terça-feira, 4 de maio de 2010

TOP de Animação - Década de 2000


Esta década foi presenteada com magníficos filmes de animação, e, pessoalmente, a maior parte deles vêm da PIXAR. Na minha opinão, a Disney já não faz filmes como antigamente. Sim, a Disney e a PIXAR estão interligadas agora (Disney.Pixar), mas são coisas independentes. Já não se vê filmes como o Rei Leão; esse legado permanecerá intacto. A animação stop-motion esteve em grande esta década, com o lendário Tim Burton a realizar "A Noiva Cadáver", após o sucesso dos anos 90 "O Estranho Mundo de Jack". Filmes como Coraline e A Fuga das Galinhas também são exemplos deste magnífico tipo de animação.

Séries como The Simpsons, Naruto e Family Guy também tiveram a sua representação no grande ecrã. A década não estaria completa sem a introdução de personagens que se tornaram icónicas : Alex o Leão, Shrek, Nemo, Wall-E, Spider Pig ou Sid .

Aqui estão alguns dos filmes que considero serem os melhores da década.


Finding Nemo (2003)


Depois deste filme, as lojas de animais agradeceram com o aumento nas vendas de peixes-palhaços e outros. Dispensando introduções, "À Procura de Nemo" conta a história do peixinho Nemo: este é um pequeno peixe-palhaço, que repentinamente é raptado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver num aquário em Sidney. Decidido a encontrá-lo, o seu pai sai à sua procura, tendo como ajuda a inesquecível Dory. Um clássico da PIXAR, claro.

Crítica: Brevemente
Trailer:



Up! (2009)


Up! foi dos filmes mais aclamados pelas críticas em 2009, tornando-se nos melhores filmes de animação de sempre. É dos melhores filmes da PIXAR, e fechou a década de 2000 de uma maneira grandiosa.
Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objectivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Uma história inspiradora.

Crítica: Brevemente
Trailer:



Ratatouille (2007)


"Ratatui" é um filme que, literalmente, faz crescer água na boca. Centra-se em gastrononia, e dá-nos mesmo fome. Mas não é só isso que faz deste filme um clássico da PIXAR. É a animação, a história e as personagens que fazem deste filme aquele pequeno miminho.
O filme relata a história de um ambicioso e inteligente rato chamado Remy , que sonha tornar-se um grande chef. Um dia, um incidente acontece e ele fica situado debaixo do famoso restaurante do seu ídolo e chef favorito, Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do restaurante e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e que precisa de manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini formam uma parceria, em que Remy fica escondido debaixo do chapéu de Linguini, controlando os seus movimentos e indicando o que ele deve fazer para cozinhar.

Crítica: Brevemente
Trailer:



Wall-E (2008)


"Wall-E" tornou-se dos meus filmes de animação favoritos porque reúne uma série de qualidades que prezo bastante: inteligência, coerência, ciência e diferença. É um filme que não agrada a todos, por ser mesmo muito especial. Após centenas de anos sozinho a fazer o que foi programado para fazer, o robô WALL.E. descobre um sentido na sua existência quando se apaixona pela robô EVE. Esta apercebe-se que WALL.E tropeçou, sem saber, na resolução para o futuro da Terra, e corre de volta ao espaço para contar as suas descobertas aos humanos, que têm estado ansiosamente a aguardar por notícias que digam que é finalmente seguro voltar para casa. Entretanto, WALL.E persegue EVE pela galáxia, apaixonado, enquanto se tenta arranjar a solução para os humanos voltarem para a Terra.

Crítica: Brevemente
Trailer:


Shrek (2001)


Talvez dos filmes mais mediáticos da história da animação, "Shrek" revolucionou o mundo do cinema. Shrek fez parecer as coisas horrorosas as mais bonitas. É dos melhores filmes de sempre e cómicos alguma vez feitos, e super original (tirando as suas "inspirações" brilhantes).
Dispensa qualquer introdução, o filme centra-se no ogre mais famoso do mundo, Shrek. É o primeiro e considerado melhor da saga (apesar de achar o segundo melhor).

Crítica: Brevemente
Trailer:



The Corpse Bride (2005)


Outro filme stop-motion de Tim Burton, outra parceria Burton-Depp. Não se compara a Nightmare Before Christmas, mas A Noiva Cadáver é um filme de animação excelente que merece, sem sombra de dúvida, de estar neste top. O filme centra-se na aborrecida vida de Victor (Johnny Depp). Este está destinado a casar com Victoria, mas os dois nunca se conheceram. Depois de ensaiarem cuidadosamente o seu próprio casamento e Victor falhar completamente, este vai para o bosque praticar e simula a cerimónia enfiando a aliança num ramo. Para sua surpresa e desespero o ramo era mesmo um dedo de Emily (Helen Boham-Carter),a "Noiva Cadáver", que alega agora ser a sua noiva legal. Surpreendente, cómico, assustador e dramático!

Crítica: Aqui
Trailer:



The Incredibles - Os Super-Heróis (2004)


Outro clássico da PIXAR, dos meus filmes de super-heróis (animados) favoritos. Este filme é simplesmente imperdível,e foi vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação em 2004.
O filme trás-nos a história de Roberto Pêra, que foi um dos maiores super-heróis do mundo. Conhecido por todos como Sr. Incrível, salvou vidas e lutou contra o mal diariamente, como que por profissão. Agora, quinze anos depois, Roberto e a mulher Helena vivem longe da glória, tentando combater o aborrecimento. A oportunidade de voltar à acção surge quando recebe uma comunicação misteriosa que o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta.

Crítica: Brevemente
Trailer:



Coraline (2009)


"Coraline e a Porta Secreta" é um filme fantástico, surpreendente e com uma animação soberba. Conta com as vozes de Dakota Fanning, Ian McShane e Teri Hatcher.
A sinopse do filme diz-nos que Coraline é uma menina que sonhava viver num mundo melhor, com mais diversão e emoção. Ao mudar para uma nova casa, encontra uma porta trancada. Depois de muito tentar, consegue abri-la. Descobre um mundo onde tudo é alegre e os seus pais são sempre divertidos. A princípio, a única coisa estranha é que as pessoas têm botões no lugar dos olhos. Aos poucos, descobre segredos, percebe que está em perigo e vê que o mundo real não era tão mau assim. Original, marcou definitivamente a década, vale a pena verem.

Crítica: N/A
Trailer:



Ice Age (2002)


A "Idade do Gelo" mudou a face da Terra, como também da animação. Bom argumento, animação diferente e aspectos bastante cómicos fazem deste filme das maiores surpresas da década. Quando a preguiça Sid conhece o mamute Manny , este tenta de tudo para se livrar do chato Sid. Mas isso é apenas o começo : após encontrarem uma vila humana destruída, Manny é convencido por Sid a ajudar a entregar um bebé ao seu pai. Eles têm a companhia de Diego, o tigre dente-de-sabre que fica amigo de Sid e Manny e que tem planos de entregar o bebé ao seu líder.


Crítica: N/A
Trailer:



Monsters Inc. (2001)


Ser um filme da pixar, já é, por convenção, um filme brilhante. Não é, de longe, o meu favorito da Pixar, mas "Monstros e Companhia" é mesmo muito bom!
Resumindo a história do filme, este é sobre monstros que assustam crianças para poderem conseguirem os gritos delas para gerar energia para seu mundo. Se não viram, vejam.

Crítica: N/A
Trailer:



Chicken Run (2001)


Recebi "A Fuga das Galinhas" no meu 10º aniversário, em 2001, e adorei. Agora,anos consideráveis mais tarde, ainda o adoro! O filme retrata a história desesperada de galinhas. Durante a década de 50, numa quinta dedicada à criação destas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e para as suas amigas. Após várias tentativas não muito bem sucedidas, surge na capoeira o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Imperdível, e com uma técnica de animação brilhante: stop motion.

Crítica: Brevemente
Trailer:



How's Moving Castle (2004)


De Hayao Miyazaki, " O Castelo Andante" é dos meus filmes de animação japonesa favoritos. Brilhante e incrivelmente bonito de se ver, aconselho vivamente para toda a gente.
Uma jovem chamada Sophie é amaldiçoada por uma bruxa, que a torna numa mulher velha; há um senão: Sophie não é capaz de contar a ninguém da maldição. Impossibilitada de continuar o seu trabalho na loja da sua mãe, ela vai para o castelo andante do famoso feiticeiro Howl. Sophie fica amiga de Calcifer, o demónio de fogo que governa o castelo e que está ligado a Howl por um contrato, cujos termos Calcifer não pode revelar. Prometem ajudar-se mutuamente. Tal como Calcifer, Howl consegue ver Sophie como jovem, e ele e Sophie apaixonam-se.

Crítica: Brevemente
Trailer:


Outros:

Bolt
A Viagem de Chihiro
Madagascar 1 e 2
Simpsons The Movie
Wallace & Gromit - A Maldição do Coelho Homem
Fantastic Mr.Fox
Mary & Max

O que acharam deste top ? Partilhem as vossas opiniões !

por Joana Queiroz

10 comentários:

  1. O top é interessante mas falta aqui o melhor filme de animação da década: Mary and Max. Simplesmente PERFEITO!

    ResponderEliminar
  2. Claro, sem dúvida! Um grande filme de stop motion mesmo, vou dar na cabeça da minha irmã por se ter esquecido. Já foi adicionado à lista, obrigada !

    ResponderEliminar
  3. o top está interessante, sim gostei e em particular da menção ao filme do Miyazaki :P

    Se bem que a maioria dos filmes de animação mais recentes hoje em dia pecam por ter pouco feeling e encanto como os filmes da disney a que nos estavamos habituados desde criança ;) isto na minha opinião...

    Continuem o bom trabalho ladies :P

    ResponderEliminar
  4. Eu não gostei do Wall.E.
    E achei injusta a atribuição do Óscar de melhor filme de animação a esse filme.
    Mas isso são gostos, claro.
    Eu cá gostei do Bolt, isso sim, grande filme!

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Claro! É um grande filme! Ou melhor os da Idade do gelo são todos grandes filmes..

      Eliminar
  6. Grande escolha de filmes! Vi todos e todos preencheram-me o coração ! :D Mas devia estar aqui os MADAGÁSCAR 1 e 2.... só dizendo :P E a FANDASIA 2000..... Devia estar mesmo.
    E há + filmes que deviam estar....
    Mas é um belo TOP :)

    ResponderEliminar
  7. esqueceram do filme a verdadeira historia do bicho papão

    ResponderEliminar
  8. Boa Lista! Mas sendo que a animação Japonesa não é só estúdios Ghibli, vou mencionar outros grandes filmes produzidos na passada década:

    Toki wo Kakeru Shoujo (2006)
    Byousoku 5 Centimeter (2007)
    Mind Game (2004)
    Tokyo Godfathers (2003)
    Dead Leaves (2004)
    Paprika (2006)
    Redline (2009)
    Cowboy Bebop: Tengoku no Tobira (2001)

    Referindo ainda que a Madhouse Studios esteve fortíssima nesta década, sendo que 4 filmes acima mencionados são desses estúdios e 2 deles do grande mestre Satoshi Kon.
    Que o "jovem" mestre das iluminações, reflexos e gráficos estonteantes, Shinkai Makoto conseguiu com "Byousoku 5 Centimeter" talvez o seu melhor trabalho até à data (nota 10/10).
    E Mind Game, para mim um dos melhores filmes de animação de sempre! Uma viagem excelentemente narrada mas completamente alucinogenica, que mete as aventuras da Alice de Lewis Carroll a parecerem algo comum e espectável. Mais do que um filme... uma experiência!

    ResponderEliminar
  9. "A Idade do Gelo":
    Gostei bastante da história e argumento de "A Idade do Gelo", tal como dos personagens e claro que o vi na sua versão original.
    Optei por ver o "Ice Age" na versão original muito devido a John Leguizamo, adoro o ator e a sua interpretação vocal foi muitíssimo boa.
    4*
    Cumprimentos, Frederico Daniel...

    ResponderEliminar