Depois do Cinema

[•REC]³: Génesis (2012)

By Jota Queiroz - segunda-feira, agosto 20, 2012

A génese de um outro filme fora da saga REC.


REC 3 era, possivelmente, dos filmes mais esperados do ano, especialmente devido às expectativas criadas após o final do segundo filme. O que terá acontecido a Angela Vidal? Porém, mal saiu o trailer, as minhas esperanças foram completamente por água a baixo, pois foi perceptível que a história não tinha rigorosamente nada a ver com o anterior, ou pelo menos não seria o seu seguimento. Mas como não gosto de ter ideias pré-concebidas, e não sendo uma criatura naturalmente malvada, vi o filme de modo bastante receptivo. Com receio de já ser conclusiva, devo dizer que o filme roça o péssimo em diversos aspectos, se não mesmo a nulidade, e é uma mancha na saga que outrora apreciava, pois conseguiu pegar, escassamente, nos elementos dos filmes anteriores, e atirá-los para o lixo. O terceiro capítulo da franquia falha em manter a tensão alta de forma consistente, da maneira brilhante que os dois primeiros filmes conseguiram. Mas convém ir por partes antes de afirmar que REC 3 é a personificação do defeito cinematográfico.

O subgénero mockumentary está a tornar-se muito popular e temos a demonstração disso através das franquias REC e Paranormal Activity. Só que em REC 3: Génesis, o realizador Paco Plaza (desta vez sozinho pois Jaume Balagueró e Paco Plaza resolveram dividir esforços para encerrarem a franquia) decidiu ceder ao estilo de câmara objectiva e cinema comercial. Terá sido uma ideia acertada? Logo aí apresenta-se a primeira grandessíssima falha desta película. Sinceramente não creio que o subgénero que consagrou a saga REC se encontre esgotado, e por essa mesma razão, achei completamente ridícula esta transição, pois despersonalizou por completo o filme. Se bem que haja quem considere que esta transição poderá apresentar uma nova abordagem ao filme e é uma lufada de ar fresco. Discordo por completo, pois o estilo found footage é que conferia aquele toque de realismo e credibilidade que colocava o espectador muito mais em cima do acontecimento. E isso é que tornava o filme aterrador. Para além deste ponto fulcral de dissociação, são ainda escassas as referências ao filmes anteriores e parece mesmo que nos deparamos com um filme de zombies autónomo bastante fraco. Quem criticou o segundo com certeza que agora o verá com olhos diferentes, pois ao menos REC 2 apresentava um seguimento e tinha história de base. Porque o principal problema em REC 3 é a nível substancial. Tem logo uma falha de base, não há um guião ou um argumento suficientemente bem estruturado e forte. E não é por ser simples que é mau, atenção. Há bastantes filmes com premissas simples muito bem sucedidas. Mas quando o simples significa nada, aí é que o caso muda de figura. Porque nada neste filme apresenta novidade, não vem trazer rigorosamente nada de interessante a esta saga. Acho que a palavra "desnecessário" é a melhor que qualifica REC 3: Génesis.

A maior parte da história passa-se na mesma linha temporal dos primeiros dois filmes (o que acho sensacional...), mostrando a festa de casamento do casal Koldo e Clara. Tudo muito bom, tudo muito bonito, até que um senhor com uma marca de mordida de um cão na mão (dos poucos elementos dos filmes anteriores) começa a demonstrar os sintomas por nós já conhecidos, dando início ao horror. Não percebo muito bem até que ponto uma história assim poderia funcionar, mesmo se fosse um filme autónomo. E claro que não poderia deixar de apontar a grande ironia do título do filme, Génesis. É que em nada remonta a origens... Várias são as vezes em que o realizador revela que foi ligeiramente precipitado e incoerente: desde a mudança super radical na Clara (Leticia Dolera), de uma doce noiva a vingadora destruidora de zombies, como as convenientes falhas narrativas para "salvar" os protagonistas (alguns zombies são super rápidos enquanto que outros são lentos como tudo). Mas o filme tem outros e mais evidentes "plot holes" que não irei aqui revelar. Enfim, prosseguindo.

Relativamente a pontos positivos, pois embora escassos, existem, há que evidenciar a melhoria em relação à caracterização dos zombies (se assim os podemos apelidar). Muito mais assustadores e horrendos, definitivamente. A química entre os dois protagonistas também é deliciosa, graças aos céus. Isto porque durante o filme ficamos mesmo a sentir por eles, pois são separados durante a carnificina e fazem imensos esforços para se reunir novamente. Claro que durante os 90 minutos somos recheados de clichés, que até prefiro não enumerar por causa dos spoilers, mas Leticia Dolera e Diego Martín até estão bastante bem enquanto o casal sofrido, especialmente na cena final que, apesar de previsível, é o que salva o filme da mediocridade.

Em suma, Paco Plaza não teve uma tarefa fácil: apresentar um filme que conseguisse superar os dois anteriores era praticamente impossível, e embora o realizador mereça reconhecimento por tentar algo diferente, o certo é que não faz jus à saga REC. Só espero que no último capítulo seja possível devolver à saga o seu merecido estatuto. Mas apesar da falha gigante que REC 3 acabou por se tornar, por alguns poderá ser apreciado. Convém é irem preparados para o que vão ver: uma comédia de terror que roça o forçado e que é completamente distinto daquilo que estão habituados.

EXAME

Realização: 5/10
Actores: 6/10
Argumento/Enredo: 4/10
Duração/Conteúdo: 4/10
Efeitos/Fotografia: 7/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 4/10

Média Global: 5/10

Crítica feita por Sarah Queiroz

Informação

Título original: [•REC]³: Génesis
Ano: 2012
Realização: Paco Plaza
Actores: Leticia Dolera, Diego Martín e Javier Botet

Trailer:




VER TAMBÉM:

REC 2 (2009) , por Sarah Queiroz

  • 7 Comments
  • Share:
Mensagem mais recente Mensagem antiga

You Might Also Like

7 comentários

  1. Unknownsegunda-feira, 20 de agosto de 2012 às 00:21:00 WEST

    Excelente critica nao acrescentava uma virgula sequer ao que foi aqui escrito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
      Responder
  2. Sarahsegunda-feira, 20 de agosto de 2012 às 00:46:00 WEST

    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
    Respostas
      Responder
  3. Anónimosegunda-feira, 20 de agosto de 2012 às 01:07:00 WEST

    O seguimento do "Rec 2" será o "Rec 4". Este último foi gravado ao mesmo tempo que o "Rec 3", tendo o realizador dividido a sua equipa para cada uma das produções.

    ResponderEliminar
    Respostas
      Responder
  4. Sarahsegunda-feira, 20 de agosto de 2012 às 01:14:00 WEST

    Sim, eu sei. Não obstante esse facto, achei este filme desnecessário ao máximo. Pode ser que REC 4 nos faça esquecer este pequeno deslize. Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
    Respostas
      Responder
  5. Nuno Barrososábado, 25 de agosto de 2012 às 15:54:00 WEST

    O REC é um dos meus filmes preferidos, sem qualquer sombra de dúvida. Já não fui muito à bola com o 2, mas estava completamente interessado em ver este 3! Pelo que vi do trailer, pareceu-me ser muito tenso o que apenas aumenta a minha antecipação.

    Mas veremos em breve! De qualquer forma a tua crítica já me fez pôr os pés "um bocado na terra" para que não vá ver o filme e ficar depois tremendamente desiludido! eheh

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
      Responder
  6. Sarahdomingo, 26 de agosto de 2012 às 20:34:00 WEST

    Obrigada Nuno pela visita e comentário. É assim, eu não gostei do filme muito devido ao facto de ter criado expectativas elevadas e achar que tem falhas incortonáveis, mas reconheço que há partes do filme que entretêm... O melhor é mesmo ver o filme sem esperar nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
      Responder
  7. gonçaloquarta-feira, 12 de setembro de 2012 às 21:01:00 WEST

    Este filme e um falha enorme na história da saga de REC, espero que a ideia de Paco Plaza para o quarto seja mesmo o que ele pensa e dá a entender, seria a continuação do 2º, a saída ou não de Angela Vidal do prédio, espero que se esmere para bem dos amantes de REC

    ResponderEliminar
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Newer
Stories
Older
Stories

Depois do Cinema

  • Página inicial
  • Críticas
  • TOP Filmes
  • Facebook
  • Sobre Nós

Follow Us

  • facebook
  • instagram

Especial Colaborações do Cinema

Espaço dedicado às nossas colaborações no cinema predilectas.

#1 - Leigh Whannell & James Wan - 4 filmes




#2 - Brad Pitt & David Fincher - 3 filmes




#3 - Johnny Depp & Tim Burton - 8 filmes




#4 - Neill Blomkamp & Sharlto Copley - 3 filmes



  • TOP 10 Melhores Filmes de Terror de 2013
  • TOP 10 Terror Asiático
  • Resident Evil 1-5 (2002-2012)
  • TOP 15 Melhores: Vilãs do Cinema
  • TOP 15 - Melhores filmes de 2012
  • TOP 15 Melhores: "Twist Endings" - Finais Surpreendentes
  • TOP Realizadores
  • Especial Colaborações do Cinema: James Wan e Leigh Whannell
  • TOP 10 Melhores Cenas: Filmes de Terror
  • TOP 10 Cinema Alemão

Obrigatório ver..

  • Hoje vi(vi) um filme
    IndieJúnior 2023 chega com Curtas na Piscina, oficinas e outras novidades
    Há 13 horas
  • Portal Cinema
    Já Há Candidatos aos Óscares de 2024? Quais São Os Filmes Que Não Pode Perder de Vista
    Há 5 dias
  • CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo
    O que esperar do Oscar 2023
    Há 2 semanas
  • O FALCÃO MALTÊS
    ***** Os 10 MELHORES FILMES de RIDLEY SCOTT
    Há 4 semanas
  • O Rato Cinéfilo
    MORTE A VENEZIA (1971)
    Há 5 meses
  • Bloggou: Cinema, Games, Informática, Tecnologia e Jogos Online.
    Using Olive Oil In Your Skin Care Routine
    Há 1 ano
  • CLOSE UP!
    Betty White (1921 - 2022)
    Há 1 ano
  • CINE 31
    He-Man and the Masters of the Universe (2021)
    Há 1 ano
  • Not a film critic
    Notas de um Festival de Terror, Edição de 2021 – parte cinco
    Há 1 ano
  • brain-mixer
    E o Motelx 2021
    Há 1 ano
  • Ecos Imprevistos
    Sivert Høyem: "Sleepwalking Man" - live
    Há 2 anos
  • Cinema Rodrigo
    🎬 🎦 MELHORES FILMES DE 2020
    Há 2 anos
  • Cinéfilo Inútil
    Agen Ion Casino
    Há 2 anos
  • Meu Mundo Alternativo
    Livro | The Double Me - 6x24: It's Over Now (+18) [SERIES FINALE]
    Há 2 anos
  • CINEBULIÇÃO
    Georgea Simenon - Literatura Policial - Missário Jules Maigret
    Há 2 anos
  • TERROR EN EL CINE.
    IMPACT EVENT. (TRAILER, POSTER E INFORMACIÓN) ☣️
    Há 2 anos
  • Rick's Cinema
    Crítica: "Portrait de la jeune fille en feu" (Retrato da Rapariga em Chamas)
    Há 3 anos
  • E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?
    Crítica: Era Uma Vez Em... Hollywood (2019)
    Há 3 anos
  • O Narrador Subjectivo
    Novo Projeto
    Há 5 anos
  • O Homem Que Sabia Demasiado
    Dois novos temas de Kubik
    Há 6 anos
  • BLOCKBUSTERS
    Crítica Ex Machina (2015)
    Há 7 anos
  • Delusion over Addiction
    My Watchlist #3
    Há 7 anos
  • Dial P for Popcorn
    MUDÁMOS DE CASA!
    Há 8 anos
  • TERCEIRO TAKE
    Filme: O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
    Há 8 anos
  • Cinema com Crítica
    38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo – Dia 14
    Há 8 anos
  • Febre da 7ª arte
    #1 Dexter Laboratory Coloring Page
    Há 9 anos
  • A Gente não Vê
    LEFF: "Only Lovers Left Alive", one thousand years of existencial crisis
    Há 9 anos
  • Keyzer Soze's Place
    And like that, poof. He's gone.
    Há 9 anos
  • Cinema Detalhado
    Detalhando: Amor Pleno (To the Wonder)
    Há 9 anos
  • Tertúlia de Cinema
    Tertúlia de Cinema XV: Ficção-Científica
    Há 10 anos
  • Um Ano em 365 Filmes
    Notas Finais
    Há 11 anos
  • Arte-Factos
    Black Bombaim + The Notorious Hi-Fi Killers no MusicBox
    Há 11 anos
  • Modern Times
  • A Voz do Cinéfilo
  • CINEMA'S CHALLENGE
  • My One Thousand Movies
  • ­Vai Assistindo!

Blog Archive

  • ►  2016 (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2015 (3)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (2)
  • ►  2014 (10)
    • ►  agosto (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (3)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2013 (29)
    • ►  novembro (1)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (7)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (3)
  • ▼  2012 (67)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (10)
    • ▼  agosto (15)
      • TOP 5 Melhores Cenas - Filmes Pixar
      • The Strangers (2008)
      • TOP 5 Vincent Cassel
      • Shame (2011)
      • The Cabin in the Woods (2011)
      • Dark Shadows (2012)
      • [•REC]³: Génesis (2012)
      • August Rush- O Som Do Coração (2007)
      • Blade Runner (1982)
      • Madagascar 3: Europe's Most Wanted (2012)
      • The Amazing Spider-Man (2012)
      • Master Harold... And The Boys (2010)
      • The Hunger Games (2012)
      • The Dark Knight Rises (2012)
      • Terror em 2012 - Antevisão
    • ►  julho (2)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2011 (146)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (18)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (20)
    • ►  abril (18)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (18)
    • ►  janeiro (24)
  • ►  2010 (69)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (13)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (3)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (3)
  • ►  2009 (9)
    • ►  janeiro (9)
  • ►  2008 (7)
    • ►  dezembro (7)



Created with by BeautyTemplates | Distributed By Blogger Themes

Back to top