sábado, 30 de julho de 2011

Larry Crowne (2011)

Larry Crowne é daqueles filmes que à primeira vista não se sabe o que se esperar, e talvez tenha sido essa a razão pela qual não foi particularmente bem recebido pelas críticas. Tom Hanks volta a sentar-se na cadeira de realizador e demonstra que é, de facto, multifacetado e talentoso, ao proporcionar-nos um filme simples, mas ao mesmo tempo irresistível e enternecedor. Adoro ter este tipo de surpresas, ir ao cinema e deparar-me com um filme completamente diferente do que estava à espera (pela positiva é claro!), pois a verdade é que à muito tempo um filme não me fazia rir tão genuinamente como este fez. Claro que não está isento de falhas, aliás não são poucas, mas adianto desde já que é uma agradável surpresa.

Sem dúvida alguma que o atractivo principal do filme assenta no seu elenco, pois brilhante é dizer pouco das actuações. O desempenho de Tom Hanks não poderia ser melhor, é incrivelmente fácil apaixonarmo-nos pela personagem principal, que apesar de todos os obstáculos que encontra, enfrenta-os sempre com grande positivismo. Julia Roberts, que ultimamente tem escolhido papéis ligeiramente duvidosos, entrega-se completamente a este papel, proporcionando-nos uma actuação absolutamente majestosa. O que me ri com Roberts neste filme... Esta dupla encarrega-se das cenas mais caricatas do filme, que deixarão qualquer um com a cara a doer de tanto rir.

O filme acompanha o amável e trabalhador Larry Crowne (Tom Hanks), que é subitamente despedido da empresa onde trabalhava, por não deter uma formação superior. Afundado em dívidas e à beira da falência, Cr
owne decide matricular-se na faculdade para poder ter hipóteses de vir a ser contratado numa empresa melhor. É na faculdade que Larry conhece e desenvolve uma paixão inesperada pela sua professora Mercedes Tainot (Roberts), uma mulher que perdeu a paixão por ensinar, mas que influenciará positivamente Larry.
Com uma narrativa pouco desenvolvida e sem grandes enredos, o filme poderá cair
na categoria de enfadonho ou aborrecido, pois é igualmente extenso demais, e houve alturas em que pensei que o argumento podia ser bastante melhor. No entanto, o filme cumpre os seus objectivos mínimos. A mensagem que procura transmitir é bastante simples e eficaz: Quando temos todos os motivos para pensar que nada mais temos para dar, eis que a vida dá uma volta inesperada e encontramos várias razões para continuar a viver.

Rapidamente concluo, ao dizer que é um filme que vale a pena assistir, pois garante boa disposição e tem actores formidáveis nos principais papéis.

EXAME


Actores: 8/10
Realização:
6.5/10

Duração/Conteúdo: 6/10
Argumento/Enredo: 5/10
Transmissão da mensagem para o espectador: 8/10

Média Global: 6.6/10

Crítica feita por Sara Queiroz


Informação

Título em português: Larry Crowne
Título Original: Larry Crowne
Realização: Tom Hanks
Ano: 2011
Actores: Tom Hanks, Julia Roberts, Cedric The Entertainer

Trailer do filme:

7 comentários:

  1. Mesmo que não seja um grande filme, é um filme pelo qual venho esperando. Parece ser um bom divertimento. Estou curioso em conferir =)

    ResponderEliminar
  2. Também estou curioso pra conferir. Deve valer a pena, no meio desses blockbusters de verão, como um programa leve.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Acabei de adicionar o "Depois do Cinema" à minha coluna de blogs parceiros também. Obrigado por ter adicionado aqui!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Parece ser divertido até, e seu texto até me atraiu. Talvez eu veja se eu me deparar com ele.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o filme e a review também.

    Quero imenso ver as vossas reviews da saga Harry Potter *.*

    ResponderEliminar
  6. Olá! Também já estou seguindo pelo facebook aqui!

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Alan, Gabriel e Rafael - É sem dúvida um filme divertido, recomendo, especialmente se gostarem desta dupla de actores!

    Anónimo - Estamos ainda a preparar as reviews da saga Harry Potter. Temos andado um pouco ocupadas, mas como entrei de férias na sexta, tenho agora muito mais disponibilidade, portanto não te preocupes que em breve publicaremos a review do HP :)

    ResponderEliminar