segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Our Idiot Brother (2011)

À primeira vista, parece mais uma comédia insípida, recheada de clichés e sem qualquer conteúdo. Aliás, até o título, “O Idiota do Nosso Irmão”, fez-me pensar que seria mais um na infindável lista de comédias que não me despertam interesse algum. Bom, é caso para dizer que saí do cinema com um sorriso na cara e mais relaxada: este filme é interessante, positivo e, recorrendo a um vocábulo inglês, diria que é mesmo sweet.
Acompanhamos a história de Ned Rochlin (Paul Rudd), um homem inocente e bem-intencionado, apesar de ser um pouco aluado. Ned só quer o bem do mundo que o rodeia, particularmente das suas três irmãs (Elizabeth Banks, Zooey Deschanel e Emily Mortimer) . Contudo, as suas atitudes bem intencionadas têm a irritante tendência de dar para o torto, transtornando as vidas de quem mais ele gosta, e obrigando a mudanças na vida de todos.

Relativamente à história, é bastante satisfatória, havendo uma grande dinâmica entre as vertentes cómica e dramática. Poderia ter-se tornado num cliché rapidamente, mas o realizador Jesse Peretz conseguiu encaminhar o filme no bom caminho, estruturando bem a história; não fez um trabalho brilhante, mas fez o necessário para distinguir este filme dos demais. Ao início parece ser um pouco aborrecido, mas considero que todo o enredo torna-se progressivamente mais interessante há medida que conhecemos as personagens e as relações entre elas. Aliás, todas as relações entre os diversos membros da família conferem uma grande dimensão ao filme, sendo mesmo um grande pilar. Todas as situações que envolvem Ned são hilariantes, e o seu carinho pelo cão Willie Nelson é mesmo inspirador. Destaco a vertente humorística do filme, que opta por seguir um caminho mais leve.

Todas as histórias que envolvem as irmãs Rochlin também são interessantes, e as actrizes conseguem conferir uma credível vertente dramática ao filme. Elizabeth Banks, Zooey Deschanel e Emily Mortimer são fantásticas neste filme. Sem querer menosprezar o trabalho das actrizes, devo destacar Paul Rudd. A maior surpresa foi mesmo o actor: acho que fez um bom trabalho, mais do que em outros filmes. Sinceramente, nunca fui fã do seu trabalho, mas neste filme conseguiu-me convencer. A sua atitude meio “zen-marley-jesus christ” fica-lhe bem.

Não é preciso um filme de comédia fazer-nos rir do início ao fim. Este filme é comédia porque contém um conjunto de peripécias e situações que são hilariantes e encantadoras; é pela sua leveza humorística, elenco e a falta de clichés que este filme se destaca. Our Idiot Brother entretém e relaxar-vos-á. Citando uma senhora idosa que estava atrás de mim no cinema, "é um filme simplezito, mas muito interessante".

EXAME

Realização: 6/10
Actores: 8/10
Argumento/Enredo: 7/10
Duração/Conteúdo: 7/10
Transmissão da ideia principal do filme para o espectador: 8/10

Média Global: 7.2/10

Crítica feita por Joana Queiroz


Informação

Título em português: O Idiota do Nosso Irmão
Título Original: Our Idiot Brother
Ano: 2011
Realização: Jesse Peretz
Actores: Paul Rudd, Elizabeth Banks, Zooey Deschanel

Trailer:

0 comentários:

Enviar um comentário