quinta-feira, 28 de março de 2013

TOP 10 Melhores de Sempre: Space Movies


Dentro do género da ficção científica, temos o subgénero Sci Fi Galáctico, e o meu favorito. Os filmes no espaço incluem diversos: filmes sobre o espaço, filmes passados no espaço, filmes com, aliens, filmes sem aliens, filmes cientificamente prováveis e filmes com elevada ficção, mas em todos existe inerente o reflexo da condição humana.
Eis os filmes que considero os melhores, set in outer space... 


10. Sunshine (2007)


Sunshine é um belíssimo filme realizado por Danny Boyle cujas influências são notoriamente 2001: A Space Odyssey, Solaris e Alien. Contudo, digo ainda que todo o ambiente de suspense claustrofóbico faz-me lembrar o grande Das Boot. Este filme conta-nos a história num futuro não tão distante, em que o Sol está a morrer e consequentemente a Terra também. Assim, um grupo de astronautas é enviado numa missão para salvar a humanidade desse destino...



9. Serenity (2005)


Eu fui uma moça infeliz com a morte prematura da série Firefly; felizmente, milhares de pessoas sentiram o mesmo e Serenity foi um autêntico presente do Joss Whedon. Serenity é então a produção cinematográfica que funciona como uma espécie de encerramento da série. Mistura diversos géneros, incluindo western, e está visualmente muito interessante.



8. Wall-E (2008)


Wall-E reúne uma série de qualidades que prezo bastante: inteligência, coerência, ciência e diferença. Após centenas de anos sozinho a fazer o que foi programado para fazer, o robô WALL.E. descobre um sentido na sua existência quando se apaixona pela robô EVE e arranja a solução para os humanos voltarem para a Terra.


7. Solaris (1972)


Solaris é uma obra prima de Tarkofsky. Este realizador criou um desafiante, denso e fascinante trabalho: requer algumas visualizações para o entendermos por completo. Conta a história de um psicólogo que é enviado à uma base espacial Russa que orbita em torno do planeta Solaris, após relatórios de acontecimentos bizarros e alucinações por parte dos tripulantes. Pouco tempo passa após o psicólogo começar a comportar-se da mesma maneira. Continuo a achar que 2001: A Space Odyssey é melhor.



6. Apollo 13 (1995)


Houston, we have a problem! Não pode haver um top de filmes no espaço sem estar incluindo Apollo 13. É um filme brilhante que conta a história de uma desesperada batalha pela sobrevivência de três astronautas, suspensos a mais de 350.000 quilómetros da Terra numa nave espacial avariada. 
Portanto, Tom Hanks + Kevin Bacon + Lua = filme obrigatório. 



5. 2001: A Space Odyssey (1968)


Gosto muito de 2001: A Space Odyssey. Não é para todos, é extenso, exaustivo, denso e peculiar, mas tem cenas inesquecíveis como o começo do homem, o Hal, o ballet das naves espaciais e aquele final. Tudo isto com uma banda sonora e fotografia fantásticas, pilar essencial para este filme quase não-verbal. Para mim, é o derradeiro clássico de Kubrick e uma excelente experiência cinematográfica.


4. Alien (1979)


Alien é um clássico de ficção científica dos anos 70 e um belíssimo filme realizado por Ridley Scott. Alien trata um grupo de indivíduos que investiga uma transmissão emitida de um planeta desolado, e encontram uma forma de vida que utiliza humanos como hospedeiros para os seus ovos. Agora, a tripulação tem de combater não só pela sua sobrevivência mas também pela sobrevivência de toda a humanidade. Um filme de roer as unhas que nos faz querer muito mais.



3. Moon (2009)


Crítica: Aqui

O astronauta Sam Bell é enviado numa missão de três anos para o outro lado da Lua, estando isolado. Em breve poderá voltar para casa, mas Sam sofre um estranho acidente e descobre algo que coloca tudo em questão. A realização/argumento de Duncan Jones, a interpretação de Sam Rockwell e a magnífica banda sonora de Clint Mansell constituem os três grandes pilares para este magnífico filme. E sim, a voz do Kevin Spacey faz mesmo lembrar o Hal do clássico de Kubrick.



2. Star Trek (2009)


Star Trek é das franchises galácticas mais poderosas de ficção científica e a minha segunda favorita. É o décimo primeiro filme baseado na série, e devo dizer que a longa espera para um filme de excelência deu frutos. Conta com as interpretações de Chris Pine como James T. Kirk e de Zachary Quinto como Spock, nos primeiros momentos da USS Enterprise.



1. Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980)


Sim, Star Wars é o primeiro lugar - previsível. Apesar de estar saturado nas nossas vidas, é impossível negar o impacto destes filmes e, para mim, o episódio V The Empire Strikes Back é o melhor de sempre. Luke Skywalker tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a Força, com técnicas avançadas para torná-lo num Jedi. No entanto, Darth Vader planeia levá-lo para o lado negro da Força, até que um segredo é revelado e acaba por se tornar a cena mais icónica de sempre.




Outros:
Star Wars (1977)
Aliens (1986)
Avatar (2009)
Stargate (1994)
The Fifth Element (1997)
Mars Attacks! (1996)
Star Trek II: The Wrath of Khan (1982)
Star Trek IV: The Voyage Home (1986)
Star Wars III: The Revenge of the Sith (2005)
Barbarella (1968)
Galaxy Quest (1999)
Armageddon (1998)
Worlds Collide (1951)
Soldier (1998)
Starship troopers (1997)


por Joana Queiroz

4 comentários:

  1. Trouxeste aqui bons filmes sem dúvida. E gostos não se discutem mas na minha opinião, nunca poria o Star Wars em primeiro, mas só porque não é o meu género de ficção cientifica preferido. Uma pequena provocação, imperdoável não constar nessa lista o Blade Runner...
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blade Runner não é "Space Movie" é ficçao cientifica futurista, nao se encaixa no post.

      Eliminar
  2. Gosto de listas (afinal o meu blog é um conjunto de listas também), e não resisto a dar alguns nomes: Spaceballs (1987), Hitchiker's Guide To The Galaxy (2005), Prometheus (2012)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Carlos Branco, eu também sou grande fã do Blade Runner (até escrevi a crítica aqui para o blog), mas esse filme nunca poderia constar deste top... É sci-fi, mas não é um filme "no espaço", que era sub-género de sci-fi que este top estava a homenagear.
    Cumrpimentos cinéfilos!

    ResponderEliminar