sexta-feira, 22 de outubro de 2010

The Runaways (2010)

"It's 1975 and they're about to explode."

"The Runaways" é um filme que se baseia na banda de rock and roll feminina dos anos 70 com o mesmo nome. Basicamente, retrata a formação da banda e a relação entre Cherie Currie e Joan Jett, vocalista e guitarrista respectivamente. Dakota Fanning interpreta Cherie Currie e Kristen Stewart interpreta a lendária e mundialmente conhecida Joan Jett, que era guitarrista na banda, e que mais tarde se tornou vocalista principal. Conheço Joan Jett e sempre gostei dela, mas confesso que desconhecia a banda The Runaways: depois do filme, passei a adorar! Adorei o filme também, mas tentei ser mais objectiva na pontuação.

Estamos em 1975, altura em que os rapazes imperavam no mundo do rock. Joan Jett (Kristen Stewart) quer marcar uma posição , então decide formar uma banda de rock exclusivamente feminina. A ideia agrada a Kim Fowley (Michael Shannon), e então começa à procura de uma vocalista, de uma "cara" mais comercial para representar a banda: ele encontra Cherie Currie (Dakota Fanning), que a seus olhos é perfeita para integrar na banda, com um bónus: ela canta. Cherie e Jett rapidamente desenvolvem uma relação muito próxima. A banda tem sucesso, principalmente no Japão: têm uma digressão, um contracto com a Mercury Records e a vida de rock and roll. Contudo, Fowley gere mal a banda, e problemas vêm à superfície: inveja, álcool e drogas, que irão compremeter o futuro da banda.

É realizado por Floria Sigismondi, que baseou o seu argumento no livro Neon Angel : A Memoir of a Runaway - escrito pela própria Cherie Currie. Sigismondi faz o que lhe compete,mas poderia ter concretizado melhor a premissa, abordando de uma outra maneira: acelerou demasiado as coisas. O argumento é razoável; Por um lado, temos Currie,uma simples adolescente que tinha acabado de ter a menstruação, que depois se transforma na vocalista da banda, em que o sex-appeal e o abuso de drogas a vãodestruíndo. Por outro lado, temos Jett, com a sua magnífica persistência em querer formar uma banda de rock exclusivamente feminina, e o querer expressar-se através da música. Gostei da forma como se abordou a relação entre Cherie e Joan, e a maneira como foi evoluindo. Joan Jett é abertamente bisexual, e neste filme é retratado.
O que realmente falha é o conteúdo em relação à duração do filme. 106 minutos deveriam dar espaço para muito mais conteúdo e desenvolvimento das personagens! OK, o filme só se centra em Joan Jett e Cherie Currie, mas não se deve ignorar as outras personagens. Lita Ford é retratada de uma maneira pouco fiel e foi completamente ignorada, o que acho muito mal

O que realmente é brilhante no filme é a banda sonora. Não só músicas de The Runaways, mas clássicos do rock podem ser ouvidos. Só tenho pen
a que, em relação à música de The Runaways, só mostrem uma música na íntegra : a lendária "Cherry Bomb". As músicas são cantadas pelas próprias actrizes, Dakota Fanning e Kristen Stewart, apesar desta última não ter muita habilidade vocal (mas não a canso de ouvir), comparando com Joan Jett.
Em relação a actores... Devo destacar e fazer uma vénia a Dakota Fanning, achei que estava brilhante. Sempre foi uma actriz muito séria, mas agora tive a oportunidade de a ver num papel completamente diferente, mostrand
o muita versatilidade! Esta última qualidade é algo que Kristen Stewart tenta desesperadamente ter; neste filme, já mostra alguma. Não vemos os "tiques" muito pessoais de Kristen Stewart, e tem uma actuação EXTREMAMENTE fiel a Joan Jett: desde a actuação muito "maria-rapaz", a ligeira corcunda, a forma de tocar, a forma de falar, a forma de cantar e principalmente a forma como expressa a paixão pela música. Também é de louvar a semelhança física : Stewart cortou os seus longos cabelos castanhos e pintou-o de preto, ficando igualzinha a Joan Jett. Michael Shannon como Kim Fowley tem os seus pontos altos e pontos baixos. Dos restantes actores, não tenho nada de negativo nem de positivo a apontar.

Para concluir, acho que deviam dar uma oportunidade a este filme biográfico. Diverti-me imenso a vê-lo, e achei que está razoável. Não é um clássico nem está extremamente bom, mas não desgostei mesmo nada. Tem aspectos positivos, e outros irremediávelmente negativos, mas passarão um bom serão. Não agradará a todo o público, mas se gostam de filmes biográficos sobre bandas ou se são cinéfolos vejam-no : because they're about to explode.


EXAME

Realização: 7/10
Actores: 8/10
Argumento/Enredo: 7/10
Duração/Conteúdo: 6/10
Banda Sonora: 9/10
Transmissão da principal ideia do filme para o espectador: 8/10

Média Global: 7.5/10

Crítica feita por Joana Queiroz

Informação

Título em português: The Runaways -Garotas do Rock (pt-br)
Título original: The Runaways
Ano: 2010
Realização:
Floria Sigismondi
Actores: Dakota Fanning, Kristen Stewart, Michael Shannon, Stella Maeve

Trailer do filme:


0 comentários:

Enviar um comentário