terça-feira, 15 de março de 2011

TOP Ficção Científica - Década de 70

Os anos 70 foram excelentes para o género de Ficção Científica, maravilharam audiências e são inesquecíveis. Houve um "avanço" dos efeitos especiais e introdução a clássicos como Star Wars e Alien, que realmente deixaram uma marca no género.

Alien (1979)


Photobucket

Alien é o clássico supremo de Sci Fi dos anos 70, e um grande, grande filme realizado por Ridley Scott e com um elenco fantástico. Quando a tripulação da aeronave Nostromo investiga uma transmissão emitida de um planeta desolado encontram uma forma de vida que utiliza humanos como hospedeiros para os seus ovos. Agora, a tripulação tem de combater não só pela sua sobrevivência mas também pela sobrevivência de toda a humanidade.
Um filme com um ambiente claustrofóbico, é tanto Sci Fi como é terror.

Crítica: Brevemente
Trailer:




A Clockwork Orange (1971)

Photobucket

Convenhamos: o realizador Stankey Kubrick é brilhante, e em Sci Fi deu-nos 2 filmes gigantes (o maior é na década de 60). O uso se música clássica que contrasta com temática de violência e violação, a linguagem utilizada por Alex e outros aspectos são pertubadores mas geniais. Alex de Large (Malcom) tem uma maneira muito própria de se divertir: roubar, dançar e violar. Alex sofre uma "lavagem ao cérebro" através de uma experiência, que o transporta de um pertubado punk a um respeitável cidadão.
A Clockwork Orange não é um filme fácil de se ver, mas é um filme inteligente e constituiu uma sátira.

Crítica: Brevemente
Trailer:




Star Wars (1977)

Photobucket

Acho que não é preciso dizer rigorosamente nada, basta ler "Star Wars" para se perceber que é completamente ICÓNICO. No entanto, prefiro o filme que se segue na saga (The Empire Strikes Back).

Crítica: Brevemente
Trailer:




Solaris (1972)

Photobucket

Têm que concordar que Solaris é uma obra prima, uma autência masterpiece de Tarkofsky.
O filme é um drama psicológico genial, que conta a história de um psicólogo que é enviado à uma base espacial Russa que orbita em torno do planeta Solaris, após relatórios de acontecimentos bizarros e alucinações por parte dos tripulantes. Pouco tempo passa após o psicólogo começar a comportar-se da mesma maneira.
Recomendadíssimo.

Crítica: N/A
Trailer:




Young Frankenstein (1974)

Photobucket

Realizado por Mel Brooks, Young Frankenstein constitui uma comédia de ficção científica muito divertida, uma sátira ao filme de 1931.
Um jovem neuro-cirurgião herda o castelo de seu avô, o famoso Dr. Victor Von Frankenstein. Ele descobre como reanimar um corpo sem vida: assim, com a assistência de Igor e de Inga ele cria um monstro que apenas quer ser amado.

Crítica: N/A
Trailer:




Close Encounters of the Third Kind (1977)

Photobucket

É um filme de aliens realizado por Steven Spielberg, e não, não se assemelha ao ET de 1982. Tem uma história fascinante, e conta com a interpretação de Richard Dreyfuss.
Roy Neary (Richard Dreyfuss) é um chefe de família que, ao testemunhar a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Como ele diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.

Crítica: N/A
Trailer:




The Andromeda Strain (1971)


Photobucket

The Andromeda Strain é um bom filme de Sci Fi desta década, com a premissa simples de um grupo de cientistas que investiga um novo vírus alien que chegou à Terra antes que se espalhe e seja tarde de mais.
Houve em 2008 uma mini-série baseada neste filme, mas não supera o original.

Crítica: N/A
Trailer:



Outros:

Photobucket

E ainda:
Loga's run, Superman, Rollerball, Slaughterhouse Five, The Omega Men


por Joana Queiroz

8 comentários:

  1. Bem desta lista ainda não vi alguns, mas estão todos os meus favoritos.

    The Clockwork Orange é sem duvida o melhor filme desta lista, seguido logo pelo Star Wars que é o grande filme da saga e um filme importantíssimo nos anos que se seguiram e em todo o cinema scifi. Mesmo para a industria do Cinema, Star Wars e George Lucas criaram depois dezenas de empresas todas elas em volta da cultura e do cinema!

    Superman é que acho que merecia mais destaque.

    PS: Uma critica construtiva, será que dá para reduzirem os numero de artigos na primeira pagina do blogue? Demora bastante tempo a abrir no Firefox e mesmo no Chrome não é muito rápido.

    ResponderEliminar
  2. Os 4 primeiros são os meus favoritos, mas A Clockwork Orange é mesmo qualquer coisa :).

    Eu reduzi o número de artigos de 10 para 5, acho que agora vai estar um pouco mais leve =). Se tiveres mais problemas avisa, obrigada ^^

    ResponderEliminar
  3. Já esta melhor, mas é melhor testares e pedir também outras opiniões, talvez tenha sido só eu mesmo a queixar-me :)

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. bem daqui só conheço mesmo Aliens e Star Wars, que são dos meus filmes proferidos de Sci-Fi, entre outros estes representaram sem dúvida um enorme avanço do género na indústria cinematográfica.. principalmente aquela cena épica do Aliens em que o bicho sai da barriga do homem xD... e Star Wars é um clássico... na minha opinião estes filmes (nomeadamente Epi. IV, V, e VI), não se comparam aos mais actuais (I,II,III)... enfim looking foward pela decada 80 :)

    ResponderEliminar
  5. A Clockwork Orange está no top, seguido por Close Encounters of third kind e Star Wars!

    Nunca vi o Alien.

    Abraço
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar
  6. Que espectacular selecção! Obrigado por me dares a conhecer algumas obras que nem sequer sonhava existirem, em especial o Solaris, que me deixou muito curioso. Parabéns pela crónica! ;)

    João Samuel Neves
    http://dialpforpopcorn.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. @ Ana Dias: a cena épica do Alien é para recordar!

    @ Bruno Cunha: OMG Bruno. Vai ver o Alien !

    @ João Samuel Neves: Muito obrigada :D! Já viste o Solaris ? Quando o vires manda-me feedback ^^

    ResponderEliminar
  8. Filme que asisti na tv no início dos anos 80, não lembro o nome do filme.mais era a história de uma moça com problemas psiquiátricos que ia morar com os tios, tinha um primo que fazia experiências no sótão, um dia ela ouviu uma voz que a chamava, ela então subiu ao sótão e lá descobriu um aparelho tipo tv, ligou e daí começou uma amizade com um rapaz, que estava em outra dimensão e aí vai... Gostaria de saber o nome desse filme, obrigado

    ResponderEliminar