sábado, 22 de junho de 2013

TOP 10 Melhores - "Natural Horror"


Decidi criar um novo TOP, desta vez de carácter ligeiramente mais específico do que os outros. Afinal o que é o Eco-Horror? Eco-horror, em sentido lato, é um sub-género do terror em que a Mãe Natureza simplesmente decide odiar a raça humana. Temos imensos filmes desse género, bastante bons por sinal, e outros até um pouco medíocres. Dentro do Eco-Horror, é possível sub-categorizar, destacando eu hoje o sub-género "Natural Horror". Os filmes do género "Natural Horror" são aqueles protagonizados por qualquer tipo de animais, mutantes, ou insectos, que se transformam em verdadeiros assassinos. 

Criar uma lista dos melhores filmes deste sub-género é um verdadeiro desafio, porque não são propriamente poucos. Aqui fica a lista dos filmes que considero serem os melhores. Posso ter deixado de parte alguns clássicos, mas é certo que também não vi todos os filmes existentes. Nunca é demais dizer que este tipo de listas são sempre subjectivas, no entanto, não hesitem em partilhar connosco a vossa opinião!


10. Anacondas: The Hunt for the Blood Orchid (2004)


O verdadeiro apreciador deste género tem que admitir que "Anacondas" revelou ser a sequela perfeita. Sim, pode ser recheado de clichés e desfechos previsíveis, mas não consigo perceber o ódio ao filme. O argumento até é bastante interessante, e o desenvolvimento do filme acaba por ser até bastante aceitável. Sem dúvida que entretém.

Trailer



9. Alligator (1980)


"Alligator" tinha que constar nesta lista. Antes demais, fica a nota de que adoro o terror dos anos 80. Por acaso, filmes de monstros foram bastante típicos nesta altura. Em "Alligator", seguimos uma família que regressa a Chicago, em que o pai, querendo-se livrar do problema de criar o réptil que haviam adquirido na Flórida, decide que o melhor a fazer é pela sanita adentro. O que ele não conta, é que o réptil sobrevive, tornando-se num monstro gigantesco que alimenta-se da população...

Trailer



8. Lake Placid (1999)


Penso que seja o filme perfeito para dividir opiniões. Pese embora o facto de não ter dito muito destaque na altura em que foi lançado, creio que é um filme com pontos positivos suficientes para constar nesta lista: história minimamente interessante que consegue cativar, alguns sustos (embora clichés) e um elenco de luxo. Não deixa de ser uma escolha interessante de filme, pois é bastante razoável mesmo.

Trailer



7. The Rise of the Planet of the Apes (2011) 


Uma agradável surpresa, uma verdadeira lufada de ar fresco ao género! A história é evidente, para quem conhece a saga. Esta prequela centra-se em Will Rodman (James Franco) um cientista que tem como objectivo encontrar uma cura para o Alzheimer, doença esta que afecta o seu pai (John Lithgow). Para isso, está a desenvolver o produto Alz - 112, e começa os testes em chimpanzés. No entanto, começam a manifestar-se efeitos secundários imprevisíveis, tais como o desenvolvimento de uma inteligência extraordinária. Só que um incidente ocorre que faz com que o projecto seja posto de lado, para desagrado de Will e os seus colaboradores. É ordenado o abate de todos os chimpanzés, só que Will irá em segredo adoptar o chimpanzé Caesar (Andy Serkis), de longe sabendo que estaria a criar o futuro líder da revolução dos macacos. Imperdível.

Trailer



6. Rogue (2007)


Este género recentemente não tem visto grandes luzes, isto é, são raros os filmes hoje de boa qualidade. Não me obriguem a falhar do Piranha 3D porque é francamente triste. Acontece que, em "Rogue", houve um verdadeiro renascer do género, sendo de grande valor. Apesar de, à primeira vista, parecer mais do mesmo, crocodilo a comer pessoas, "Rogue" tem a preocupação de se consolidar bem na narrativa e dar um devido aprofundamento às personagens, o que são qualidades de louvar dentro do género.

Trailer



5. Tremors (1990)


"Tremors", ou em português, "Palpitações", é secalhar uma surpresa desta lista. Eu adoro este filme, sendo daqueles que podia dar três vezes seguidas na TVI que eu voltava a ver. Antes demais, traz-nos uma história bastante imaginativa, envolta num espírito humorístico bastante interessante. Em segundo lugar, ver o Kevin Bacon e o Fred Ward a lidar com monstros subterrâneos é entretenimento garantido! Infelizmente, sofreu de inúmeras sequelas que para mim eram perfeitamente dispensáveis, porque não têm nem sequer metade da qualidade do primeiro filme.

Trailer



4. Aracnophobia (1990)


Uma das abordagens mais inteligentes ao género "natural horror" foi sem dúvida a de "Arachnophobia". Uma mistura de horror com comédia, é certo, mas que causa os devidos arrepiozinhos na espinha. A premissa é simples, mas eficaz: uma aranha mortífera é descoberta na América, que acaba por se propagar, criando ainda mais aracnídeos mortíferos. Escusado será dizer que o verdadeiro terror instala-se...

Trailer



3. Jurassic Park (1993)



Clássico mais que inegável. "Jurassic Park" quebrou recordes de bilheteiras, tendo-se tornado um verdadeiro fenómeno de culto mundial. E não é para menos: é dos filmes que consegue gerar mais tensão em tão pouco tempo, sem nunca perder a preocupação de manter uma história boa e sólida. Relembro que a versão 3D já estreou nos cinemas!

Trailer



2. The Birds (1963)


Alfred Hitcock é o verdadeiro mestre do terror e suspense, e este filme é outro grande clássico do cineasta. "The Birds" conta-nos a história de uma jovem rapariga que se desloca até Bodega Bay, atrás de um potencial namorado. No entanto, em Bodega Bay começam a acontecer factos estranhos, como pássaros de todas as espécies começarem a atacar violentamente a população. Acho que o meu receio pessoal de pombas começou após a visualização deste filme.

Trailer



1. Jaws (1975)


Desta vez não temos um número 1 surpreendente. Do primeiro ao ultimo momento, Jaws consegue causar das mais variadas sensações, das quais destaco aquela inevitável de não conseguir respirar. Para além de um argumento bastante inteligente, em que andamos constantemente à deriva, Jaws é repleto de elementos que indiscutivelmente o colocam no topo desta lista. Não é só um óptimo filme de terror, nem só o topo desta lista... É sim dos melhores filmes dos anos 70, quiçá, de sempre...

Trailer

 




Menções Honrosas

Creepshow (1982)
King Kong (1933)
Piranha (1978)
Cujo (1983)
Deep Blue Sea (1999)




por Sarah Queiroz



3 comentários:

  1. KES:

    JAWS
    GREMLINS
    JURASSIC PARK
    A DESCIDA
    THE THING
    THE FLY
    MIMIC
    ARACNOPHOBIA
    ALIEN
    FEAST

    PROPS: SPLINTER, SLITHER, BLACK WATER, TREMORS, LAKE PLACID e CLOVERFIELD

    ResponderEliminar
  2. Ótima lista, não assisti apenas "Alligator" e "Rogue".

    O único que considero ruim é a sequência de "Anaconda", prefiro o original.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Interessante a lista! E como não ter Tubarão no primeiro lugar :)

    abraços

    ResponderEliminar