By Sarah - terça-feira, maio 04, 2010
Esta década foi presenteada com magníficos filmes de animação, e, pessoalmente, a maior parte deles vêm da PIXAR. Na minha opinão, a Disney já não faz filmes como antigamente. Sim, a Disney e a PIXAR estão interligadas agora (Disney.Pixar), mas são coisas independentes. Já não se vê filmes como o Rei Leão; esse legado permanecerá intacto. A animação stop-motion esteve em grande esta década, com o lendário Tim Burton a realizar "A Noiva Cadáver", após o sucesso dos anos 90 "O Estranho Mundo de Jack". Filmes como Coraline e A Fuga das Galinhas também são exemplos deste magnífico tipo de animação.
Séries como The Simpsons, Naruto e Family Guy também tiveram a sua representação no grande ecrã. A década não estaria completa sem a introdução de personagens que se tornaram icónicas : Alex o Leão, Shrek, Nemo, Wall-E, Spider Pig ou Sid .
Aqui estão alguns dos filmes que considero serem os melhores da década.
Finding Nemo (2003)
Depois deste filme, as lojas de animais agradeceram com o aumento nas vendas de peixes-palhaços e outros. Dispensando introduções, "À Procura de Nemo" conta a história do peixinho Nemo: este é um pequeno peixe-palhaço, que repentinamente é raptado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver num aquário em Sidney. Decidido a encontrá-lo, o seu pai sai à sua procura, tendo como ajuda a inesquecível Dory. Um clássico da PIXAR, claro.
Crítica: Brevemente
Trailer:
Up! (2009)
Up! foi dos filmes mais aclamados pelas críticas em 2009, tornando-se nos melhores filmes de animação de sempre. É dos melhores filmes da PIXAR, e fechou a década de 2000 de uma maneira grandiosa.
Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objectivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Uma história inspiradora.
Crítica: Brevemente
Trailer:
Ratatouille (2007)
"Ratatui" é um filme que, literalmente, faz crescer água na boca. Centra-se em gastrononia, e dá-nos mesmo fome. Mas não é só isso que faz deste filme um clássico da PIXAR. É a animação, a história e as personagens que fazem deste filme aquele pequeno miminho.
O filme relata a história de um ambicioso e inteligente rato chamado Remy , que sonha tornar-se um grande chef. Um dia, um incidente acontece e ele fica situado debaixo do famoso restaurante do seu ídolo e chef favorito, Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do restaurante e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e que precisa de manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini formam uma parceria, em que Remy fica escondido debaixo do chapéu de Linguini, controlando os seus movimentos e indicando o que ele deve fazer para cozinhar.
Crítica: Brevemente
Trailer:
Wall-E (2008)
"Wall-E" tornou-se dos meus filmes de animação favoritos porque reúne uma série de qualidades que prezo bastante: inteligência, coerência, ciência e diferença. É um filme que não agrada a todos, por ser mesmo muito especial. Após centenas de anos sozinho a fazer o que foi programado para fazer, o robô WALL.E. descobre um sentido na sua existência quando se apaixona pela robô EVE. Esta apercebe-se que WALL.E tropeçou, sem saber, na resolução para o futuro da Terra, e corre de volta ao espaço para contar as suas descobertas aos humanos, que têm estado ansiosamente a aguardar por notícias que digam que é finalmente seguro voltar para casa. Entretanto, WALL.E persegue EVE pela galáxia, apaixonado, enquanto se tenta arranjar a solução para os humanos voltarem para a Terra.
Crítica: Brevemente
Trailer:
Shrek (2001)
Talvez dos filmes mais mediáticos da história da animação, "Shrek" revolucionou o mundo do cinema. Shrek fez parecer as coisas horrorosas as mais bonitas. É dos melhores filmes de sempre e cómicos alguma vez feitos, e super original (tirando as suas "inspirações" brilhantes).
Dispensa qualquer introdução, o filme centra-se no ogre mais famoso do mundo, Shrek. É o primeiro e considerado melhor da saga (apesar de achar o segundo melhor).
Crítica: Brevemente
Trailer:
The Corpse Bride (2005)
Outro filme stop-motion de Tim Burton, outra parceria Burton-Depp. Não se compara a Nightmare Before Christmas, mas A Noiva Cadáver é um filme de animação excelente que merece, sem sombra de dúvida, de estar neste top. O filme centra-se na aborrecida vida de Victor (Johnny Depp). Este está destinado a casar com Victoria, mas os dois nunca se conheceram. Depois de ensaiarem cuidadosamente o seu próprio casamento e Victor falhar completamente, este vai para o bosque praticar e simula a cerimónia enfiando a aliança num ramo. Para sua surpresa e desespero o ramo era mesmo um dedo de Emily (Helen Boham-Carter),a "Noiva Cadáver", que alega agora ser a sua noiva legal. Surpreendente, cómico, assustador e dramático!
Crítica: Aqui
Trailer:
The Incredibles - Os Super-Heróis (2004)
Outro clássico da PIXAR, dos meus filmes de super-heróis (animados) favoritos. Este filme é simplesmente imperdível,e foi vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação em 2004.
O filme trás-nos a história de Roberto Pêra, que foi um dos maiores super-heróis do mundo. Conhecido por todos como Sr. Incrível, salvou vidas e lutou contra o mal diariamente, como que por profissão. Agora, quinze anos depois, Roberto e a mulher Helena vivem longe da glória, tentando combater o aborrecimento. A oportunidade de voltar à acção surge quando recebe uma comunicação misteriosa que o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta.
Crítica: Brevemente
Trailer:
Coraline (2009)
"Coraline e a Porta Secreta" é um filme fantástico, surpreendente e com uma animação soberba. Conta com as vozes de Dakota Fanning, Ian McShane e Teri Hatcher.
A sinopse do filme diz-nos que Coraline é uma menina que sonhava viver num mundo melhor, com mais diversão e emoção. Ao mudar para uma nova casa, encontra uma porta trancada. Depois de muito tentar, consegue abri-la. Descobre um mundo onde tudo é alegre e os seus pais são sempre divertidos. A princípio, a única coisa estranha é que as pessoas têm botões no lugar dos olhos. Aos poucos, descobre segredos, percebe que está em perigo e vê que o mundo real não era tão mau assim. Original, marcou definitivamente a década, vale a pena verem.
Crítica: N/A
Trailer:
Ice Age (2002)
A "Idade do Gelo" mudou a face da Terra, como também da animação. Bom argumento, animação diferente e aspectos bastante cómicos fazem deste filme das maiores surpresas da década. Quando a preguiça Sid conhece o mamute Manny , este tenta de tudo para se livrar do chato Sid. Mas isso é apenas o começo : após encontrarem uma vila humana destruída, Manny é convencido por Sid a ajudar a entregar um bebé ao seu pai. Eles têm a companhia de Diego, o tigre dente-de-sabre que fica amigo de Sid e Manny e que tem planos de entregar o bebé ao seu líder.
Crítica: N/A
Trailer:
Monsters Inc. (2001)
Ser um filme da pixar, já é, por convenção, um filme brilhante. Não é, de longe, o meu favorito da Pixar, mas "Monstros e Companhia" é mesmo muito bom!
Resumindo a história do filme, este é sobre monstros que assustam crianças para poderem conseguirem os gritos delas para gerar energia para seu mundo. Se não viram, vejam.
Crítica: N/A
Trailer:
Chicken Run (2001)
Recebi "A Fuga das Galinhas" no meu 10º aniversário, em 2001, e adorei. Agora,anos consideráveis mais tarde, ainda o adoro! O filme retrata a história desesperada de galinhas. Durante a década de 50, numa quinta dedicada à criação destas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e para as suas amigas. Após várias tentativas não muito bem sucedidas, surge na capoeira o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Imperdível, e com uma técnica de animação brilhante: stop motion.
Crítica: Brevemente
Trailer:
How's Moving Castle (2004)
De Hayao Miyazaki, " O Castelo Andante" é dos meus filmes de animação japonesa favoritos. Brilhante e incrivelmente bonito de se ver, aconselho vivamente para toda a gente.
Uma jovem chamada Sophie é amaldiçoada por uma bruxa, que a torna numa mulher velha; há um senão: Sophie não é capaz de contar a ninguém da maldição. Impossibilitada de continuar o seu trabalho na loja da sua mãe, ela vai para o castelo andante do famoso feiticeiro Howl. Sophie fica amiga de Calcifer, o demónio de fogo que governa o castelo e que está ligado a Howl por um contrato, cujos termos Calcifer não pode revelar. Prometem ajudar-se mutuamente. Tal como Calcifer, Howl consegue ver Sophie como jovem, e ele e Sophie apaixonam-se.
Crítica: Brevemente
Trailer:
Outros:
Bolt
A Viagem de Chihiro
Madagascar 1 e 2
Simpsons The Movie
Wallace & Gromit - A Maldição do Coelho Homem
Fantastic Mr.Fox
Mary & Max
O que acharam deste top ? Partilhem as vossas opiniões !
por Joana Queiroz
10 comentários
O top é interessante mas falta aqui o melhor filme de animação da década: Mary and Max. Simplesmente PERFEITO!
ResponderEliminarClaro, sem dúvida! Um grande filme de stop motion mesmo, vou dar na cabeça da minha irmã por se ter esquecido. Já foi adicionado à lista, obrigada !
ResponderEliminaro top está interessante, sim gostei e em particular da menção ao filme do Miyazaki :P
ResponderEliminarSe bem que a maioria dos filmes de animação mais recentes hoje em dia pecam por ter pouco feeling e encanto como os filmes da disney a que nos estavamos habituados desde criança ;) isto na minha opinião...
Continuem o bom trabalho ladies :P
Eu não gostei do Wall.E.
ResponderEliminarE achei injusta a atribuição do Óscar de melhor filme de animação a esse filme.
Mas isso são gostos, claro.
Eu cá gostei do Bolt, isso sim, grande filme!
ice age no top!?
ResponderEliminarClaro! É um grande filme! Ou melhor os da Idade do gelo são todos grandes filmes..
EliminarGrande escolha de filmes! Vi todos e todos preencheram-me o coração ! :D Mas devia estar aqui os MADAGÁSCAR 1 e 2.... só dizendo :P E a FANDASIA 2000..... Devia estar mesmo.
ResponderEliminarE há + filmes que deviam estar....
Mas é um belo TOP :)
esqueceram do filme a verdadeira historia do bicho papão
ResponderEliminarBoa Lista! Mas sendo que a animação Japonesa não é só estúdios Ghibli, vou mencionar outros grandes filmes produzidos na passada década:
ResponderEliminarToki wo Kakeru Shoujo (2006)
Byousoku 5 Centimeter (2007)
Mind Game (2004)
Tokyo Godfathers (2003)
Dead Leaves (2004)
Paprika (2006)
Redline (2009)
Cowboy Bebop: Tengoku no Tobira (2001)
Referindo ainda que a Madhouse Studios esteve fortíssima nesta década, sendo que 4 filmes acima mencionados são desses estúdios e 2 deles do grande mestre Satoshi Kon.
Que o "jovem" mestre das iluminações, reflexos e gráficos estonteantes, Shinkai Makoto conseguiu com "Byousoku 5 Centimeter" talvez o seu melhor trabalho até à data (nota 10/10).
E Mind Game, para mim um dos melhores filmes de animação de sempre! Uma viagem excelentemente narrada mas completamente alucinogenica, que mete as aventuras da Alice de Lewis Carroll a parecerem algo comum e espectável. Mais do que um filme... uma experiência!
"A Idade do Gelo":
ResponderEliminarGostei bastante da história e argumento de "A Idade do Gelo", tal como dos personagens e claro que o vi na sua versão original.
Optei por ver o "Ice Age" na versão original muito devido a John Leguizamo, adoro o ator e a sua interpretação vocal foi muitíssimo boa.
4*
Cumprimentos, Frederico Daniel...