O que seria do cinema sem as vilãs? Personagens que amamos odiar... Sim, existe o Freddy Krueger e o Darth Vader, mas o lado feminino também consegue ser bastante malvado e meticuloso. Decidi, assim, elaborar uma lista das minhas preferidas.
Nunca é demais dizer: esta lista contém as 15 personagens que eu considero serem as melhores vilãs/anti-heroínas. Claro que é susceptível de ser controversa, mas a graça é mesmo essa, a diversidade de opiniões. Nesta lista constam as personagens que, na minha perspectiva, mais se destacaram pela positiva pelo seu "dark side". Este é um TOP mais que subjectivo, e nesse medida, ficarei à espera das vossas opiniões! Não hesitem em partilhá-la connosco!
15. Miranda Priestly - The Devil Wears Prada (2006)
Decerto que muito dos leitores poderão identificar-se com este filme... Quem é que já não teve daqueles patrões absolutamente intragáveis? Pois bem, acho que nenhum consegue atingir o nível da graciosa Miranda Priestly, tão bem interpretada por Meryl Streep. Basicamente é o terror de qualquer ambiente de trabalho.
14. The Wicked Witch of the West - The Wizard of Oz (1939)
É capaz de ser das personagens vilãs mais memoráveis da 7ª arte, um ícone mais que consolidado. É absolutamente aterradora em todas as cenas em que aparece, especialmente até porque o seu objectivo até nem é tão maléfico a comparar com as outras da lista... (só queria um sapatos vermelhos).
13. Margaret White - Carrie (1976)
Na minha opinião é das mães mais marcantes dos filmes de terror. Em Carrie (1976), o elemento mais assustador acaba mesmo por ser a personagem Margaret, através da sua personalidade psicótica e ao pressionar a sua filha Carrie ao extremo.
12. Mystique - Saga X-Men
Mystique, das personagens mais complexas e interessantes da saga X-Men, e vilã obrigatória da minha lista. Torna-se quase impossível não ficar a torcer pelos planos dela, mesmo que envolvam a aniquilação da humanidade. Tive uns tempos a invejar a pele azul da Mystique, prefiro não explicar porquê.
11. Lady Van Tassel - Sleepy Hollow (1999)
Quem é que não venera "Sleepy Hollow"? Para além de ser um filme excelente, na minha opinião, a grande actuação da película fica a cargo de Miranda Richardson: interpreta a grande vilã, Lady Van Tassel, que movida por uma vingança pessoal, acaba por controlar o lendário cavaleiro sem cabeça. Absolutamente assustadora!
10. Amanda Young - SAW (2004-06)
Amanda Young, sobrevivente e agora protegida do mediático Jigsaw, não se contém a ser ainda mais transloucada e perigosa que o seu mentor. Sou uma grande fã da actriz Shawnee Smith, que interpreta imensamente bem a conturbada, mas forte Amanda Young.
9. Asami Yamazaki - Audition (1999)
Tinha que constar a menção ao terror japonês. Takashi Miike é dos cineastas mais singulares, sendo eu uma grande fã do realizador. Em "Audition", consegue criar uma atmosfera de terror electrizante, em que a personagem Asami, simultaneamente bela e terrivelmente maligna, é personificada na perfeição pela actriz asiática.
8. Alex Forrest - Atracção Fatal (1987)
Não tenho dúvidas que Alex Forrest é o pesadelo de qualquer homem. Aparentemente normal e fantástica, imaginem o que é descobrirem o inverso da medalha: psicótica e obcecada, nada a faz parar até conseguir aquilo que quer... Stalker alert! É uma grande vilã na medida que é uma artista da manipulação.
7. Elle Driver - Kill Bill Vol. 2 (2004)
Em Kill Bill deparamos-nos com diversos antagonistas. Mas há que dar o devido destaque a Elle Driver, que chama completamente à atenção pela sua crueldade. Assassina competente, tem como principais características o desejo por sangue e insanidade...Mortífera!
6. The Evil Queen - A Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Parece-me que é a senhora vilã, datada de 1937. Poderosa, linda, cruel... Aterrorizou-me completamente da primeira vez que vi "A Branca de Neve", e com certeza que não estou sozinha no barco. Especialmente aquela icónica cena da maçã. Ainda hoje sou intolerante a fruta.
5. Catwoman - Batman Returns (1992)
Catwoman é mais um exemplo de anti-heroína do que propriamente vilã, mas devo dizer que acho-a completamente fascinante. Selina Kyle, mais que perturbada, não mede o que faz para ver concretizados os seus planos diabólicos, e se formos a ver, tem uma grande vantagem sobre Batman: 7 vidas. Michelle Pfeiffer em grande.
4. Malévola - A Bela Adormecida (1959)
É indiscutivelmente a minha vilã preferida da Disney. É muito complexa e profunda, e faz mais que jus ao nome que possui. Fiquei bastante satisfeita quando soube que ia ser adaptado para o cinema um filme centrado na Malévola (que será interpretada por Angelina Jolie).
3. O-Ren Ishii - Kill Bill Vol. 1 (2003)
O-Ren Ishii é outra vilã do filme Kill Bill, e a minha preferida do filme. De habilidade e frieza estrondosa, é tanto mestre nas artes marciais como nas malvadas. Pessoalmente adoro a sua background story, o que demonstra que é uma personagem muito bem construída e interpretada muito bem por Lucy Liu.
2. Annie Wilkes - Misery (1990)
É certamente a personificação da obsessão levada ao extremo, o que culmina na mais pura das maldades. Inesquecivelmente sinistra, Annie Wilkes é um autêntico pesadelo. Ninguém poderia interpretá-la melhor que a fantástica Kathy Bates.
1. Bellatrix Lestrange - Saga Harry Potter (2007-11)
Talvez seja um número 1 surpreendente. Mas que poderei dizer? Sou uma geek do Harry Potter, e tendo uma veia pessoal para gostar de vilões, só poderia vir a adorar o braço direito do Lord Voldemort... E diga-se que é uma personagem que vem a acumular imensas crueldades! De topo, e é a minha eleição.
Menções Honrosas
Nurse Ratched - One Flew Over the Cuckoo's Nest (1975)
Catherine Tramell - Basic Instinct (1992)
Cruella De Vil - 101 Dalmatians (1961)
Pamela Voorhees - Friday the 13th (1980)
Kayako Saeki - The Grudge (2004)
E um bocado off-topic... A melhor vilã em séries de televisão, é, indiscutivelmente:
Cersei Lannister - Game of Thrones
por Sarah Queiroz