A Troca - The Switch (2010)
By Jota Queiroz - domingo, outubro 24, 2010
A comédia mais inesperada alguma vez concebida?

Contudo, The Switch revelou ser mais do que isso. Estava com expectativas muitíssimo baixas, e até foi bom porque assim deu espaço para me surpreender.
Wally (Jason Bateman) é uma pessoa neurótica que é apaixonado por Kassie (Jennifer Aniston), mas nunca teve a coragem para lhe dizer - para ela, ele é simplesmente o seu melhor amigo. Kassie sente que a altura de ser mãe é agora, e que não pode esperar mais. Assim, decide ficar grávida por inseminação artificial, e escolhe o seu dador: Roland (Patrick Wilson). Wally despeja acidentalmente o sémen doado. A solução é rápida: substitui o sémen de Roland pelo seu próprio, nessa noite em que estava tão embriagado que nem se lembra de o fazer. Kassie parte para outra cidade, e volta sete anos depois, com o seu filho Sebastian. Wally verifica que o filho de Kassie tem inúmeras semelhanças com ele; Wally vai-se lembrando da noite da "troca" de sémen. Será que Wally reunirá a coragem suficiente para contar a Kassie, há medida que esta se aproxima cada vez mais de Roland ?
A prestação dos actores é razoável. Eu simplesmente adorei o Jason Bateman, fez-me idolatrar a personagem que interpretou: negativista, neurótico, divertido e sarcástico. Fez-me rir imensas vezes e foi muito sólido. Jennifer Anniston, por outro lado, manteve-se na mesma linha de sempre, o que não é bom. Ela interpreta sempre a mesma personagem, apesar de notar uma ligeira divergência neste filme. Já tinha tantas saudades de Jeff Goldblum (Dr. Ian Malcom do Jurassic Park :D)! A sua interpretação foi mediana, com as suas intervenções cómicas devidamente equilibradas. Juliette Lewis fez o papel da "amiga da protagonista", demasiado eléctrica, não gostei de a ver. Quem foi completamente adorável foi o filho Sebastian, é um miminho vê-lo, vale por tudo.
O filme é realizado por Will Speck e Josh Gordon. Não realizaram uma má comédia, mas exageraram em diversos aspectos como
por exemplo: será que as pessoas fazem mesmo festas em que convidam o dador de esperma e em que chega mesmo uma altura em que o dador tem que dar o seu "ingrediente" na altura ? É pouco provável.
Considero que o argumento não é nada por ali além, com clichés ali e acolá. Mas a premissa é desenrolada equilibradamente, sem se apressar muito. Porém, e como já referi anteriormente, há partes forçadas em que os realizadores parecem desesperados por drama. O filme é grande, é demasiado grande para o "pequeno" conteúdo que tem. Poderá haver pessoas que o achem aborrecido.
O filme é "watchable", isto é : vê-se bem, e não é tão mau como poderá parecer. Se um dia estiverem muito aborrecidos numa daquelas típicas tardes, vejam o filme. O filme está longe de ser perfeito e excelente, mas é melhor do que outras comédias que hoje em dia aparecem.
EXAME
Realização: 6/10
Actores: 7/10
Argumento/Enredo: 7/10
Duração/Conteúdo: 6/10
Transmissão da principal ideia do filme para o espectador: 7/10
Média Global: 6.6/10
Crítica feita por Joana Queiroz
Informação
Título em português: A Troca
Título original: The Switch
Ano: 2010
Realização: Will Speck e Josh Gordon
Actores: Jennifer Aniston, Jason Bateman, Juliette Lewis, Jeff Goldblum
Trailer do filme:
3 comentários
Fui ver este filme ao cinema à coisa de 1 mês mas não era para o ir ver- eu e uma amiga minha éramos para ir ver outr filme mas como ja não havia bilhete fomos ver este. Pensava que seria bem pior, mas ate ficou acima das minhas expectativas. A criança qu faz de Sebastian é realmente uma doçura (mas realmente devia ter os olhos azuis) e as coisas de "ipocondria" dele são lindas. A premisa é boa, mas realmente o filme tem por vezes a sua coisa de ficção. É uma boa comédia romÂntica mas nonetheless ainda uma comédia romântica que não se autonomiaza muito do género- a mwlhor comédia romântica que já vi foi mesmo o Love Actually- O Amor Acontece.
ResponderEliminarSim, as crises do miúdo são fenomenais, he stole the show, completamente. =P
ResponderEliminarEstou a pensar em fazer uma crítica ao Love Actually por acaso =).
filme é até que legal... domingão chuvoso sem nada pra fazer, da pra encarar...
ResponderEliminar