectividade do TOP ;)

    ResponderEliminar
  2. Um top quase perfeito... nos meus escolhidos estariam certamente também em destaque o ROBOCOP e o STARMAN.

    O Ghostbusters é o filme que eu tirava logo dai... detesto!

    Já o StarWars 5, e o ET eram ainda assim os dois piores da lista, o que é incrível :)

    De resto tudo perfeito, ainda gostei mais da lista por não aparecer em "grande" destaque o Blade Runner.

    De resto, Terminator, Abyss, Back to The Future, Predator, Aliens e estou quase a dizer todos os filmes da minha vida :)

    ResponderEliminar
  3. Excelente lista! De todos, acho que só a Mosca assisti uma vez :-D os outros já perdia a conta ;-)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todos pelos comentários :)!

    De facto, a década de 80 foi excelente para a Ficção Científica :D

    @ Nuno Pereira: Como é que é possível achares o Star Wars 5 o pior =P ? Nunca daria grande destaque para Blade Runner; é bom, mas overrated :)

    @ Cine31: Tens que ver mais vezes o The Fly! =)

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não vi muitos filmes da década de 80, mas dos que vi e que estão nesta lista tenho a dizer que detesto o ET e o Back to the Future... Foram filmes que simplesmente não achei piada quando era mais novo e achei-os enfadonhos. Actualmente se os fosse ver era capaz de morrer por causa do tédio... Ghostbusters é outro que também não me traz recordações de entretenimento... Eu até gosto de ficção científica, mas estes 3, para mim, são muito fraquinhos. No entanto, percebo que possam ter sido importantes para a temática.

    ResponderEliminar
  6. Hum, compreendo o teu ódio ao ET, não é o filme mais emocionante do mundo, mas eu acho que é um miminho =P. E realmente é um clássico dos anos 80 e muito importante para o género ;).
    Ghostbusters é um filme de Sci Fi mais virado para o género Fantástico, e tem momentos de entretenimento. Mas há muita gente que não gosta, so I kinda understand.

    Agora...em relação ao Back to the Future, acho impossivel ser enfandonho ou morrer de tédio xD

    Se não viste muitos filmes de Sci Fi dos anos 80 aconselho-te a ver a alguns que estão nessa lista (e põe o teu ódio pelo James Cameron de parte:p, porque o Aliens é um must see). ^^

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço o título, só não o coloquei porque nunca o vi. Assim que tiver a oportunidade, vejo-o.

    ResponderEliminar