The Girl with the Dragon Tattoo (2011)
By Jota Queiroz - quarta-feira, fevereiro 22, 2012
A versão americana de algo mais espantosa de sempre.

Todavia, um pequeno sentimento de "desilusão" surgiu. Estava à espera de algo ainda mais visceral e chocante; sim, existem cenas perturbadoras que poderão chocar principalmente o público feminino, mas confesso que pensava que seria ainda mais intenso, até mesmo por ser Fincher a realizá-lo. Desta maneira, trata-se de um thriller negro perfeitamente normal, com alguns minutos perturbadores (que aí sim, divergem do protótipo de filme convencional), e não o filme mais perturbador da década como prometido. Outro aspecto mais negativo desta obra é o argumento por vezes demasiado enrolado.
Abordando de novo os aspectos positivos, devo referir que a sequência de créditos iniciais é absolutamente fabulosa. Injecta uma dose de adrenalina para o filme inteiro!
Relativamente a performances, é imperativo afirmar que a interpretação de Rooney Mara é brilhante, e não é pela surpreendente transformação física a que foi submetida. Ela personifica intensamente o furacão que Lisbeth Salander é, ofuscando um tímido Daniel Craig, que não deixa de assumir habilmente o encantador Mikael Blomkvist, e um forte e credível Stellan Skarsgard. Afirmo sem qualquer dúvida que talvez sem a interpretação de Rooney Mara o filme não seria o fenómeno que é.
Em síntese, The Girl with the Dragon Tattoo tem os seus pontos fortes na intensa banda-sonora da dupla Trent Reznor/Atticus Ross, que nos envolve numa sufocante atmosfera de mistério e dor, e na interpretação de Rooney Mara. Mal posso esperar para os próximos dois filmes. É um filme sólido e magnífico, mas não posso deixar de aconselhar aos mais interessados para verem a versão sueca.
Como disse anteriormente, David Fincher injecta-nos com uma dose de adrenalina logo ao início, com a sequência inicial. Feel free to watch it here.
EXAME
Realização: 8/10
Actores: 9/10
Argumento/Enredo: 8/10
Duração/Conteúdo: 8/10
Banda sonora: 9/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 8/10
Média Global: 8.3/10
Crítica feita por Joana Queiroz
Informação
Título em português: Millenium 1 - Os Homens Que Odeiam as Mulheres
Título Original: The Girl With the Dragon Tattoo
Ano: 2011
Realização: David Fincher
Actores: Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer
Trailer:
2 comentários
Acho a actriz Rooney Mara muito "sem alma", mas neste filme conseguiu surpreender-me, apesar de um sotaque muito forçado.
ResponderEliminarConcordo com a tua desilusão quando referes que pensavas que ia ser um filme mais intenso, mas não deixa de ser um filme pouco convencional.
Parabéns pela análise.
Cumprimentos
What can I say? Gostei mais da versão sueca....
ResponderEliminar