sábado, 27 de dezembro de 2008

The Happening (2008)

"We've Sensed It. We've Seen The Signs. Now... It's Happening."

M. Night Shyamalan anuncia o seu regresso. A promessa de fazer a audiência tremer com o novo filme anunciado para maiores de 16 (pela primeira vez), contribui para a esperança miúdinha de que, Shyamalan, finalmente regressaria ao nível atingido com Sexto Sentido. No entanto, apesar de ter sido um filme com uma história muito bem pensada (a ideia de uma vingança da Mãe Natureza por ter sido abusada pelo Homem, podia ter tornado este filme fantástico) falha a diversos níveis.É perceptível a intenção de Shyamalan de fazer este filme resultar, e há, de facto, alturas do filme que nos prendem, ou seja, o queremos mesmo saber o que vai acontecer a seguir. Contudo, várias vezes nos desiludimos.O filme começa muito bem; com um grupo de pessoas a matarem-se sem razão aparente. Decerto desperta nos espectadores aquela intriga. Bem sabemos que Shyamalan é conhecido pelas reviravoltas ! Mas, no decorrer do filme, fica apenas a sensação de que a explicação não corresponde às nossas expectativas, e simplesmente acaba por desmoronar a concepção toda do filme. Não é o não saber o porquê do "acontecimento", é normal o filme girar em torno de algo; o que realmente é mau, é o facto de que Shyamalan, não nos apresentar explicações coerentes. Quando a suspeita para o "acontecimento" é apontada (que são as plantas, muito original. A vegetação simplesmente não assusta.), o filme entra num conjunto de sequências sem sentido, e fornece-nos imensas perguntas sem resposta (porque é que alguns são imunes à toxina? Nunca chegamos a saber). O que, de início parecia grandioso e intrigante, acabará por desiludir e ser desinteressante.

Em relação aos actores, sem dúvida de que são muito bons...Em outros filmes. Mark Wahlberg e Zooey Deschanel simplesmente falharam neste filme. Os diálogos não eram muito bons, e fica a ideia de que poderiam ter dado mais de si. John Leguizamo é o homem do filme, no entanto, o script não ajuda muito.

Concluindo com negativismos à parte.. O filme não é brilhante, e apesar de ter pontos negativos irreversíveis, vale a pena dar uma olhada. É um filme que se vê bem, decerto que apenas os mais exigentes é que vão o odiar, e é um filme que nos põem a pensar nos problemas ambientais de hoje em dia. Um filme que, inicialmente com imenso potencial, falha na sua concretização, ou seja, Shyamalan, não consegue expor da melhor forma a sua visão.


EXAME

Realização:
6/10
Argumento/Enredo: 6/10
Actores: 5/10
Banda Sonora: 6/10
Duração/Conteúdo: 6/10
Transmissão da ideia principal do filme para os espectadores: 7/10

Média Global: 6/10

Crítica feita por Sara Queiroz


Informação:

Titulo Português: O Acontecimento
Titulo Original: The Happening
Ano: 2008
Realização e Argumento: M. Night Shyamalan
Actores: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo


Trailer do filme:


1 comentário: